domingo, 30 de outubro de 2016

SCOTT MATTHEWS, Casa da Criatividade, São João da Madeira, 28 de Outubro de 2016













A primeira incursão pela Casa da Criatividade não podia ter tido melhor estreia. A sala para além de bonita, tem condições acústicas de excelência a condizer com uma outra estreia, a do desejado Scott Matthews em Portugal, uma delonga com mais de dez anos que finalmente teve uma noite à altura! Mesmo que o arranque tenha sido a solo com o incrível "Virginia", canção que abre o disco "Home Part 1", a noite comprovou a cumplicidade de quatro músicos em engrandecer um reportório notável de temas antigos (2003!) e recentes (2016 e o novo disco "Home Part 2) mas em que todos, sem excepção, podiam ser apresentados como exemplos perfeitos de como construir uma canção pop. Mesmo com alguma demora para acertos e afinações, o serão de duas horas encantou pela pureza do som, pelo cintilante jogos de luzes e pela simpatia e bondade do artista, ingredientes finos que mereciam uma plateia mais composta que, mesmo desfalcada, não deixou de vincar bem forte a sua satisfação. Pena que uma das sequências mais inesquecíveis de "Home Part 2" tenha passado ao lado - experimentem ouvir "86 Floors from Heaven" e "Dear Angel" no escuro... - mas a recompensa não haveria de tardar - "Elusive" é um daqueles clássicos sem tempo nem idade que Scott Matthews (com "S", como fez questão de vincar no final de "Passing Stranger" antes do encore) deixou mesmo para o fim para que o momento ficasse a pairar saborosamente na nossa memória. Encantador!
   





sexta-feira, 28 de outubro de 2016

MARK EITZEL, UM SLOW NA COZINHA!














Ainda ontem deixava-mos a dúvida sobre uma das novas músicas de Mark Eitzel chamada "An Answer" quando hoje, por coincidência, o músico nos lança a todos um desafio que envolve o tal tema e que parece tirar as dúvidas - é quase de certeza a mesma canção. Cada vez faz mais sentido haver sempre um gira-discos (prato!) na cozinha!    
Reza assim:
I wrote a song called An Answer about dancing in the kitchen. I thought it would be cool to ask people for a 30 second clip of them dancing with someone or something they love. It can be a parent, a child, husband, wife, boyfriend, girlfriend, dog, cat, hug pillow. What ever.
All you have to do is film yourself dancing to 'An Answer' in your kitchen for 30 seconds. 
Slow dancing.
It would be FANTASTIC this Halloween to have people dance in costume.
It would work by emailing me at the address on this page. I'll send you the song and a legal release form and you can send me a video from your phone, or computer - or anything. I would recommend using YouSendIt but you can also upload the video to YouTube and I can take it from there. Videos on Facebook are really hard up download - so please don't do that!
For every submission Merge has OK'd a discount code for their site.
Then I would edit together a video using the clips. I won't make anyone look funny or anything - I'll just use the clips as I get them.

Email: eitzelvideo@outlook.com

HAWTHORNE, EP DE OUTONO!

Verdadeira retro-máquina do tempo, Mayer Hawthorne está de volta com um novo EP de três canções - "Someone Like You", "A New Love" e "Time For Love" - todas com aquele irresistível groove outonal de pinta melancólica e a que se acrescentam versões instrumentais na aquisição digital. Ainda no início do mês Hawthorne surpreendeu com a apresentação de uma versão de "La Javanaise" de Gaisnsbourg gravada em Paris aquando do registo em estúdio da último álbum "Man About Town" em 2015 e que está disponível mesmo à mão de semear...  





quinta-feira, 27 de outubro de 2016

UAUU #350

MARK EITZEL, ÁLBUM DEZ!





















Vem aí um álbum a solo, o décimo, do incontornável Mark Eitzel, o segundo pela Merge Records depois do anterior e fabuloso "Don't Be A Stranger" de 2013. Terá o título de "Hey Mr Ferryman", foi inteiramente registado em Londres nos estúdios 355 com a ajuda preciosa de Richard Butler, um ex-Suede habituado a produzir grandes artistas (Bert Janch, Ben Watt, Tricky...) e que completou ainda a guitarra eléctrica, baixo e bateria em todas as canções. Os treze temas da versão "bónus" do disco contam histórias em nome próprio sobre anseios e conflitos em torno da felicidade, da natureza e da morte mas também se assumem como uma celebração da música, dos músicos e das suas "perdições", como o comprova o single de avanço "The Last Ten Years", canção escrita há muito anos para os American Music Club e inspirada em tempos de forte "toxicidade" em Nova Iorque. O disco estará cá fora no dia 27 de Janeiro (na Europa terá selo da Decor Records) mas a pré-venda já disponível contempla, para os mais rápidos, a oferta de um poster devidamente autografado. Fica ainda uma dúvida: o tema "No Answer", um inédito que Eitzel registou para uma sessão da Videoteca da Bodyspace aquando da sua passagem por Espinho e Guimarães em Maio de 2014 é o mesmo que se incluirá no novo trabalho com o nome de "An Answer"? Resposta para breve...    




terça-feira, 25 de outubro de 2016

NICK DRAKE, TRIBUTO DE LUXO!





















O colectivo internacional The Colors Bars Experience com sede em França reúne cerca de uma dezena de músicos clássicos que em 2015 se lançou na aventura de recriar ao vivo o disco "Figure 8", derradeiro registo lançado em vida por Elliott Smith em 2000. Receberam, então, a ajuda de três artistas do mundo da pop como seja o grande Jason Lytle dos Grandaddy e o resultado parece ter entusiasmado as plateias e, consequentemente, o próprio projecto que volta agora à carga, sendo "Pink Moon", o último de Nick Drake editado em 1972, o álbum a recriar. Desta vez terão a companhia nos ensaios e em cima do palco de Eric Pulido, guitarrista e vocalista dos norte-americanos Midlake, Mark Gardener dos ingleses Ride e Brian Lopes dos Giant Sand. Um projecto que se nota sério e cuidado (por exemplo, no pormenor do cartaz de cima que aproveita as riscas do poncho/manta mítica que Nick Drake tinha pelas costas numa célebre sessão fotográfica) e que tem já agendadas quatro datas (únicas?) para o mês de Dezembro por França, Inglaterra e Suécia. Um luxo!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ANAÏS MITCHELL+SOLEY=VOCES FEMENINAS 2016

























O já clássico festival do país vizinho "Voces Femeninas" tem, como é habitual, uma noite pela cidade de Vigo que no dia 26, sábado, do próximo mês recebe um concerto das meninas Anaïs Mitchel e Sóley. Um serão que se pretende de homenagem a Kate Bush e de estreia por Espanha de duas excelentes artistas. Será que alguém as "agarra" para junto da Invicta?  



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

THE FLAMING LIPS, O REGRESSO A SÉRIO!





















O anunciado mas, até hoje, obscuro regresso aos discos dos The Flaming Lips está finalmente marcado para dia 13 de Janeiro de 2017 com o álbum "Oczy Mlody", título ainda a precisar, ou não, de explicação. Wayne Coyne e companhia já não gravavam um disco inteiro desde 2013 ("The Terror"), tempos, como sempre, de parcerias (Miley Cyrus!), colaborações e, certamente, alucinações... Paralelamente, a banda decidiu, como era obrigatório, editar a sua versão de "Space Oddity" em vinil pequeno mas que pode e deve ser adquirido em conjunto na mesma data com o novo longa duração. Aqui fica um primeiro e prometedor avanço chamado "The Castle".

CASS McCOMBS, CONCERTO EM OVAR!













A mágica passagem de Cass McCombs pelo Primavera Sound Porto em Junho passado terá a devida sequência já no próximo mês no Misty Fest lisboeta (3 de Novembro) mas o norte do país só vai ter que esperar mais um pouco - Ovar é a única cidade portuguesa escolhida para a intensa digressão europeia dos dois primeiros meses de 2017, estando o Centro de Arte da cidade reservado para que no dia 1 de Fevereiro, quarta-feira, o magnífico disco "Mangy Love" de McCombs e da sua banda receba o conveniente e merecido aplauso! Entretanto, recordemos a "aparição"...



ALEX CAMERON, Café Au Lait, Porto, 20 de Outubro de 2016














Em 2014 o australiano Alex Cameron gravou uma série de canções que reuniu num álbum gratuito acessível no seu site sob o título de "Jumping The Shark". Os oito temas cedo começaram a fazer efeito e a sempre atenta Secretly Canadian decidiu arriscar o seu lançamento oficial em 2016, uma abençoada decisão que deu a oportunidade ao artista de levantar voo para outras latitudes como seja uma pequena sala numa noite de quinta-feira bem no centro do Porto. Na companhia do amigo Roy, saxofonista e cúmplice aparente de inúmeras aventuras, o primeiro concerto da actual digressão pela Europa encantou rapidamente uma casa cheia que, mesmo sem grandes promoções, ansiava por ouvir as tais canções que se colam à pele à primeira audição. Sob um simples fundo encarnado, à figura em silhueta de Cameron e aos seus trejeitos e movimentos amplamente ensaiados, juntou-se um vozeirão a la Nick Cave, por vezes, ou a la Springsteen, noutras vezes, uma irresistível receita electro-pop a fazer lembrar ainda um Daughn Gibson de boa cepa. Pelo meio, surgiram muitas historietas surreais em que o sarcasmo e a sátira serviram na perfeição de interacção com o público - pode ser conversa sobre o amigo Roy e as suas semelhanças com o Brad Pitt ("onde está a Angelina?" alguém perguntou da plateia), sobre uma bola de espelhos do tecto em rodopio, a língua portuguesa e as suas palavras matreiras ou a faceta vendedor de feira fazendo circular uma K7 do álbum pelo público, um dos poucos objectos de memorabilia sobrantes para venda e que regressou à sua mão mesmo no fim do "pegajoso" tema "The Comeback"! Uma noite divertida que dificilmente se esquece e que terminou de forma apoteótica com uma saborosa cover de Ray Conniff, um dos mestres do easy-listening como convêm. Ainda vamos ouvir falar deste Alex Cameron muitas vezes... o segundo disco está gravado e pronto a estourar.    



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

É UMA AVE... É UM AVIÃO... SÃO OS FOXYGEN!

O duo Jonathan Rado e Sam France que gostamos de ver e ouvir juntos e encaixados nos Foxygen estão, afinal, de regresso com uma nova canção! Dados como "mortos" e "enterrados" desde o ano passado, a banda torna a apostar no psicadelismo desenfreado para surpreender, juntando uma orquestra de mais de trinta elementos para registar "America", uma canção de imensidão teatral e trágica em que os Beatles ou o Frank Sinatra descem facilmente do altar. Uma sátira de "época" cuja subtileza nos remete para tempos natalícios e de enormes "trumpalhadas"...

Merry Christmas from the pines
Hallelujah, and then
Just another wish, just another dream
Just a witch who conforts you when you're dying
When you're dying
America    

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

UAAU #348

THE LAST SHADOW PUPPETS, NOVO EP!


























Um novo EP dos The Last Shadow Puppets estará nas lojas já em Dezembro mesmo a tempo do Natal! São seis temas, quatro deles versões de artistas favoritos - a saber, "Le Cactus" de Jacques Dutronc, "Totally Wired" dos The Fall, "This is Your Life" dos Glaxo Babies e "Is This What You Wanted" de Leonard Cohen - e a reinterpretação de "Aviation" e "The Dream Synopsis" do disco "Eveything You've Came To Expect", tudo devidamente registado num só dia no estúdio Future Past em Hudson, Nova Iorque. Ficamos à espera, pacientemente, da visita em modo concerto...

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

JULIA HOLTER, ESTREIA NOS FILMES!

Calma, a maravilhosa Julia Holter não vai, para já, virar actriz mas a aventura no cinema começa na faceta que a tornou irresistível - a música. A convite do realizador Ben Younger, seduzido pelo que ouviu em viajem numa emissão de rádio da KCRW, Holter compôs a quase totalidade da banda sonora do filme "Bleed For This" mas onde há ainda inéditos Willis Earl Beal e até um clássico de George Michael! A estreia da película está marcada para o próximo mês de Novembro nos E.U.A. e nela se conta a história de um boxeur em ascenção que, após um traumático acidente de viação, acciona uma recuperação furiosa e, claro está, ganhadora. Uma temática aparentemente não convencional ao "mundo" a que Holter nos habituou mas, por isso mesmo, desafiadora. Aqui fica um primeiro laivo...      

HANNAH EPPERSON, Maus Hábitos, Porto, 13 de Outubro de 2016
















Perdida que foi a estreia portuguesa de Hannah Epperson em Espinho em Fevereiro passado, desta vez não havia desculpa. Concerto por perto e acessível, sala pequena a motivar aconchegos, público interessado e desperto, conduziram o momento por assinaláveis trilhos de intimidade e brilhantismo apesar da rouquidão da artista, percalço involuntário que se espalhou na penumbra do recinto de forma ainda mais sedutora. Surgiram, claro, associações fáceis a Andrew Bird ou Owen Pallett mas o virtuosismo de Epperson alcança um patamar diferente de orquestração onde pizzicatos e loops que retira por magia do seu violino se cruzam na perfeição com uma bateria certeira do companheiro de palco, uma música sonhadora que nos transformou a todos em borboletas, desafio lançado mesmo antes da maravilhosa "Story (Amelia)". Foi só bater as asas e voar... de olhos fechados!            

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

DYLAN É NOBEL!





















Até que gostamos muito do Bob Dylan, dos seus discos, das suas canções, das letras das suas canções, das suas crónicas e até de um (único?) dos seus livros de devaneios. Mas daí até ser considerado Prémio Nobel da Literatura 2016 há uma distância que soa a brincadeira. Há certamente por aí um Robert Zimmerman que se deve estar a rir... baixinho!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

BIG THIEF, MAIS UMA PÉROLA!

Só agora, mas em boa hora, afinamos os ouvidos para uma nova canção dos Big Thief, banda americana com um álbum de estreia indispensável. O tema chamado "Dandelion" comprova a veia sedutora de Adrianne Leker que desta vez recebeu a ajuda do líder dos Here We Go Magic, banda parceira de digressão, tendo Luke Templer produzido e gravado dois temas a solo em estúdio destinados a um 7" de vinil editado em exclusivo pela Rough Trade inglesa. Não contente, Templer é ainda o autor da pintura da capa... um must have!



segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CAMPAINHA ELÉCTRICA, BODAS DE ZINCO!


















10 de Outubro de 2006... um primeiro toque da Campainha Eléctrica surgia resultado de um amor mais que amadurecido pela MÚSICA. Entre muitas surpresas, desilusões, devaneios e recompensas, estes foram sempre tempos reconfortantes no rasto das canções, discos, bandas, artistas ou concertos, uma "doença" sem cura mas que, cada vez mais, requer "vacinas" e "descontaminações". O entusiasmo, esse continua o mesmo de há dez anos, uma comemoração que, ficamos hoje a saber, se designa por Bodas de Zinco, um metal que não enferruja, como convêm. Tchhhhhhhhhhhhh... pum!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

UAUU #346

ANDY SHAUF DE SECRETÁRIA!

TO THE RESCUE, AGAIN AND AGAIN!

Muitas vezes os escritos do João Bonifácio no "Ipsilon" parecem-nos exagerados e epifánicos mas desta vez quanto ao magnífico "To The Rescue" dos The Divine Comedy estamos conversados...

"é a precisão com que cada arranjo sublinha a melodia"!

GET WELL SOON, SUPER-POP!





















Agora que, oficialmente, o verão já findou, temos pelo menos música nova para espairecer... É o caso de um recente EP dos alemães Get Well Soon onde o jovem mentor e guru Konstantin Gropper se diverte a brincar com super-pop aos anos 80 em cinco temas de suposta homenagem a um tal Zoltán D, um intratável casamenteiro caçador de fortunas. O disco precisamente chamado "Born With Too Much Love (The Collected Confessions Of Zoltán D.)" junta-se ao excelente disco "Love" saído no início do ano e serve de tonificante de digressões, encontros imediatos e videos vintage...



terça-feira, 4 de outubro de 2016

AVISO: TRINTA DIAS TEM NOVEMBRO...

























AVISO - EDITAL

Concertos de Novembro de 2016 

1. Os espectáculos agendados para o próximo mês de Novembro destinam-se a todos os melómanos com abertura de espírito residentes a norte do país;

2. Serão admitidos todos os espectadores com disponibilidade efectiva e recursos logísticos e financeiros adequados à programação abaixo discriminada;

3. Não serão permitidos recursos ou reclamações, devendo os participantes efectuar as suas reservas e deslocações com antecipação e segurança recomendadas;

4. À programação que se antecipa poderão ser adicionados ainda outros concertos que a direcção promete divulgar por este meio se a qualidade assim o justificar;

5. A lista de eventos que agora se divulga está sujeita a alterações que não poderão em qualquer circunstância ser da responsabilidade deste blogue:

. PETER BRODERICK, Quarta, 2 de Novembro, Teatro Aveirense;
. PETER BRODERICK, Quinta, Casa da Música, 3 de Novembro, Casa da Música;
. THE KILLS, Sexta, 4 de Novembro, Hard Club, Porto;
. ANDREW BIRD, Terça, 8 de Novembro, Casa da Música;
. LAURE BRIARD + MICHELLE BLADES, Terça, 8 de Novembro, Club de Vila Real;
. SARAH NEUFIELD (Arcade Fire), Sábado, 12 de Novembro, GNRation, Braga;
. SARAH NEUFIELD (Arcade Fire), Domingo, 13 de Novembro, Casa da Música;
. HEATHER WOODS BRODERICK, Sexta, 18, Convento de São Francisco, Coimbra;
. TOM BROSSEAU, Sábado, 19, Convento St. Cruz, Bussaco, Mealhada;
. BLOOM (JP Simões), Sábado, 19, Auditório de Espinho;
. PIXIES, Segunda, 21 de Novembro, Coliseu do Porto;
. RYLEY WALKER, Quinta, 24 de Novembro, La Iguana Club, Vigo;
. HOWE GELB, Quinta, 24 de Novembro, Auditório de Espinho;
. ELZA SOARES, Quinta, 24 de Novembro, Casa da Música;
. KEVIN MORBY, Sexta, 25 de Novembro, Auditório de Espinho;
. WILLIAM TYLER, Sexta, 25 de Novembro, Café Pop-Torgal, Ourense;
. NORBERTO LOBO, Sexta, 25 de Novembro, GNRation, Braga;
. AISHA DEVI, Sábado, 26 de Novembro, Teatro Rivoli, Porto
. CHARLES BRADLEY, Segunda, 28 de Novembro, Coliseu do Porto;
. JULIANNA BARWICK, Segunda, 28 de Novembro, GNRation, Braga.

6. A direcção fará todos os esforços para acompanhar com entusiasmo e atenção a referida programação mediante a disponibilidade então verificada;

7. Para o mês seguinte de Dezembro, cuja agenda está em fase de construção, promete esta direcção uma idêntica adesão que terá início no primeiro sábado daquele mês na cidade Berço.      

Porto, 4 de Outubro de 2016

A Direcção Uninominal