sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ENTRE PARÊNTESIS










Gostamos muito do Festival Paredes de Coura, gostamos do documentário que o Jornal de Notícias fez a propósito dos 20 anos do evento que se comemorou em Agosto passado, gostamos do local e do ambiente único. Não gostamos é desta mania dos anúncios de bandas a longo prazo por pressão, certamente, do novo patrocinador que são, no nosso entender, uma farsa. Está em toda a imprensa: "Justice em Paredes de Coura". Porreiro, mas, espera lá, vai-se a ver melhor e afinal é só um DJ set da dupla francesa anunciado, claro, em letras pequenas e entre parêntesis. Bahh!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FOXYGEN, OS SENHORES EMBAIXADORES





Fomos apresentados aos Foxygen pelo sempre recomendável parceiro HugTheDj e desde aí ficamos agarrados. O duo lançou já este ano um pequeno disco de nome "Take the Kids Off Broadway", uma colecção de canções rudes onde, certamente, o rock' roll dos Kinks e dos Stones serviu de principal e certeiro condimento. Mesmo no fim, surge por lá o tema "Middle School Dance (Song For Richard Swift)", uma pequena homenagem do jovem duo a um dos seus ídolos pop, veneração que afinal veio a mostrar-se mútua já que foi precisamente no estúdio "National Freedom" do próprio Swift que foi registado, num único fim de semana, um novo disco a editar em Janeiro próximo. Em "We Are the 21st Century Ambassadors of Peace & Magic" a rota psicadélica e de alguma acidez sonora parece ainda mais vincada, como o prova "Shuggie", o maravilhoso single de avanço. Os Foxygen devem divirtir-se à brava a escrever estas pérolas e nós, para já, só temos é que agradecer tamanha inspiração e confirmar a sua nomeação com todo o merecimento! 



UAUU #60


BOSSA É FODA

















Assim mesmo, nova canção para Caetano Veloso apresentada no programa de Jô Soares da Globo da passada terça-feira entre conversa, clássicos e inéditos a incluir em "Abraçaço", num programa especialmente dedicado a Caetano e aos seus 70 anos. Não percam!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SCOUT NIBLETT MAZINHA

O temperamento de Scoutt Niblett é tendencialmente variável e ao vivo a experiência pode ser compensadora ou revelar-se, pelo contrário, confrangedora. Mas lá que a sua música tem aquele nervo de qualidade só ao alcance de alguns predestinados disso não temos dúvidas. Ouçam só as duas covers surpreendentes lançadas pela Drag City num 7" de vinil recentemente editado de nome "No More Nasty Scrubs". Nele estão "Nasty" de Janet Jackson (1986) e "No Scrubs" das TLC (1999, aqui com a ajuda de amigo baterista Emil Amos), versão habitual nas suas apresentações a solo tal como aconteceu, por exemplo, há quatro anos no Mercado Negro de Aveiro. Ambas são brilhantes e há até um video para "Nasty" dirigido pela própria Niblett com a ajuda de alguns amigos facebookianos que se dispuseram a mostrar os seus dotes de dançarinos! Prometido está um álbum de originais para o início de 2013. Nitidamente e ainda bem, uma Niblett em boa onda.    





segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SCOTT WALKER REVELA-SE














Uma única fotografia actual (acima) ilustra uma brilhante entrevista de Scott Walker para ler nos site do Guardian. Momento raro.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ALICE RUSSELL DO CORAÇÃO






















Já se conhecia desde Abril uma versão prévia para o single novo de Alice Russell, mas há agora edição oficial para "Heartbreaker", canção que recebeu já as remisturas da ordem e tem venda no iTunes. O álbum "To Dust" está prometido para Fevereiro próximo. Para o surpreendente video a menina convidou Harry Shearer, comediante de Hollywood conhecido também por dar vozes à série "Os Simpsons" (Mr. Burns ou o vizinho Ned Flanders) e respeitado radialista de longa duração na KCRW de Los Angeles. 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

UAUU #58


UM NOVO BENJAMIN














Do dia chuvoso do festival Primavera Sound no Parque da Cidade ficou o cancelamento, para muitos imcompreensível, da actuação dos Death Cab For Cutie e a promessa de que haveriam de compensar de qualquer forma os fãs portugueses. Continuamos, pacientemente, à espera... Entretanto, Ben Gibbard lançou um disco a solo com o nome completo e arrancou para uma digressão europeia que decorre por estes meses mas sem impreceptível aproximação ibérica. Aqui fica, entre lamentos, a recente passagem pelos escritórios da NPRadio americana naquele que foi o "Tiny Desk Concert" número 250 naquele espaço e um video para o tema "Teardrop Windows" sobre um, supostamente, mauzinho Benjamin de palinha e risca ao lado.   



GRRR #3

Velhos são os... 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DJ SHADOW DE PERDIÇÃO































Em Setembro passado foi posto à venda "Reconstructed", um best-off de DJ Shadow que marca  os seus mais de vinte anos de carreira. Só que, como agora é hábito, foi preparada uma edição muito especial em jeito de caixa que acima se reproduz, uma vistosa peça de colecção limitada a 500 exemplares. Claro que o luxo paga-se e há que dispender 215€ para a conseguir mas para além do cintilante design e embalagem, reunem-se sete discos de originais, raridades e actuações ao vivo, um DVD com o documentário "In Tune And On Time" e ainda um 12" de vinil com uma selecção de remixes. Tudo assinado e certificado. Dá vontade de perder a cabeça ou escrever ao Pai Natal!  






terça-feira, 20 de novembro de 2012

NEIL HALSTEAD POR PERTO















Prometemos aquando da recente edição de "Palindrome Hunches" não o largar de vista e, assim, era só para confirmar que Neil Halstead vai estar por perto para uma série de oito concertos em Espanha que passa em Vigo no dia 2 de Fevereiro próximo. Desconhecemos se a voltinha castelhana se vai estender até cá mas esta parece ser uma ocasião dourada para ouvir o senhor Slowdive/Mojave3 a desfiar perolazinhas como esta... 


PATRIMÓNIO MUNDIAL II





















Se em 2011 fazia todo o sentido colocar o disco póstumo de Amy Winehouse a tocar bem alto em período natalício para afugentar crises e desgraças como foi sugerido por aqui, este ano não há razão para a dose não ser repetida e, se possível, reforçada. Saiu ontem um cabaz quádropulo de CD/DVD com gravações para a BBC mas basta o simples CD de 14 temas para a levitação funcionar. Não há inéditos nem grandes surpresas mas o veludo da voz registado pelos microfones da BBC espelham, mais uma vez, o essencial - a eternidade e grandeza das canções. Sem ding-dong's ou ho-ho-ho's, não se deixem enganar, mas simplesmente embalar!



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UAAU #57


JOSH ROUSE ANTI-CRISE

O cada vez mais valenciano Josh Rouse tem um disco gravado no seu novo estúdio a ser editado em Março de 2013. Trata-se do décimo disco de uma carreira já longa e a que decidiu chamar "The Hapiness Waltz", o que atendendo à conjuntura espanhola só pode ser fina ironia. Sem editora, o álbum espera a colaboração dos fãs para ver a luz do dia numa colaboração com a organização/site Pledge Music e onde há um conjunto de pacotes/medidas compensatórias, desde posters e vinis assinados a hipótese de gravação de uma canção com o artista ou então levá-lo lá casa para um concerto privado pela módica quantia de 5000 dólares. Tá bonito! Se quiserem ser sócios do Team Rouse é melhor preencher a ficha de inscrição rapidamente... apesar da crise!

domingo, 18 de novembro de 2012

THE PAINS OF BEING PURE AT HEART, Casa da Música, 17 de Novembro de 2012

















Longe vão os tempos de esplendor do Clubbing da Casa da Música. Hoje os constrangimentos são vários e isso, obviamente, nota-se: uma só banda, preço esticado sem sequer direito a uma senha para cerveja e, claro, adesão popular estreitada pela crise. Nestas condições, os riscos de incumprimento aumentam a olhos vistos para o que contribui uma sala enorme de cadeiras muitas vazias ou a inexistência de um aquecimento prévio. Atendendo às circunstâncias, não foi de estranhar que os TPOBPAH entrassem a todo o gás, sem pausas ou falatórios, evitando silêncios entre temas mas, mesmo assim, ninguém se levantou dos assentos. Sentimos saudades da Sala 2 da casa, mais pequena e acolhedora e para onde tinha feito sentido transferir o concerto, proporcionando a intimidade, a mobilidade e proximidade implícitas em qualquer concerto rock. Nada, no entanto, a apontar aos empenhados Pains que, em final de digressão, demonstraram com as suas grandes canções uma destreza e competência a toda a prova a que uns poucos ainda responderam com a ocupação da frente de palco numa dança tardia mas irresistivelmente merecida. 







(Video da totalidade do concerto por HugTheDj)

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SOPHIA KNAPP: O EFEITO ONJ


O álbum de estreia de Sophia Knapp, previamente elogiado por estas bandas, tem para além das parcerias com Bill Callahan, um conjunto de canções que vão crescendo à medida de uma melhor audição. Duas delas afiguram-se mesmo viciantes. A primeira de nome "Glasses High" é um momento pop a fazer recordar tempos em que uma menina australiana era a principal personagem ao lado de Travolta em "Grease" mas com outras pérolas editadas como "A Litle More Love" (allô Miramar...). Daí o tal efeito ONJ, ou seja, Olivia Newton John. A segunda é "Evermore", a mais recente aposta que recebeu um video promocional filmado pelo brasileiro António Sobral em Super 8 durante uma estadia artística internacional realizada em Julho passado numa fazenda de café perto do Rio de Janeiro, experiência intitulada "Residência São João". Deixem-se contagiar.





NEIL HANNON: A TERNURA DOS 42
















A idade de 42 anos parece uma marca inofensiva. Para Neil Hannon, em jeito de desafio e brincadeira, tornou-se um fetiche que devia ser devidamente celebrado. Nada melhor, neste caso, que encher o Royal Albert Hall londrino com aficionados, instalar um piano e um quarteto de cordas para interpretar na totalidade o clássico álbum "Promenade" (1994) e pedir a ajuda dos amigos Pugwash para o dia em questão, 7 de Novembro passado. Resultado: euforia colectiva entre apitos e barretes triangulares a preceito, um bolo e respectivas velas para soprar em palco juntamente com a filha Willow e, claro, alguns convidados inesperados - Alison Moyet e Tom Chaplin dos Keane. Happy Birthday, Mr. Hannon!




quinta-feira, 15 de novembro de 2012

JAMIE LIDELL: O REGRESSO SOLITÁRIO





















A saída do novo álbum de Jamie Lidell está só marcada para Fevereiro próximo via Warp Records mas já hoje se deu a conhecer o video estático para o single de apresentação "What A Shame", tema que está em regime de oferta no site do músico. A concepção gráfica e direcção artística é da responsabilidade da Flat-e, colectivo arrojado habituado a concorrentes requintados como a Ninja Tune, Domino, EMI ou Sony Music. Neste auto-intitulado regresso, Lidell aposta numa produção mais controlada servindo-se para isso do seu novo estúdio construído em Nashville onde se refugiou sozinho para a composição dos onze temas inéditos. Recorda-se que em "Compass", o álbum de 2010, teve a ajuda, entre outros, de Beck e Chris Taylor dos Grizzly Bear na produção para além de colaborações de Gonzalez, Feist, Nikka Costa e até Pat Sansone dos Wilco. Para já a aposta solitária revela-se prometedoramente estranha.

UAUU #56

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

WHOMADEWHO EM GRANDE

O trio dinamarquês WhoMadeWho é visita frequente por terras portuguesas (ainda em Outubro passado estiveram por Lisboa e um dos seus mentores, Tomas Bardfod, passou pelo Porto em versão DJ) mas calhava bem uma saltada até ao norte para uma verdadeira noite, isso sim, de Clubbing na Casa da Música. Recordamos babados uma madrugada triunfante na antiga discoteca Indústria na Foz em Outubro de 2007 onde apresentaram o disco de estreia e puseram a casa num verdadeiro reboliço ao som do já clássico "Satisfaction" o que é hábito acontecer hoje em dia em plateias bem maiores. Esta sedução dançante tem tido, ao longo dos últimos anos, sequência notável e que culminou em 2012 com o álbum "Brigher", um irresistível conjunto de canções de onde é difícil escolher a melhor. Entretanto, houve tourneé e paródia video com as Chicks on Speed, convite a John Grant para uma versão dita acústica do fabuloso "Inside World" e que foi parar ao lado B de um single de vinil e o culminar de uma triologia video (ver abaixo) iniciada em 2011 em parceria com Good Boy! e que resultou na curta-metragem de humor negro "Running Man & The Sun (Pitfals of Modern Man)". Um ano em cheio!





