quarta-feira, 9 de outubro de 2019

RUSSELL & BRODERICK INCORPORATED!





























A paixão de Peter Broderick pelas canções de Arthur Russell (1951-1992) já nos valeu no Natal do ano passado um surpreendente e excelente disco de versões a cargo do próprio com a ajuda de alguns amigos. O contacto privilegiado com incontáveis horas de gravações do músico norte-americano teve ainda outra virtude - tempo, muito, para melhorar, editar, mexer e remexer em delicadas demos e proto-canções de Russell registadas em sessões de seleccionadas colaborações, um conjunto de tarefas descritas como sonhadoras ao lado de Tom Lee, parceiro em vida de Russel e Steve Knutson da editora Audika Records.

Ao fim de dez anos, o resultado final tem o nome de "Iowa Dream", uma colectânea que fará emergir dezanove canções tratadas e cuidadas de forma exemplar para fazer cintilar a composição e talento de um artista singular e empolgante que o mundo deve continuar a acarinhar e descobrir. Para isso, haverá no álbum muito para escolher, da pop-groove ao disco passando pela amada folk e até o funk como o prova o primeiro avanço "You Did It Yoursel". Dia 15 de Novembro é a data de lançamento.



Entretanto, Peter Broderick prepara-se também para a publicação de um novo trabalho - "One Hear Now" foi composto em onze partes para violino, piano, sintetizador, voz e percussão numa sessão de dezaseis horas no Sirius Art Centre de Cobh, Irlanda. A inspiração adveio dos murais restaurados do artista Brian O'Doherty nomeados de "One Hear Now: The Ogham Cycle", tendo Broderick associado as suas cores e geometrias aos sons pretendidos a que lhe juntou gravações captadas nos locais exteriores.

O álbum estará somente disponível (300 vinis 250 cd's) na residência ao vivo que se anuncia para Londres marcada para a London Served Jazz Quarters entre 11 e 14 de Novembro próximos, estando agendada a participação especial de Richard Youngs e Douglas Dare e de uma convidada surpresa na última noite. Cada concerto/evento e, já agora, o acesso aos discos exclusivos, só estará ao alcance de cinquenta sortudos...

Sem comentários: