sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

JACK WHITE, FALTAVA UMA REVISTA!
















De Jack White podemos esperar quase tudo e sempre de forma surpreendente. Em 2001, quando o vinil definhava, comprou uma fábrica de prensagem de discos, quando as editoras se agrupavam apressadamente, fundou a sua Third Man Records em Nashville e agora, quando as revistas de música em papel parecem condenadas, lança a Maggot Brain, publicação trimestral cujo número um saiu esta semana!

O título foi retirado do terceiro disco dos Funkadelic com o mesmo nome gravado em Detroit em 1970 e 1971 e considerado uma obra prima do chamado funk-rock e apresenta-se com mais de cem páginas e uma linha editorial erudita cujo timoneiro é Mike McGonigal, jornalista de experiência rodada em publicações como a Spin, a Pitchfork ou em plataformas como a Amazon Music. Há, por isso, muito por onde escolher, de artigos sobre o malogrado Daniel Johnston ou o primeiro single das Raincoats (!) e nela colaboram músicos, ilustradores e fotógrafos de nomeada.

A primazia da capa recaiu em Alice Coltrane, harpista única da história jazz ao lado do marido e saxofonista John Coltrane e cujo destaque irá certamente acelerar a sua redescoberta, uma arqueologia sonora a cuja especialidade o próprio White nos foi habituando. De mestre!



Sem comentários: