terça-feira, 26 de junho de 2018

GAIA, TODO UM MUNDINHO!










“Pretendemos juntar, no mesmo espaço, visões e opções de vários continentes, de vários países”. Nos próximos anos, esperam-se novos temas. “A ideia”, esclarece Ana Carvalho, “é que o GTM seja sempre um ponto de convocação da cidadania, portanto, serão sempre temáticas universais e que nos façam reflectir”.

(...) "A ideia é que [o festival] se repita todos os anos com a temática do desenvolvimento sustentável, que tem como objectivo tratar um tema específico e universal, e que verse esta temática da sustentabilidade”.

O festival ou fórum internacional "Gaia Todo Um Mundo" promovido pela Câmara Municipal de Gaia, cuja primeira edição se realizou em Junho de 2017 na zona histórica de Vila Nova Gaia, tinha um excelente conceito, boas perspectivas, manifestações diferenciadas de arte urbana, música ou património, tudo bem intencionado, tudo pertinente, tal como confirmam as citações de cima retiradas de um dos muitos destaques da comunicação social da altura.

Aguardamos por uma segunda edição, mas cedo percebemos que o projecto tenha sido amarrotado para o insustentável balde do lixo sem avaliações conhecidas ou impactos testados. Não pedimos justificações ou sequer explicações mas o esquecimento propositado à boa maneira portuguesa é penoso atendendo à causa urgente nele implicado e à hipótese de usufruto e descoberta de uma zona também ela património da humanidade.

Gaia, uma oportunidade perdida mas, ah é verdade, havia eleições em Outubro... Vamos ter que esperar mais três anos! 

Sem comentários: