terça-feira, 17 de janeiro de 2012

DEUS TELLIER DE REGRESSO














O disco novo de originais de Sebastien Téllier chama-se "My God is Blue" e terá em Março edição pela Recordmakers. Segundo a editora e em jeito de brincadeira (ou não) este é um trabalho que representa a maturidade espiritual do francês, já que a maturidade artística foi alcançada há muito tempo... O single de apresentação "Pépito bleu" tem direito a sugestivo video da responsabilidade da dupla Sanghon Kim e Mathieu Tonetti.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ESTÁ QUASE?

Da curiosa entrevista de Dan Auerbach, guitarrista e vocalista dos Black Keys ao jornal i, poderá concluir-se que a vinda a Portugal estará quase, quase a confirmar-se? Será desta? O cerco aperta-se... 

OS BEIJOS DE SIR MACCA
















O novo disco de Paul McCartney chama-se mesmo "Kisses on The Bottom", expressão retirada da lírica da canção "I’m Gonna Sit Right Down And Write Myself A Letter" da autoria de Fats Weller. O álbum é, assim, uma colectânea de 12 versões de standards americanos, cujos originais a revista Mojo fez o favor de compilar. Há dois temas novos com a colaboração já revelada de Eric Clapton e Stevie Wonder.  

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

NICK DRAKE EM CASTELHANO


















Quando em meados de noventa começamos uma busca interminável por informações biográficas sobre Nick Drake, um único livro sobre o malogrado artista tinha sido escrito. Chamava-se "Pink Moon. Sangeren og guitaristen Nick Drake" (1986), assim mesmo, em dinamarquês, país de origem do autor, Gorm Henrik Rasmussen e que hoje em dia é uma raridade bibliográfica. Claro que com o advento da Internet e a descoberta tardia mas fundamental da música de Drake, múltiplas biografias, documentários e até filmes haveriam entretanto de surgir, interesse que ainda hoje se mantém muito activo. Nesse âmbito e ao fim de vinte cinco anos, está prevista para Fevereiro a edição em língua inglesa ("Pink Moon, a Story About Nick Drake") de uma tradução melhorada do referido livro de Rasmussen e que terá quase em simultâneo uma curiosa edição por Espanha da responsabilidade da Contra, apelativa editora com sede em Barcelona.
Nesta nova versão do livro, o autor e também poeta decidiu incluir, para além de novas entrevistas com alguns amigos e colaboradores do músico, mais algumas histórias passadas juntas dos pais de Drake em Far Leys (Tawnworth-in-Arden, Inglaterra) aquando da recolha de testemunhos cinco anos depois da morte do filho (1979), bem como alguns pormenores da correspondência posteriomente trocada com os Drakes. Para drakeanos, como nós, estas são novelas que não vamos querer perder.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

3 X 20 JANEIRO











20 Canções:
. WILD BEASTS - Thankless Thing
. ATLAS SOUND - The Shakes
. REAL ESTATE - Out Of Tune
. THE STEPKIDS - Cup Half Full
. MAYER HAWTHORNE - A Long Time
. THE BLACK KEYS - Mind Eraser
. FOOL'S GOLD - Bark And Bite
. HOLIDAY SHORES - Spells
. FUTURE ISLANDS - Balance
. THE KILLS - Damned If She Do
. GERMANY GERMANY - Romance
. CULTS - Oh My God
. DAN MICHAELSON & THE COASTGUARDS - If Not For You
. IRON AND WINE - Glad Man Singing
. CASS MCCOMBS - The Living Word
. AMOR DE DIAS - I See Your Face
. FEIST - Cicadas and Gulls
. MAZZY STAR - Common Burn
. TOM WAITS - Back in the Crowd
. ANDREW BIRD - The Bridge

20 Versões:
. SONDRE LERCHE - Countdown (Beyonce)
. ALLO, DARLIN' - I Wanna Be Sedated (The Ramones)
. MATTHEW MAYFIELD - Fix You (Coldplay)
. SISTER CRAYON - Futile Devices (Sufjan Stevens)
. GREG LASWELL - Half A Person (Smiths)
. LAURA BARRETT - La Isla Bonita (Madonna)
. JACK WHITE - Love Is Blindness (U2)
. ROADKILL GHOST CHOIR - Pennyroyal Tea (Nirvana)
. WORK DRUGS - Rolling in the Deep (Adele)
. MR. LITTLE JEANS - The Suburbs (Arcade Fire)
. FOXES IN FICTION - The World Is As Soft As Lace (Felt)
. CHARLES BRADLEY - Heart of Gold (Neil Young)
. THEOPHILUS LONDON - Purple Snowflakes (Marvin Gaye)
. FOSTER THE PEOPLE - Machu Picchu (The Strokes)
. CANDY GOLDE - The Boy in the Bubble (Paul Simon)
. LISSY TRULLIE - Ready For The Floor (Hot Chip)
. DESTROYER - Leave Me Alone (New Order)
. THE WATSON TWINS - Tighten Up (The Black Keys)
. BOMBAY BICYCLE CLUB & LUCY ROSE - Video Games (Lana Del Rey)
. THE DIAMOND FAMILY ARCHIVE - You Give Love a Bad Name (Bon Jovi)

20 Remixes:
. THEOPHILUS LONDON - Why Even Try (RAC Remix)
. MICHAEL KIWANUKA - Tell Me A Tale (Sam Sure & Giacomo Remix)
. BEASTIE BOYS - Make Some Noise (Passion Pit Remix)
. BECK - Devil's Haircut (Remix By Noel Gallagher)
. LITTLE DRAGON - Little Man (Woodhead Remix)
. LANA DEL REY - Video Games (Hannes Fischer Video Remix)
. LOCAL NATIVES - Who Knows, Who Cares (The Botaniks Remix)
. GUILLEMOTS - I Don't Feel Amazing Now (Mooli Remix)
. BON IVER - Wash (Seath Remix)
. CONNAN MOCKASIN - Forever Dolphin Love (Erol Alkan Mix)
. GERMANY GERMANY - Signals (Poor Spirits Remix)
. BELLE & SEBASTIAN - I Didn't See It Coming (Cold Cave Remix)
. MIRROR PEOPLE - Feel The Need feat. Rowetta (Severino Remix)
. ROBYN - Dancing On My Own (Fred Falke Remix)
. TORO Y MOI - New Beat (Fare Soldi "CantaTu" Remix)
. CHROMEO - When The Night Falls (Breakbot Remix)
. M.I.A. - Internet Connection (Flux Pavilion Remix)
. DEEE LITE - Groove Is In The Heart (Gigamesh Remix)
. CUT COPY - Lights & Music (Moulinex Remix)
. SOY MUSTAFA - Return Of The Anunnaki (John Tejada Remix)

TOCA A MEXER














Segundo a própria Vodafone Fm, patrocinadora do evento, os nomes de Cass McCombs e Josh Rouse juntam-se, entre outros, ao de St. Vincent e Fink no cartaz internacional do Vodafone Mexefest do Porto no início e Março. McCombs editou em 2011 dois magníficos álbuns e vê-lo ao vivo será, certamente, compensador. Bastava para o efeito este "County Line" de outro mundo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ATENÇÃO AOS CAVEMAN!

















O link via email proveniente de Miramar para chegar até este disco dizia "os novos Dodos?". Demorou algum tempo até conseguir a descarga mas a indicação era certeira. O álbum "Coco Beware" dos Caveman editado em final do ano passado é um trabalho estupendo, a merecer uma revisão da nossa lista best of de 2011 e faz lembrar, sim senhor, em alguns casos, a sonoridade dos Dodos iniciais, mas há outras semelhanças com os Band of Horses, My Morning Jacket ou Grizzly Bear. Pleno de vozes e guitarras melódicas, é difícil escolher uma das dez canções, mas talvez o tema "Decide" seja aquele que nos enche (mais) as medidas. Mais uma grande banda de Brooklyn prontinha a explodir em 2012 num qualquer festival de proximidade. Seria bom...




'Easy Water' from Caveman on Vimeo.


Caveman "Great Life" is Yourstru.ly from Yours Truly on Vimeo.

DUETOS IMPROVÁVEIS #169

BOMBAY BICYCLE CLUB & LUCY ROSE
Video Games (Lana Del Rey)
Radio 1 Live Lounge, BBC, 17 de Outubro de 2011

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O REGRESSO DE UM FENÓMENO

















No verão de 2010, numa noite agradável pelos jardins de Vila Flor em Guimarães à conversa com alguns dos elementos dos Phenomenal Handclap Band, prometia-se um novo álbum para 2011 que estaria, já na altura, a ser preparado na cidade de Londres. O que é certo é que só mesmo no final do ano passado, depois de uma digressão certamente compensadora com Brian Ferry, a banda deu os primeiros sinais que se traduziram na antecipação de um novo single para descarga gratuita e também o video respectivo. Sabe-se agora que o prometido segundo disco - "Form & Control" - sairá na Tummy Touch em Fevereiro e teve produção de Daniel Collás e Sean Marquand, fundadores do atractivo colectivo. A tal primeira amostra de nome "The Unknown Faces At Father James Park" promete muito e ao já melting pot de sonoridades junta-se desta vez, segundo os próprios, algumas doses de prog-rock, new wave e leftfiled dance, seja lá o que isso fôr... Venha ele.   

ÍCONE PRECOCE?


















Primeiro foi a revista inglesa Q. Agora é a francesa Inrockputibles a colocar na capa a menina Lana Del Rey. Gostamos muito das suas (3) canções, do seu exotismo e beleza, mas, caramba, o álbum ainda não saiu e apesar de nitidamente talentosa está ainda por provar tamanha distinção como ícone ou rainha. De quê? 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

(RE)VISTO #41





















RUFUS WAINWRIGHT 
PRIMA DONNA - The Story of an Opera
de George Scott, Canal 3 Sat (Alemanha), Sábado, 7 de Janeiro de 2012
Em estágio de sofá para uma prova de BTT por terras mindelenses, reconhecemos num dos zappings pelos canais de satélite que ainda sobrevivem à razia digital um Rufus Wainwright barbudo na companhia da mãe sentados num sofá a falar sobre ópera... Apesar da sobreposição em língua alemã, obviamente que ficamos desde logo curiosos. Tratava-se da emisão do programa gravado pela BBC em 2009 durante a preparação da ópera "Prima Donna", documento que estreou por cá no Festival Queer de Lisboa em 2010,  tem já publicação em dvd via Decca e foi incluido na gigante edição do ano passado "The House of Rufus" (disco 15!). 
A ideia de construir de raiz um libreto para uma ópera não está ao alcance de qualquer artista pop. Pelos seus antecedentes familiares e formação clássica, Rufus teve sempre em mente, de forma informal, a composição de uma tão arrojada façanha. Quando se trata, no entanto, de propôr e concretizar um argumento mesmo que simples (o retrato de um dia na vida de uma cantora de opera que prepara o seu regresso mas se apaixona por uma jornalista), a tarefa transforma-se rapidamente numa epopeia complicada. Misturando diversas imagens em Super 8 antigas gravadas na casa de família, onde um jovem Rufus se destaca como protagonista de cenários operáticos de brincadeira, com testemunhos contemporâneos, entre outros, dos pais e irmã, do director artístico e de Renée Fleming, a tal diva Prima Donna, o filme funciona com uma dupla face. Por um lado, regista todo o processo criativo implícito ao desenvolvimento de uma genuína grande ópera e por outro traça mais algumas linhas biográficas da família Wainwright já anteriomente dissecados no dvd "All Iwant - A Portrait of Rufus" de 2005. Neste capítulo, o filme acaba por ser uma surpresa, quer pelas diversas revelações efectuadas, quer pelas inéditas interpretações ao piano de um Rufus inspirado e totalmente revelador e extravagante, extras multiplicados na edição em dvd. A apoteose aquando da première em Manchester em 2009, onde Rufus se vestiu a rigor de Verdi e o namorado de Puccini (!), confirmou o sucesso desta ideia, apesar das dificuldades posteriores na sua itenerância. A agendada estreia em Nova York marcada para o próximo mês está em perigo pela ameaçadora extinção da New York City Opera, o que levou já o próprio Rufus a lançar um s.o.s. aos fãs... Uma nova ópera em tempos de crise é, seguramente, uma aventura mas a consistência, teimosia e talento de um grande artista não tem idade.   

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

FLEXIBILIDADE ANALÓGICA









Lembram-se daqueles pequenos discos flexiveis e frágeis que saiam, por exemplo, com revistas brasileiras nos anos oitenta ou que nos caiam na caixa de correio para promover mais uma qualquer colectânea da Selecção de Reader's Digest? O que é certo é que, no gira-discos, a coisa lá funcionava depois de colocada uma moeda de 1 escudo em cima. Quanto à qualidade do som... 
Como todos formatos retro, o flexi disc está na moda! Artistas como Lou Barlow (Sebadoh/Dinosaur Jr.), Of Montreal, Richard Swift ou Tortoise são só alguns dos que contribuem com temas inéditos para uma série exclusivamente analógica limitada a 500 exemplares a editar até ao final do ano numa iniciativa da organização norte-americana Joyful Noise, casa especializada nestas e outras recuperações afectivas. A subscrição dá direito a uma caixinha de madeira para guardar os tesouros e que terá desenho magnífico de Casey Roberts. Lindo.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

NOVO SINGLE DE BON IVER


















O terceiro single retirado do disco homónimo do ano passado de Bon Iver está já escolhido. Depois de "Holocene" e "Calgary", a canção agora eleita é "Towers" e terá, tal como nos dois casos anteriores, uma edição em vinil de 12" via 4AD já no próximo dia 23 de Janeiro. Mais um para a colecção e com uma outra magnífica capa! No lado B estará uma versão já conhecida de "Bruised Orange (Chain of Sorrow)" que Justin Vernom/Bon Iver realizou para o disco de tributo a John Prine intitulado "Broken Hearts & Dirty Windows: Songs of John Prine" editado em 2010.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

UM PRIMOR!














Não temos por hábito escolher os melhores videos em cada ano que passa. A desculpa recai na nossa inaptidão estética para eleger entre tanta e tanta imagem que emerge diariamente na rede, por sugestão de amigos, por uma chamada de atenção de um email ou por um simples zapping de fim de noite. Mesmo assim, não podemos esquecer um dos belos exemplos do que deve ser, no nosso entender, um grande video: simplicidade e leveza que se embrulham numa grande canção. Assim, as imagens primorosas para "Godless Brother in Love", o melhor tema do álbum do ano passado de Iron & Wine é o perfeito exemplo desta receita. Realizado por Claire Marie Vogel, o tratamento em câmara lenta consegue o milagre de nos prender, desde o princípio e ao jeito de um qualquer spot televisivo, ao mais importante - a música, e que música - e a concluir que, como refere a Stereogum, "It’s the sort of video that can make you wish you were spending time with your friends rather than watching music videos on the internet"...

UAUU #11


My Brightest Diamond from La Blogotheque on Vimeo.
I Have Never Loved Someone
A Take Away Show

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

SERÁ VERDADE?















Por falar em Beatles, o novo álbum de Paul McCartney parece que se vai chamar "Kisses on the Bottom", o que traduzido para português... Como a notícia é divulgada pelo jornal The Sun há, obviamente, que fazer muitos, muitos descontos. O disco foi registado nos estúdios da Capitol de Los Angeles, Nova Iorque e Londres ao longo de 2011 numa onda muito romântica e terá colaborações de Stevie Wonder e Eric Clapton neste "My Valentine" 

50 ANOS...


















dos Beatles e 50 anos dos Rolling Stones!
2012 vai ser bonito!

FEZ-SE LUZ!


















Nada como começar o ano com uma boa surpresa. Este álbum dos Softlightes está disponível para download gratuito no Soundcloud e parece caído sabe-se lá de onde! Desde 2007 com o disco "Say No To Being Cool Say Yes To Being Happy" que o senhor Ron Fountenberry, mentor da banda, não dava notícias e, mesmo assim, pouco ou nada se sabe sobre este trabalho. Parece uma compilação de temas inéditos, mas a receita é mesmo de fazer crescer água na boca e permite substituir um eventual e sempre adiado segundo álbum dos Postal Service. (Afinal é mesmo um disco novo recusado pela editora...)
Entre as 18 canções está uma versão fantástica de "1983", tema de uma anterior encarnação sob a capa de Incredible Moses Leroy, uma das nossas canções pop preferidas de sempre e que aqui recebe um tratamento ainda mais 80's. Irresistível!

1983 by Softlightes

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ 2012!

ARTE A BRILHAR


















Já emitido no passado dia 15, o filme de Martin Scorcese "Shine a Light" à volta de dois concertos dos Rolling Stones no Beacon Theater de Nova Iorque no Outono de 2006 regressa hoje à antena do Arte por volta da 1h30 da madrugada. É o que se chama um canal brilhante.

ONDA LUISIANA














São quarenta anos de rádio principalmente a divulgar música. Luis Filipe Barros, o man "Rock & Stock", deixa amanhã a rádio pública e vale a pena ouvi-lo a contar histórias rock & roll em entrevista
Lembram-se disto e mais isto?    

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O QUE É NACIONAL...













é sempre bom, dizemos nós! 
Numa oferta já com algumas semanas da amiga Fuel Friend, duas novas canções dos The National estavam, no entanto, esquecidas no iPod e só agora lhe demos a merecida atenção. Captadas em Toronto num programa de televisão local, os temas "Rylan" e "I Need My Girl" têm sido ultimamente testados ao vivo e esta última teve até a presença em palco na mesma cidade do amigo Owen Palett, como o comprovam os diversos videos do youtube, numa colaboração já longínqua e que esperamos que se mantenha no próximo álbum ainda sem data. Sem data também um qualquer concerto em Portugal para 2012, o que atendendo à regularidade com que nos visitam, não deve tardar a ser confirmada...
Entretanto, a banda aceitou o convite de Shigeru Miyamoto, criador da saga Super Mario, para compôr a totalidade da banda sonora de Super Mario Galaxy, jogo em desenvolvimento para as consolas Nintendo e Wii U, o que potenciará alcançar novos e variados públicos. Relembra-se que os The National tinham já este ano contribuído com o tema inédito "Exile Vilify" para o videojogo Portal2



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

(RE)LIDO #40





















THE ROLLING STONES
DISCOGRAFIA PORTUGUESA A 45 RPM
de Abel Soares Rosa, Jorge Nogueira, Pedro Freitas Branco. Lisboa: Edição Blogue Beatles Forever, 2011
Na senda da primeira aventura do género sobre os singles e ep's editados em Portugal pelos Beatles, eis que surge agora, em algumas bancas seleccionadas, um novo episódio dedicado aos The Rolling Stones. Como em equipa ganhadora não se mexe, a receita é a mesma, ou seja, a reprodução em formato (quase) real das capas de todas as pequenas rodelas conhecidas que os Strolling Bones (upps!) editaram por cá e nas respectivas colónias, sim, porque por aqui aparecem até sete polegadas moçambicanos! Acresce ainda a inclusão de inúmeros recortes, notícias e destaques dados à banda pela imprensa escrita lusitana, desde os primeiros tempos até ao último concerto lisboeta de 2007, reproduções de cartazes e outra memorabilia afectuosa devidamente comentada. Desta vez a autoria é partilhada por Abel Rosa com outros dois "dependentes" sérios, Jorge Nogueira e Pedro Freitas Branco, que contam na primeira pessoa e de forma despeitada o porquê da sua "doença" e como têm lidado com ela ao longo de muitos e muitos anos. Por defeito profissional, claro que gostaríamos de ver incluída mais informação sobre a autoria das capas (ainda estamos por descobrir de quem é a famosa fotografia do single "Start Me Up" ou o design arrojado de "Angie"), mas o livro não tem, seguramente, objectivos enciclopédicos. Despretensioso no bom sentido, raro na cumplicidade, esta é uma manifestação de carinho e dedicação que seguramente enche de orgulho os editores e autores e nos dá a nós leitores muito gosto desfolhar. Curioso, no entanto, que seja um blogue dedicado aos Beatles a apostar nos ditos rivais, mas tendo em conta que os Stones cantaram temas oferecidos pelos de Liverpool ("I Wanna Be Your Man") tudo está, obviamente, perdoado... 
Atendendo à avalanche que aí vêm em 2012, com o 50º aniversário da banda (febre que só agora começou e que já chegou ao negócio dos skis!), diríamos que este livro é, no mínimo, uma magistral jogada de antecipação.   

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

UAUU #10

VERSÃO HABITUAL


















Mantendo uma tradição da época, Sondre Lerche oferece a todos uma versão de uma das suas canções preferidas de 2011. Este ano a eleita foi "Countdown" de Beyoncé que pode ser descarregada no site oficial. Na lista de preferências do norueguês agora radicado em Nova York, estão outros grandes temas muito ao gosto aqui da casa, como são o caso de Sandro Perri, Destroyer, Cass McCombs ou Lykke Li. Extremo bom gosto!    


Sondre Lerche - "Countdown" by CHARTattack

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

THANKS!


















Desde muito cedo, dos tempos em que se intitulavam Rachel Unthank And The Winterset, que Becky e Rachel Unthank, acompanhadas pelo pianista e produtor Adrian McNally, demonstraram um enorme fascínio pelas canções de Anthony Hogarty e de Robert Wyatt. Ao vivo não dispensavam até uma cover de "For Today I Am A Boy" e "Sea Song" de Wyatt foi incluído no segundo álbum "The Bairns". Há um ano atrás, surgiu a ideia de apresentar ao vivo uma selecção de temas desses compositores ao jeito de "Songbook" e o resultado foi a edição em Novembro passado do disco "The Songs Of Robert Wyatt & Antony & The Johnsons". Captados em dois concertos na londrina Union Chappel, os seis primeiros temas dizem respeito a versões de Anthony e os restantes nove são uma selecção cuidada da imensidão de talento de Robert Wyatt. Este é o primeiro volume de vários discos já em carteira a que chamaram "Diversions" e que incluirá a edição de colaborações diversas, como por exemplo as que realizaram com a National Champions of Great Britain e a Brighouse and Ratrick Brass Band ou a banda sonora interpretada ao vivo para um filme que documenta os antigos estaleiros navais ingleses. 
Elogiado como um benção por ambos os músicos retratados, este é um álbum para ouvir no conforto do lar, antes ou depois do novo de Kate Bush ou antes ou depois da menina Birdy...

