segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SHAKE FOR ME GIRL, I WANT TO BE YOUR BACK DOOR MAN!

ARCADE FIRE ARRISCAM













Ben Stiller, Bono, Galifianakis, Roman Coppola e três canções novas em vinte e dois minutos! Ainda estamos a digerir estes Arcade Fire no limite do risco... O que dizer então de "Afterlife" apresentado no SNL? Vai entranhar-se ou estragar-se? 




UNKNOWN MORTAL ORCHESTRA UNPLUGGED

Já rola algures por aí o anunciado novo EP dos Unknown Mortal Orchestra de nome "Blue Record" com edição oficial no final de Outubro pela Jagjaguwar. Nele pode ouvir-se a banda a recriar-se em tons acústicos, despindo os temas "Swim and Sleep (Like A Shark)", "Faded in the Morning" e "So Good at Being in Trouble" a que se juntam versões na mesma toada de "Puttin' It Down" de Beck e "Swing Lo Magellan" dos Dirty Projectors. Haverá um tiragem limitada em vinil azul que estará à venda nos próximos concertos da banda e, também por isso, é mesmo uma pena que as apresentações agendadas para Portugal em nome próprio tenham sido adiadas. Porquê? 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

UAUU #136


Keaton Henson - You from Keaton Henson on Vimeo.

(RE)LIDO #56





















A MÚSICA DO ACASO
de Paul Auster. Porto: Edições Asa, 2005
Como bons austerianos entramos neste livro sem ler qualquer sinopse ou resumos, esperando como sempre que o autor nos conduzisse por caminhos e ambientes inéditos, surpreendentes e até inverosímeis. O título da obra, contudo, fazia supor um guião com ligações sonoras ou musicais o que, lá está, não é bem o caso. A tal música ocasional resume-se concretamente a uma série de cassetes de compositores clássicos tocadas ao volante de um carro em contínuo andamento, refúgio de um desolado bombeiro recém divorciado à procura do nada enquanto rebenta com uma considerável herança monetária. Uma boleia a um azarento jogador de póquer em fim de noite transforma o seu destino numa arriscada jogada de tudo ou nada que mais não é que uma desesperada fuga para frente de consequências inesperadas e quase nonsense como a construção de um enorme muro de pedra... Poderá não ser dos melhores livros do autor e é até assustador pensar no filme realizado a partir desta história, mas a metafórica visão do ser humano, os seus defeitos e virtudes agarram-nos sem dificuldade à trama e, obviamente, ao drama final que o escritor sabe como ninguém adensar e preparar. Sempre um maestro, este Auster! 

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UAUU #135

SÉBASTIEN TELLIER, O CONFECCIONADOR





















Mantendo a fidelidade à casa francesa Record Makers, será editado no próximo dia 14 de Outubro o novo disco de Sébastien Tellier intitulado "Confection". Não há desta vez, ao que parece, nenhum truque conceptual ao jeito do guru azul do álbum anterior mas acentua-se a simples faceta de compositor de canções o que será sempre motivo de regozijo. Entre os novos temas há dois de nome "Curiosa" e este "L'Amour Naissant", single orelhudo a soar a um antigo e memorável "La Ritournelle" e que tem video realizado por Jean-Baptiste Mondino com a ajuda dos actores Anna Mouglalis e Clément Chabernaud.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

JULIANNA BARWICK EM GUIMARÃES















Sabíamos da vinda da fabulosa Julianna Barwick até Lisboa (Teatro Maria Matos) no próximo dia 23 de Outubro e, por isso, havia a esperança de um saltinho a norte. Confirma-se, então, que ela estará no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor dois dias depois, dia 25, Sexta, para apresentar "Nepenthe", o mais recente e encantador disco gravado por terras islandesas com a colaboração de gente dos Mum, dos Sigur Rós ou Amiina. Guimarães nos valha!  

SAY LOU LOU vs TAME IMPALA

As gémeas Say Lou Lou dão sinais de vida com uma inesperada versão de "Feels Like We Only Go Backwards" dos seus conterrâneos Tame Impala. Aprovado! 

JUNE TABOR, É (ERA) HOJE!

Longe de Lisboa, longe de tudo! June Tabor ao lado dos parceiros Iain Ballamy no saxofone e Huw Waren no piano estará hoje no Teatro Maria Matos para um raro concerto de apresentação do disco gravado sob a capa de Quercus, uma doçura sonora com voz de uma grande senhora. Shuiff...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

THE SMITHS EM EXPOSIÇÃO


A exposição de posters promocionais dos The Smiths acabou num café de Manchester já em Agosto passado mas há uma selecção que pode e deve ser vista virtualmente no site do The Guardian onde se acrescentam anotações sobre a origem dos personagens e outros pormenores de tão míticas imagens. Um prazer! 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

UMA PERDIÇÃO!

Ainda há dias destacamos o video oficial para "Lose Yourself To Dance" dos Daft Punk sem saber, contudo, que o tema tinha já uma versão "Soul Train" à maneira com imagens com quarenta anos roubadas ao Stevie Wonder... Na mouche!  

UAUU #133

THE DODOS EM SEQUELA

Dois álbuns dos The Dodos, duas das suas melhores canções e dois grandes videos surpresa ao jeito de sequela de inspiração diversa incluindo o nosso Pedro Costa. Pormenores por aqui.  



GRIZZLY BEAR, DOSE REFORÇADA





















A sempre respeitável Warp Records vai colocar no mercado a 12 de Novembro uma versão melhorada de "Shields", álbum do ano passado dos Grizzly Bear com oito lados B, remixes e algumas demos registadas durante as sessões de gravação, como é o caso de "Will Cats" (Marfa demo)" para ouvir desde já. O disco de raridades terá uma edição separada em vinil!    

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

THESE NEW PURITANS NO CLUB!





















Pedimos, rogamos, enfim, i've got a feeling! Os These New Puritans apresentam-se ao vivo no Hard Club a 26 de Novembro e já há bilhetes à venda. A menina Elisa Rodrigues estará certamente presente para fazer brilhar a pérola que é o álbum "Field Of Reeds". Imperdível. 

CASS McCOMBS, SEMPRE A DOBRAR!





















Mantendo o salutar hábito de escrever muitas canções, o que em 2011 nos valeu dois álbuns quase seguidos ("Wit's End" e "Humor Risk"), o americano Cass McCombs lança já no dia 14 de Outubro pela Domino Records mais uma dose dupla reunida sob o nome de "Big Wheel and Others". Entre os 22 temas destaca-se "Brighter!" que conta com a colaboração de Karen Black, afamada actriz dos anos 70 recentemente falecida que tinha já participado em 2009 com a sua magnífica voz em "Dreams Come True Girl", um verdadeiro clássico do artista. Aqui ficam, então, duas das apetitosas novidades.



3X20 SETEMBRO












Atrasada lista de Setembro devido a problemas técnicos implícitos às facilidades de um tal Spotify. Esperemos que gostem da modernice! 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DUETOS IMPROVÁVEIS #183

ARIEL PINK & JORGE ELBRECHT (Violens)
Hang On To Life (Pink)
7" vinil, Mexican Summer Records, Julho de 2013

UM CARAMELO DE MOCKA





















No anúncio do novo álbum de Connan Mockasin fala-se em Prince, Scritti Politti e sobretudo em "Soul" o que, atendendo ao que se deu a ouvir no disco de estreia, só faz crescer as expectativas. Gravado em Tóquio ao longo dos últimos meses trata-se de um disco conceptual, ui, que será baptizado "Caramel" porque o artista gosta da palavra! Só falta mesmo uma pequena amostra para adoçar a mente que Novembro ainda demora. Vá lá? Tá bem...   

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

UAUU #132

AGNES OBEL, QUE SAUDADES!





















Finalmente o segundo álbum da magnífica e muito "aqui da casaAgnes Obel está quase aí. Chama-se "Aventine", sai dia 30 de Setembro pela Pias Records e têm neste notável "The Curse" o primeiro single maravilha com direito até a um irresistível 10" de vinil. Lindo, linda!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MAIS UM VIDEO PARA FATHER JOHN MISTY

O grande disco "Fear Fun" de Father John Misty tem quase dois anos mas continuam a sair videos para quase todas as canções! Chegou agora a vez de "I'm Writing A Novel" que aproveita imagens da passagem do músico pelo tal festival SS Coachella realizado a bordo de um paquete de cruzeiro entre as Bahamas e Jamaica. Cool! 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

UAUU, BILL CALLAHAN POR CÁ!













Anunciaram-se hoje dois concertos que marcam o regresso de Bill Callahan a Portugal em Fevereiro próximo. Acompanhado por um trio clássico de guitarra, bateria e baixo, Callahan estará no Teatro Maria Matos a 22 e no dia seguinte na Casa da Música, certamente para apresentar as canções do disco novo "Dream River". Um sonho...  

UAUU #131

domingo, 8 de setembro de 2013

THE DIVINE COMEDY/NEIL HANNON, Manta, CC Vila For, Guimarães, 7 de Setembro de 2013
















Se a versão teatro/Inverno da passagem de Neil Hannon/The Divine Comedy por Guimarães em Novembro de 2010 tinha sido já memorável, a versão jardim/Verão que ontem passou pelo magnífico espaço do Palácio Vila Flor não lhe ficou atrás. Anfiteatro cheio, mantas esticadas e lotadas sobre a relva e famílias inteiras com crianças na frente do palco gozando o livre acesso e as canções de um compositor para todas as idades. Hannon entrou de garrafa na mão, um tinto alentejano "Monte do Outeiro" que foi esvaziando para o copo ao longo da noite, requisito indispensável para fazer crescer a informalidade e a conversa habituais, usando de alguns truques já conhecidos, como o do manager que entra em palco para mudar o da capo para umas oitavas abaixo (durante "Perfect Lovesong"), o de não saber assobiar ou uns tantos esquecimentos de líricas ou tons de piano... Sem álbum novo em nome próprio para apresentar, o alinhamento em jeito de best of foi um primor. De "Your Daddy's Car" logo no começo, passando por "Generation Sex", "National Express" e "Frog Princess", houve tempo para algumas das nossas perdições predilectas - "The Summerhouse", "A Lady Of Certain Age" e "Our Mutual Friend" - e até uma lindíssima versão de "Hounds of Love" de Kate Bush. Noventa minutos de muita classe ou não fossem muitas destas canções verdadeiros pedacinhos de emoção da nossa e a de muitas vidas que não estão sujeitas a envelhecimentos ou enrugamentos precoces. Clássicos... I like it, we like it, he definitly like it!                 















sexta-feira, 6 de setembro de 2013

(RE)LIDO #55




















A VISITA DO BRUTAMONTES
de Jennifer Egan. Lisboa; Quetzal, 2012
A separação pouco clara entre o que pode ser um simples romance ou uma colecção de pequenes histórias que se entrecruzam de forma quase aleatória talvez tenha convencido o júri do Prémio Pulitzer de 2011 a dar uma recompensa a este livro. Não é fácil, contudo, "entrar" nesta narrativa já que a fórmula que autora aprimorou revela-se propositadamente enervante e, nalguns casos, confusa. Há, no entanto, um fio condutor que tem no universo da música o condimento irresistível para nos levar a não desistir facilmente, principalmente quando os personagens nos sugerem vidas e ambientes que parece que sempre conhecemos. Discos, bandas, canções ou concertos são o pretexto para uma diversidade de ambientes e locais onde se promovem traições, vinganças e desalentos de uma geração em declínio muito aproximada à nossa e que, está bom de ver, se auto-destruiu. Um circuito que abre e fecha no mesmo sítio, de sinuosos trilhos e facetas, onde a autora aplica diferentes doses de sátira, ternura e, claro, tragédia. Depois há, no último terço, setenta e cinco páginas de Power Point's para ler na horizontal, muitos deles sobre canções com pausas no meio e a sua respectiva duração, uma mania de um dos personagens que deve ter dado um trabalho monumental a pesquisar porque as referências e cronemetragens são mesmo reais (fomos confirmar, claro, como por exemplo o "Roxanne" dos Police entre o minuto 1:57 e 1:59). Não é que gostamos muito destes Power Point's num romance? Ah, o tal brutamontes só se descobre no fim mas basta ver como é que os brasileiros traduziram o título original para perceber de quem se trata... Todos o conhecemos!

UAUU #130


FRIEDBERGER NA CDM















O regresso do Clubbing da Casa da Música previsto para o próximo dia 5 de Outubro promete uma noite no feminino - em palco estarão as Au Revoir Simone e também a excelente Eleanor Friedberger que apresentará o mais recente e arejado disco de originais. Sem erros, esperemos!


ROCKY RACOON #7

























Segundo artigo sobre os desaparecidos Beatles saído no jornal "O Primeiro de Janeiro" em Novembro de 1975 e onde se fala de Paul McCartney, do seu novo fôlego com os Wings e de como ensinou Linda McCartney a tocar e a juntar-se em palco. Então com 33 anos, McCartney é descrito na altura como "o mais famoso solista de todos os Beatles"... Temos dúvidas! 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

SABEM QUEM É?
















»»»»

UMA OBRA PRIMA!





















Atendendo aos sinais dados nos discos anteriores, da talentosa Julia Holter haveria que esperar muita e boa música. Não será por isso surpresa que neste novo álbum, o terceiro de originais chamado "Loud City Song" recentemente saído pela Domino Records, a artista tenha atingido um nível a roçar a perfeição. Cinemático, estranho, radioso, viciante, serão muitos os adjectivos que podemos escolher para o classificar mas será certo e inteiramente merecido o estatuto de obra-prima. Não o percam por nada!       



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PREFAB SPROUT, NOVO TESOURO





















O tal novo-velho disco dos Prefab Sprout que anunciamos por aqui em Julho não se chama afinal "Devil Came A Calling" mas sim "Crimson/Red". Há já uma bonita edição limitada devidamente assinada por Paddy MacAllon em pré-venda que não devem perder se forem rápidos... Dos dez novos temas que nos encheram as medidas nestes dias de verão não é fácil eleger o melhor, mas que tal esta "jóia roubada"? 

UAUU #129

ANNA CALVI, SEGUNDO FÔLEGO





















A simpática menina Anna Calvi, dona dos olhos mais bonitos da pop, regressa com "One Breath", um sempre difícil segundo álbum de originais gravado ao longo do ultimo ano e com edição mundial a 8 de Outubro. Marcada está também uma viagem até Porto para um concerto na Casa da Música no próximo dia 16 de Dezembro, digressão que termina no dia seguinte na Aula Magna lisboeta. Eia!