GRRR #2





















Esta é a capa de um 10" em "etched vinyl" (que toca de um só lado, sendo o outro quase sempre reservado para uma imagem ou desenho em relevo) do tema "Doom And Gloom", um dos dois originais gravados pelos Rolling Stones em Paris para a mais recente colectânea. Trata-se da primeira vez, ao fim de sete anos, que os quatro resistentes acederam partilhar juntos um estúdio, convívio supervisionado pelo produtor Don Was e que resultou em duas genuínas novas canções "à Stones" (a outra é "One More Shot"). A nova peça de colecção já está em pré-venda no site da editora! Grrrr...

terça-feira, 13 de novembro de 2012

VAN ETTEN DE LUXO

Tem saída marcada para hoje a versão luxuosa do álbum "Tramp" de Sharon Van Etten editado em Fevereiro passado. Há agora mais um disco de demos da totalidade dos originais, notas pessoais e um auto-retrato. Acrescenta-se uma variante acústica de "Tell Me", um inédito muito o jeito certamente daquilo que queremos muito ouvir em Vila Flor no próximo dia 30 de Novembro...    

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

MAIS DO MELHOR!

Cada vez mais cotados, os norte americanos The Bad Plus são um trio clássico de bateria, contra-baixo e piano habituados a transformar hinos pop-rock em magníficas versões jazz. Já estiveram por cá em 2009 para concertos em Braga, Coimbra e Lisboa mas na altura não nos foi possível comparecer apesar dos alertas atempados. Desde 2010 a banda pôs de lado a tendências para as versões e desenvolveu as suas próprias composições que ganham todo a sua plenitude em "Made Possible", álbum recente de inclassificável ecletismo a jogar em terrenos similares aos dos também recomendados Portico Quartet. Ouçam só a maravilha que é "Pound for Pound".    


"WHATEVER HAPPENS, KEEP FILMING"

Novo video para o sensível Keaton Henson. Nova farsa? Verdade ou consequência?

3X20 NOVEMBRO













. THE BLACK KEYS - Tighten Up
. FOXYGEN - Take the Kids Off Broadway
. BALTHAZAR - Sinking Ship
. TAME IMPALA - Feels Like We Only Go Backwards
. PETER BRODERICK - Freyr!
. JAKE BUGG - Someplace
. BETH ORTON - Dawn Chorus
. DARK DARK DARK - Tell Me
. CHELSEA WOLF - Flatlands
. SUN KILL MOON - The Moderately Talented Yet Not So...
. RICHARD HAWLEY - Big Sister
. PATRICK WOLF - Pigeon Song (Sundar & Riverlight Outtake)
. ANTONY & THE JOHNSONS - Rapture
. TORI AMOS - Flavor
. BAT FOR LASHES - Laura
. PAUL BUCHANAN - Wedding Party
. ANAIS MITCHELL - Coming Down 
. AMANDA PALMER feat. THE GRAND THEFT ORCHESTRA - The Bed Song
. CHILLY GONZALES - Nero's Nocturne
. HOW TO DRESS WELL - World I Need You, Won't Be Without You (Proem)

. JESSIE WARE - Something Inside
. FRANK OCEAN - Sierra Leone
. THE XX - Unfold
. KING KRULE - Octupus
. LEVEK - Terra Treasures
. CHRIS COHEN - Solitude
. BAND OF HORSES - Long Vows
. THE SEA AND CAKE - A Mere
. MARK EITZEL - Your Wainting
. NEIL HALSTEAD - Yerfeet
. BAHAMAS - Never Again
. EL PERRO DEL MAR - I Was a Boy
. SHARON VAN ETTEN - Kevin's
. PATTI SMITH - This Is the Girl
. EFTERKLANG - Apples
. THE ANTLERS - Zelda
. ANDREW BIRD - Three White Horses
. FIRST AID KID - Emmylou
. BOB DYLAN - Long And Wasted Years
. THE TALLEST MAN ON EARTH - Wind And Walls

. GYPSY & THE CAT - Broken Kites
. CHAD VALLEY - I Owe You This (feat. Twin Shadow)
. SOPHIA KNAPP - Glasses High
. JONATHAN JEREMIAH - Lazin' In the Sunshine
. BILL FAY - This World
. WILCO - War On War (iTunes Session)
. POOR MOON - Pulling Me Down
. ANIMAL COLLECTIVE - Father Time
. BEACH HOUSE - Irene
. TEEN - Electric
. SAVAGES - Husbands
. MICACHU - Nowhere
. THE VACCINES - I Always Knew 
. FRIENDS - Va Fan Gor Du
. WEIRD DREAMS - Faceless
. TOY - Dead & Gone
. DEATH GRIPS - Pop
. DAN DEACON - USA: Iv. Manifest
. WILD NOTHING - Only Heather
. THE WALKMEN - Song For Leigh   

sábado, 10 de novembro de 2012

UAUU #55

O DISCO É NORMAL




























A organização galega Sinsal tem dado particular atenção à promoção de novos formatos sonoros, à preservação de sons em vias de extinção ou à própria história da música e da variedade dos seus suportes. Neste contexto e no âmbito do Festival Sinsal é NORMAL encontra-se patente no espaço de intervenção cultural da Universidade da Corunha uma mostra intitulada "O disco é NORMAL" que pretende, de forma interactiva, caracterizar os principais acontecimentos da evolução do registo e leitura sonoras e a sua incidência nos universos das artes plásticas, da moda e da sociedade do século XX. Para o efeito, apresenta os seus objectos mais relevantes como fonógrafos ou gira-discos em diferentes contextos e como forma de inspiração de diversas linguagens artísticas. Até 6 de Dezembro decorre paralelamente um programa de concertos e perfomances temáticas. Seria pertinente uma itinerância até ao Porto aquando, por exemplo, do próximo Primavera Sound... 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SOMENTE UM PIANO





















Somos, com devem já ter notado, aficionados do génio de Chilly Gonzalez. Em versão orquestral, em estilo rap, batendo recordes do Guiness ou arranjando temas para a amiga Feist, há muito por onde escolher entre as várias e inesperadas facetas de Gonzalez, Gonzo para conhecidos e amigos. Mas continua a ser na sua essência clássica que a tal genialidade se acentua, bastando para o efeito, sem vozes nem cantorias, um simples piano. É por isso que os dois discos já editados precisamente nomeados "Solo Piano", o último dos quais com pouco mais de dois meses mas distanciados entre eles por quase oito anos, constituem um núcleo de melodias fascinantes de audição e fruição obrigatórias. Para nos estrearmos num concerto ao vivo de Gonzalez esta seria, com toda a certeza, a faceta da nossa preferência. Pode ser que... Quanto ao solo mais recente, diga-se que foi gravado durante dez noites num estúdio parisiense e teve direito a registo documental em três partes da responsabilidade Adam Traynor, realizador do hilariante filme "Ivory Tower". O disco tem já editado um precioso notebook para quem souber praticar e entre os temas aí incluídos está um outonal "Nero's Nocturne" que nos melancoliza e sabe bem.



BOWIE VIRUS

























Pois é, parece mesmo o David Bowie e engana. Trata-se da capa do mais recente número da revista de moda masculina Arena Homme+ em que o modelo Duncan Pyke da agência Elite londrina é fotografado por David Sims ao jeito retro-Bowie! Pena que a publicação, que numa desfolhadela rápida é um verdadeiro atestado de bom gosto, custe quase 10€!   

EPIZOOTICS #1

Primeira amostra do novo Scott Walker. Concentrem-se...


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

KING KRULE DE PLÁSTICO!





