(RE)VISTO #40


















YOUNG @ HEART
de Stephen Walker e Sally George, 2007
RTP2, 25 de Dezembro de 2011
Há já alguns anos que a programação televisiva de qualquer dia de Natal repete um única fórmula: filmes de preferência para os mais novos, o que quase sempre é sinónimo de animações em banda desenhada em catadupa e sobreposição. Foi por isso particularmente feliz a emissão a meio da tarde no segundo canal da RTP deste magnífico e já famoso filme documentário. 
Na cidade americana de Northampton surgiu há já três decádas um coro de idosos incomum pelo reportório escolhido para as suas actuações. Temas dos Talking Heads, Sonic Youth, James Brown, Jimmi Hendrix, Clash ou até Coldpaly são ensaiados com abnegação por homens e mulheres para os quais a música é sinónimo de camaradagem, amizade e espírito jovem. Famosos pelas digressões na Europa e principais cidades americanas, o colectivo enfrenta verdadeiros desafios na interpretação de canções de artistas de que raramente ouviu falar, mas que são assumidos como inspiradores da sua vida diária entre hospitais e lares de recolhimento. Liderados por um maestro persistente e arrojado, o colectivo tem neste documento uma prova inequívoca de que o canto e a música são, no fundo, uma fonte de libertação e, sem exageros, de vida, como o prova o disco que os Young @ Heart se encontram agora a gravar.
Divertido e verdadeiramente emotivo, este é sem dúvida um daqueles documentos que devia merecer, por todas as razões, um horário nobre de emissão no principal canal da televisão pública.        

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

BOM NATAL!





















Afinal, isto de capas de discos de Natal não é só mania aqui da casa, havendo até quem promova, e muito bem, exposições alusivas. Entre os exemplares da nossa colecção e se tivessemos que seleccionar um dos preferidos, este "Tijuana Christmas" ocuparia certamente uma das primeiras posições. A capa é única, de impressão cartonada e acetinada, num corte-e-cose de design e maquetagem incrível. Reparem bem naquelas bolas natalícias no final do trompete... O disco é já de 1968, tem o selo da mítica Hallmark inglesa e certamente outras edições se seguiram, tendo em conta algumas diferenças no tratamento da capa que surjem pelo youtube. A música, por outro lado, é sem dúvida eficaz, alegre, descomprometida e carinhosa e funciona à mil maravilhas, com aquele swing tropical que faria até com que o Don Draper esboçasse um sorriso!
Bom Natal para todos. 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

FAROL #98










 "O que se perde pode ser encontrado e o que se encontra pode ser novamente perdido".
Esta é a lógica da oferta que Lykke Li está a promover junto dos seus admiradores, onde humildemente nos incluímos. Com o nome de "The Lost Sessions Vol. I" a amabilidade junta três pedacinhos fabulosos do ultimo álbum em versões alternativas, a saber "Follow Rivers", "Jerome" e "Youth Knows No Pain" e estão disponíveis directamente através do seguinte link. Prendinhas deste calibre não têm preço.

SINGLES #26





















FATHER ABRAHAM and THE SMURFS - Christmas In Smurfland
Decca FR 13819, França, 1978, 45RPM
Temos pelos discos de Natal, particularmente os de vinil, uma inexplicável atracção, o que leva a que a colecção vá crescendo a olhos vistos sem justificação. Há, no entanto, uma assinalável quantidade deles que apesar de adquiridos nunca foram sequer escutados ou estudados... É o caso deste sete polegadas de 1978, uma brincadeira de época que só agora decidimos prestar mais atenção tendo em conta a situação actual do país, o corte de subsídios e as previsões escurecidas para os próximos tempos. Ou seja, uma verdadeira estrumfada! Como certamente repararam, os Smurfs renasceram este ano via filme em 3D, mas o que é certo é que um holandês chamado Pierre Kartner, o tal Father Abraham, empreendeu há muito uma veia musical à banda desenhada com êxito atrás de êxito e que, para esquecer tristezas, acaba até por resultar. Bem vindos ao Natal aqui na terra, uma verdadeira Smurfland!

(RE)LIDO #39

EXILE ON MAIN ST.
de Bill Janovitz. New York: Continuum Books, 2005
Talvez já tudo tenha sido dito e escrito sobre "Exile On Main St.", disco quase maldito dos Rolling Stones e considerado por muitos o melhor exemplo do que deve ser um álbum de rock & roll. Para quem leu a biografia de Keith Richards, como nós, todo o ambiente das gravações efectuadas na Riviera francesa é recuperado por uma inúmera série de situações recambolescas, desde passeios nocturnos ilegais de barco no mediterrâneo até dias sem dormir à custa de muitas doses e alucinações... Escrito cinco anos antes, este pequeno livro da excelente série Contiuum, pode não apresentar muitos desses pormenores só revelados com a auto-biografia, mas não é por isso que deixou de ter uma enorme validade. Janovitz, líder dos extintos Buffalo Tom, foi desde miúdo um acérrimo fã da banda e em particular deste "Exile On Main St.". Atendendo a essa "doença", não resistiu a contar como é que esta música gravada em pleno território europeu é mais americana do que muitas outras. Para o efeito, faixa a faixa, o autor descreve de forma brilhante inúmeros pormenores reveladores das potencialidades e virtudes das canções, o que só está ao alcance de um músico experiente e, nitidamente, perspicaz. Não resistimos ao longo da leitura do livro a ligar o iPod, escolher o álbum e confirmar que ao minuto X da faixa Y surgirá uma qualquer desafinação, um coro feminino, uma batida diferente ou uma guitarra em sobreposição de que o autor tentou e conseguiu identificar o porquê e a autoria! Uma verdadeira análise à lupa que permite uma melhor percepção da grandeza deste trabalho e da dificuldade em escolher o melhor alinhamento e selecção de todo o material registado tão intensamente naquele Verão em Nellcôte. Para o provar aqui fica uma dessas grandes canções que não coube nos quatro lados dos vinis editados em 1972 e que, por isso mesmo, não fez parte das considerações de Janovitz, mas que certamente ele saberia esmiuçar na perfeição.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

RUFUS E O SUCESSO














E se o próximo disco de Rufus Wainwright fosse gravado em dois meses, tivesse Mark Ronson como produtor, os Dap-Kings a tocar em fundo, o Nels Cline dos Wilco a solar e a irmã Martha a ajudar, como habitualmente, nas vozes? Parece inverosímel, mas o que é certo é "Out Of The Game", nome do álbum, sai na Primavera, respira pop e dança por todo o lado e é, nitidamente e como reconhecido, uma (última?) tentativa de alcançar um sucesso global e comercial até aqui ainda não conseguido. Um dos novos temas - "Candles" - será dedicado à mãe Kate e foi já apresentado ao vivo, dessa vez em memória de Amy Winehouse... Pelo meio, há uma filha para criar, a ópera "Prima-Dona" na Brooklyn Academy of Music em Fevereiro e outras confissões a descobrir via Stereogum.    
Em época de Natal, realizou-se a já habitual e beneficente reunião de família e ilustres convidados em cima do palco do Town Hall de Nova Iorque e Rufus apresentou-se ontem no programa Late Night With Jimmy Fallon onde cantou "Cantique de Noel/Minuits, Chrétiens", uma versão francesa do tema "O Holy Night" na companhia dos sempre em forma The Roots. Maravilha.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

UAUU #9

STOP THE PRESS!













A espera por "Maraqopa", o novo álbum de Damien Jurado, já se torna fastidiosa. Por todos os meios, há que saber um pouquinho mais sobre ele e foi assim que descobrimos esta recente sessão video realizada a semana passada na sua cidade natal a convite do jornal "Seattle Times". Para o efeito foi usada a antiga oficina de impressão situada na cave do edifício, mas há muito abandonada. Sabemos perfeitamente o que são estes locais industriais, plenos de histórias e patines fabris e aqueles cheiros a tintas velhas e massas consistentes... No local, Jurado tocou quatro novas canções enquanto a sua esposa Sarah Jurado realizava as fantásticas fotografias que podem conferir por aqui. O tema título que abaixo se reproduz é espantoso. Os restantes videos estão também disponíveis.  
Entretanto, a digressão europeia do artista tem fixadas oito (8!) datas em Espanha no próximo mês de Março, sendo que a 18 daquele mês Jurado estará em Ourense, ou seja, a pouco mais de duzentos quilómetros do Porto. Quem sabe...    

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

3 X 20 ESPECIAL 2011













20 CANÇÕES X 20 ÁLBUNS X 20 CONCERTOS
+ 10 Low + 10 High 2011

Em ano difícil, aqui ficam as nossas preferências musicais estendidas a um país/mundo cada vez mais ao jeito do grande e sábio João Pinto: "estavamos à beira do abismo, mas conseguimos dar um passo em frente..." 


20 Canções:
1. METRONOMY - The Look
2. TORO Y MOI - Still Sound
3. WILCO - I Might
4. STEPHEN MALKMUS AND THE JICKS- Brain Gallop
5. WILD BEASTS - Loop the Loop
6. THE BLACK KEYS - Lonely Boy
7. FLEET FOXES - Helpleness Blues
8. PJ HARVEY - The World That Maketh Murder
9. DESTROYER - Kaputt
10. ARCTIC MONKEYS - The Hellcat Spangled Shalala
11. JENS LEKMAN - An Argument With Myself
12. PATRICK WOLF - The Days
13. JAMES BLAKE - Limit To Your Love
14. BATTLES feat. Matias Aguayo - Ice Cream
15. REAL ESTATE - It's Real
16. LANA DEL REY - Video Games
17. LITTLE DRAGON - Ritual Union
18. MICHAEL KIWANUKA - Tell Me a Tale
19. AVI BUFFALO - How Come
20. ELEANOR FRIEDBERGER - My Mistakes


20 Álbuns:
1. DESTROYER - Kaputt
2. KATE BUSH - 50 Words For Snow
3. BILL CALLAHAN - Apocalypse
4. JUNE TABOR - Ashore
5. METRONOMY - The English Riviera
6. PJ HARVEY - Let England Shake
7. WILD BEASTS - Smother
8. REAL ESTATE - Days
9. WILCO - The Whole Love
10. STEPHEN MALKMUS AND THE JICKS - Mirror Traffic
11. JAMES BLAKE - James Blake
12. FLEET FOXES - Helpleness Blues
13. THE BLACK KEYS - El Camino
14. JONHATAN WILSON - Gentle Spirit
15. SCOTT MATTHEWS - What the Night Delivers
16. THE WHITE DENIM - D
17. THE STEPKIDS - The Stepkids
18. BON IVER - BON IVER
19. ATLAS SOUND - Parallax
20. CASS McCOMBS - Wit's End


20 Concertos:
1. WILCO, Auditorio Mar de Vigo, 4 de Novembro
2. SHARON JONES & THE DAPKINGS, Casa da Música, 3 de Julho
3. JOHN GRANT, Auditorio de Espinho, 19 de Outubro
4. THE STEPKIDS, Plano B, Porto, 7 de Dezembro
5. JOANNA NEWSOM, Caixa Nova, Vigo, 22 de Janeiro
6. ANNA CALVI, Hard Club, 12 de Setembro
7. TWIN SHADOW, Auditório Mun. Vila do Conde, 26 de Maio
8. EMERALDS, Serralves, 23 de Julho
9. STRANDED HORSE, Passos Manuel, 12 de Fevereiro
10. MGMT, Parque da Cidade/Queimódromo, Porto, 4 de Maio
11. TORO Y MOI, Auditório Mun. Vila do Conde, 27 de Maio
12. JONHATAN WILSON, Auditorio Mar de Vigo, 4 de Novembro
13. ANNE SOFIE VON OTTER & BRAD MHELDAU, Casa da Música, 26 de Março
14. DAVE DOUGLAS "TEA FOR 3", Serralves, 23 de Julho
15. GANG GANG DANCE, Serralves, 29 de Maio
16. LEE RANALDO, Casa da Música, 19 de Novembro
17. EUROS CHILDS, Museu Nac. Machado de Castro, Coimbra, 8 de Outubro
18. RAINBOW ARABIA, C.C.Vila Flor, Guimarães, 16 de Julho
19. MOON DUO, Serralves, 23 de Julho
20. ELEANOR FRIEDBERGER, Museu Nac. Machado de Castro, Coimbra, 8 de Outubro


10 Low:
. A sujidade e imundice, dia e noite, da baixa do Porto;
. O monstro Merkozy que ataca sempre tarde e a más horas;
. A indiferença generalizada pelo cancelamento da Cinemateca do Porto; 
. O termos falhado demasiados concertos imperdíveis;
. O fim não muito bem explicado, como convém, dos White Stripes;
. A nítida perca de qualidade, coerência e actualidade da RTP2;
. O descontrole estúpido das praxes académicas;
. As redes sociais e o aumento das quebras de amizade e casamentos;
. O hábito, perdido, de jogar ténis com os amigos;
. Um país, Portugal, sempre adiado e cada vez mais injusto.

10 High:
. O podermos ouvir rádio sem irritação = Vodafone Fm;
. A aterragem milagrosa do Primavera Sound na Invicta;
. A corrida como revigorante físico e anti-stress;
. A leitura, sempre a crescer, de livros e imprensa;   
. O paraíso visual do canal Arte;
. O termos aprendido a gostar ainda mais dos Rolling Stones;
. A descoberta tardia mas viciante da série "Mad Men";
. O regresso inesperado e inacreditável da Kate Bush;
. A irrequieta e amável Sharon Jones nos bastidores da CDM; 
. Por todas as razões, o fabuloso dia azul e branco passado em Dublin.

Especial 2010

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NOVO LAMBCHOP EM FEVEREIRO


















A notícia de um novo disco dos Lambchop é, no nosso caso, motivo para festejar. O senhor Kurt Wagner, um dos nosso heróis de estimação, motivou já uma viagem em menos de três horas, decidida em cima da hora, só para o ver na companhia dos seus amigos de Nashville no palco do extinto Paradise Garage em Abril de 2002 e para ficarmos, já na altura, completamente agarrados. Como banda, os Lambchop já cá andam há quase vinte anos e será sempre muito difícil escolher qual o melhor disco duma discografia coerente e bonita. O último e também magnífico "Oh, Ohio" tem já três anos, mas surge agora a confirmação de um novo álbum, o décimo primeiro, de nome "Mr. M" a sair pela Merge Records em Fevereiro de 2012. Gravado num estúdio instalado num bungalow de praia, o disco é dedicado a Vic Chessnut e reúne, como sempre, algumas meditações líricas sobre o amor ou a falta dele, temáticas envolvidas nas habituais e majestosas orquestrações e guitarras tão ao jeito do mestre Wagner. Os colaboradores e músicos são os de sempre a que se junta a voz de Cortney Tidwell que partilhou com Wagner um disco em 2010. A imagem da capa pertence a uma série de pinturas intitulada "Beautillion Millitaire 2000" que o próprio Wagner desenvolveu. Está prometido uma intensa digressão que passa pela Europa e uma edição do disco em vinil que, na versão limitada, tem como bom bons uma versão dos Beach Boys e uma gravura da imagem de capa devidamente autografada por Wagner, um membro graduado da Memphis Academy of Arts!
Aqui fica um bocadinho açucarado da nova lambarice... 

.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ÁLBUM PARA KIWANUKA

















Michael Kiwanuka, uma das revelações do ano, tem finalmente data marcada para a edição do ábum de estreia. Chama-se "Home Again" e a 26 de Março proximo aparecerá, em primeira mão, na Amazon inglesa. Não sabemos qual o será o alinhamento, mas apostamos que o disco acabará por reunir todos as canções dos 3 EP's entretanto lançados, o último dos quais terá precisamente o mesmo tema título e estará disponível no primeiro dia do ano novo. É o que se chama entrar com o pé direito!