Já por aqui elogiamos várias vezes o miúdo King Krule e as suas canções de arrasar. O single "Rock Bottom" é um desses casos de sedução e, por isso mesmo, havia que perceber se tamanha canção teria edição em vinil por parte da Rinse. Inicialmente a indicação oficial apontava só para o formato digital mas, entretanto, a própria editora londrina disponibilizou em stock limitadíssimo um 12" polegadas de vinil negro que, claro, desapareceu das prateleiras. Mas, afinal e procurando bem, é desta que teremos nas mãos um rodela do rapaz Krule!

UAUU #54

The Black Keys 'Sister' from Jake Scott Cinematographer on Vimeo.

GARRAS AFIADAS!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LINDSTROM DÁ-NOS ASAS!





















Já que estamos com a mão na massa, ou seja, no exercício físico, recomenda-se e muito o novo "disco disco" de Lindstrom chamado "Smalhans", uma notável peça instrumental de seis andamentos (e que andamento...) de títulos indecifráveis em norueguês, mas que evitam cafeína e outros aditivos de aceleração pelo menos durante trinta minutos. Brilhante! 



CÃES & GATOS

As saudades de um novo disco do adorado James Yuill são já muitas e na procura de novidades demos com isto: um setlist ecléctico da sua responsabilidade, respondendo a um pedido do site polaco CatZ N Dogz Press para a rúbrica Petzcast. Ao desafio foi acrescentada a realização obrigatória de um pequeno video alusivo que abaixo se reproduz. Se gostam de correr, faça chuva ou faça sol, metam isto no leitor/telemóvel e, pelo menos durante uma hora, não vão nunca pensar em parar...

PINK MOON: 40 ANOS!





















A 12 de Novembro de 1972 era editado "Pink Moon", o último álbum de originais de Nick Drake. Gravado juntamente com o produtor John Wood, um único laivo de piano (no tema título) e uma simples guitarra acústica, o disco de duração curta reflecte duas noites de alguma obstinação do músico, decidido a traduzir a sua angústia e desilusão através das suas canções. O tempo haveria de consagrá-lo como (mais) uma obra prima. Nos quarenta anos que se aproximam, haverá uma reedição em vinil de alta qualidade registada a partir das fitas originais e com a supervisão do mesmo John Wood. Acrescentam-se, entre outros, reproduções da pintura da capa da autoria de Michael Trevithick, artista amigo da irmã de Nick, Gabrielle Drake, duas páginas fac-simile com as letras manuscritas e ainda uma cópia do poster que, na altura, a editora Island produziu para a respectiva promoção. O mesmo tratamento e formato está prometido para os dois outros álbuns de Drake durante o ano de 2013. O novo embrulho é, para já, a prenda de Natal perfeita! 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

UAUU #53

VOLTAM OS STEPKIDS!





















O tema "Sweet Salvation" já era eleição habitual dos The Stepkids em concerto, uma malha vibrante que ecoou bem alto na cave do Plano B há já quase um ano. Não incluída no disco de estreia, a canção surge agora como lança avançada do segundo álbum prometido para 2013 e que terá o nome de "Troubador". Para já, a recomendável Stones Throw avança com um 12" de colecção onde se inclui, para além de duas remixes do tema principal, "Bitter Bug", um outro inédito em disco. Aqui fica o novo video e a recordação portuense, segundo os próprios, numa das suas melhores versões...   



SERENATA À CHUVA















Apesar do mau tempo, notável esta quase uma hora dos Get Well Soon com a Orquestra Nacional da Ilha de França durante o Festival Rock En Seine no passado mês de Agosto. Aproveitem!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RESTAURO MILAGROSO
















Uma das muitas pérolas escritas pelo senhor Bill Callahan ainda escondido atrás dos Smog chama-se "Rock Bottom Riser". Em 2005, aquando da saída do disco, a Domino encomendou a Paul McNeil e a Brendan Cook, ambos ilustradores e designers australianos, uma animação para o tema, o primeiro single retirado do disco "A River Ain't To Much To Love". O resultado é de uma singular beleza, onde se utilizam pinturas tradicionais posteriormente animadas de uma forma cativante, mas o formato que circulava no youtube não a favorecia da melhor forma. Há cerca de um mês surgiu milagrosamente, via Drag City, uma versão restaurada da animação original e que a eleva, juntamente com a canção, à categoria de obra-prima. Lindo!         

PELA ESTRADA FORA!

