PATRIMÓNIO MUNDIAL




















Em tempos natalícios, esqueçam os ding-dongs, os pais natais "back in town" ou as pópotas gordas. Não percam tempo em compilações ou outras irritações sonoras. Comprem, roubem ou peçam emprestado o disco póstumo de Amy Winehouse e façam o favor de o pôr tocar bem alto no rádio do carro, no banho, no local de trabalho, no telemóvel ou iPod porque estas canções deviam ser obrigatórias em todas as casas hipotecadas, nas ruas da crise, nos shoppings do deficit ou nas lojas em descontrole financeiro. Não pensem em homenagens, tributos, top's ou outras pieguices. Esta música está acima de tudo isso. Mesmo. Ponto final.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

THE STEPKIDS, Plano B, Porto, 7 de Dezembro de 2011













Tal como se comentava ontem com o amigo habitual destas andanças, nos últimos anos o Porto tem tido sorte na rapidez com que novos e prometedores projectos ou artistas acabam por se apresentar, ainda frescos, por palcos pequenos no tamanho mas vibrantes na proximidade. Foi o caso, entre muitos exemplos, de Kurt Vile nos Maus Hábitos (Dezembro de 2009) ou dos agora badalados Real Estate no Plano B (Fevereiro de 2010) e com os Stepkids seria previsível que aconteceria o mesmo. Em todos estes espectáculos são músicos humildes que montam e desmontam os instrumentos, experimentam recursos, vendem directamente os seus discos em bancas improvisadas e atiram-se de cabeça para a frentre dum palco que desconhecem e de um público também ele expectante e pronto a ser surpreendido. Com um magnífico álbum como cartão de visita, o trio norte-americano, que fazia a estreia por cá, apostou na simplicidade e eficácia e, claro, foi o suficiente para se tornar memorável. Vestida de branco, cor dos panos com que cobriram a restante aparelhagem, a banda entrou decidida a fazer estragos, enquanto umas eficazes projecções coloridas ao jeito psicadélico preenchiam a totalidade do palco. Som pleno, principalmente o brutal baixo do também vocalista Dan Edinberg e que, especialmente em "Sweet Salvation", foi uma das pedras de toque de uma noite, já madrugada, pela qual valeu a pena a espera. Há por ali muito treino, traquejo e mestria no tratamento soul/funk/rock de canções como "Shadows on Behalf", "Suburban Dream" ou "Cup Half Full" que, em versão ao vivo, ganham uma ainda maior dimensão sónica e experimental, ou não fossem os Grateful Dead, como confessado, um dos guilty pleasures assumidamente reconhecido. Não há que enganar, pelos Stepkids repousará uma das coroas de glória de 2011 prontinha a transformar-se num fenómeno musical de eleição para o próximo ano. Eles bem o merecem.







quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AIR A TRIPAR


















Os franceses Air realizaram a banda sonora para a versão restaurada e colorida do clássico filme de George Méliès "Le Voyage Dans La Lune" de 1902. Apresentado na passada edição do Festival de Cannes, o filme será incluído em DVD numa versão especial do novo disco. Este filme tem, aliás, um papel importante na mais recente película de Martin Scorcese, "Hugo", fantasia em 3D que estreia em Portugal em Janeiro com o título de "A Invenção de Hugo" e onde o personagem principal tem um gosto especial pelas imagens em movimento do mestre francês.
Quanto aos novos temas, Nicolas Godin confirmou-os como mais orgânicos e com uma sonoridade aproximada a um disco ao vivo. O primeiro exemplo é "Seven Stars", uma colaboração fantástica com Victoria Legrand dos Beach House. O disco estará nas loja a 6 de Fevereiro próximo.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SEJAM BEM-VINDOS A MARAQOPA


















No site de Damien Jurado estão já as directrizes para "Maraqopa", uma minúscula povoação de dois habitantes, ou seja, o próprio Jurado e Richard Swift. Desde 2010 com "Saint Barlett" que a dupla não se larga e a mais recente colaboração terá a luz do dia em Fevereiro do próximo ano através da Secretly Canadian. Uma pequena amostra de nome "Nothing Is The News" está já disponível para audição e descarga.

"Nothing is the News" by Damien Jurado by DOJAGSC

FAROL #97










O site NoiseTrade, com o Natal à porta, decidiu oferecer uma compilação catita a que chamou "American Songwriter Sessions". Basta aceder ao site, preencher o email e na volta esperar o link para temas de Damien Jurado, Vetiver ou Ron Sexsmith e muitos outros artistas a descobrir como Harper Simon, filho do grande Paul Simon!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

(RE)LIDO #38






















TOUCH ME I'M SICK
de Charles Peterson. New York: Power House Books, 2003
O grunge teve Seattle como epicentro explosivo de um fenómeno musical que rapidamente se espalhou pelos cinco continentes. O fotógrafo Charles Peterson viveu, desde o início e de muito perto, toda a agitação expontânea de inúmeras bandas que mais tarde se tornariam fenómenos à escala mundial. Entre as 92 fotografias a preto e branco escolhidas para este livro, surgem em particular destaque os Nirvana e a suas agitadas convulsões ao vivo, imagens impressionantes quer pela oportunidade quer, acima de tudo, pela proximidade intimista que denotam, onde Peterson assume quase o papel de reporter em zona de perigo. Mas há outras bandas míticas retratadas, dos Mudhoney (cuja título de uma canção deu nome ao livro), aos Sonic Youth, dos Black Flag aos Pussy Galore, passando por Henri Rollins, Soundgarden e, claro, Pearl Jam. Na introdução ao livro Eddie Vedder conclui: "Personally, I will say that not all of these photographs are easy to take in. Rock and roll allowed my dreams to come true. Including the nightmares", o que evidencia, certamente, a crueza e beleza destes instantâneos. Ou seja, este é já um álbum clássico da fotografia do rock e da música moderna.



2 OU 3 DE MARÇO, DIA DE ST VINCENT













A edição portuense do Festival Vodafone Mexe tem já uma excelente confirmação: St Vincent/Annie Clark toca na cidade no fim de semana de 2 e 3 de Março do próximo ano. O evento pretende mexer com a zona de Passos Manuel, tal como acontece nas noites Alta-Baixa (bares Passos Manuel, Maus Hábitos e Pitch), mas estende-se ao Coliseu, ao Ateneu, ao Sá da Bandeira, à FNAC St. Catarina e à própria Garagem Passos Manuel. Mais um grande concerto agendado para 2012!