Finalmente! Já há data de estreia portuguesa confirmada para "On The Road/Pela Estrada Fora" - 20 de Dezembro próximo. Um dos nosso livros preferidos escrito em turbilhão por Jack Kerouac recebe uma adaptação a cinema supervisionada por Francis Ford Coppola o que, obviamente, (já) não é garantia de qualidade. Vamos esperar que sim. E depois, não menos importante, há também a música


FAROL #106












O álbum "Kill For Love" dos Chromatics não faltará certamente na nossa lista dourada de 2012.  A sedução é imediata e por isso a procura de outros complementos sonoros tem sido elevada como o prova a posterior oferta da edição do disco em versão "Drumless". As prendinhas continuam, entretanto, a surgir e há agora mais de meia hora de extras sob o nome de "Running From The Sun" compilados e colados pelo próprio Johnny Jewel, frontman do projecto, à distância de um click via Souncloud. Cool!     

domingo, 4 de novembro de 2012

CARLOS DO CARMO, Casa das Artes, VNFamalicão, 3 de Novembro de 2012















Atendendo à conjuntura, esta era a oportunidade perfeita para cumprir uma aspiração antiga de ver o Carlos do Carmo ao vivo: preço comportável, sala bem composta, som e luz, como quase sempre naquele espaço, primorosas. Depois, uma voz em plena forma, um trio de músicos de uma envolvência subtil e um alinhamento, no mínimo, eficaz. Inicialmente, uma mão cheia de fados não habitualmente cantados a funcionar como inéditos, histórias e provocações na medida para nos agarrar ao "guião" e também algumas canções como "Flor de Verde Pinho" a despertar emoções, no nosso caso, mais profundas. Foi pena não ter havido outras como a "Estrela da Tarde" ou o "No Teu Poema", mas não falharam êxitos mais populares como "Canoas do Tejo", "Os Putos", "Lisboa Menina e Moça" ou "Por Morrer Um Andorinha". Mesmo assim, faltou ao público tímido uma maior participação que só mesmo com algum custo e insistência do artista acabou por ser satisfatória. Prometeu-se um disco novo para breve numa parceria com a pianista Maria João Pires e onde haverá, outra vez, letras "a dar porrada" do amigo Júlio Pomar, uma prova da reinvenção permanente de um artista nada acomodado e de uma acutilância constante. Ou seja, se houver outros espectáculos por perto não vamos cair no mesmo erro de anos e o melhor é mesmo comparecer a todo o custo porque a qualidade da experiência de sábado passado se transformou agora em "aula" de classe de repetição obrigatória.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

UAUU #52

VINIL NA BIBLIOTECA, NOVAMENTE!















"O VINIL está de voltaA Biblioteca Municipal Almeida Garrett promove um novo serviço que se traduz na audição local para os amantes do vinil. Assim, a partir de Dezembro os leitores já poderão ouvir alguns dos compositores e intérpretes preferidos. Esta será outra forma de optimizar o serviço prestado pelas Bibliotecas que se afirmam como portas locais de acesso da população ao conhecimento através da consulta do seu fundo, independentemente do suporte."

A partir de Dezembro
(Vai haver dinheiro para substituir as agulhas? E dá para vasculhar?)

DESCONFORTO!





















Ao que parece o disco de regresso de Benjamin Biolay é, segundo o Ipsilon, muito bom e merece capa óbvia da revista francesa Inrockuptibles. Mas reparem bem naquela segunda chamada principal: "Portugal - La Valise ou la Misère", reportagem que no interior tem o título de "Portugal, zone d'inconfort"... Vamos querer ler, infelizmente!  

BOA HOSPITALIDADE





















O disco de estreia dos Hospitality é um daqueles casos de tiro e queda mortífero traduzido em instantâneos pop como "Eight Avenue", "The Birthday", "Sleepover" ou "Friends of Friends". A saga tem agora continuidade com um novo single de vinil de edição limitada que recolhe dois temas inéditos entretanto captados por Brooklyn e que terá apresentação marcada para hoje no Bowery Ballroom de Nova Iorque (isto é, se entretanto o clube se recompuser da tormenta) onde estarão na companhia dos também recomendáveis Teen. Aqui fica "Monkey", mais uma prova irresistível de talento!