quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
DRAKE: SEIS PÁGINAS DE UMA VEZ SÓ!
Só mesmo Nick Drake para nos fazer voltar a gastar quase três euros na Blitz. São seis páginas cuidadas, bens escritas como sempre por Rui Miguel Abreu e que trazem novidades: o tal livro de fotografias que custa os olhos da cara mas no qual dá vontade de perder a cabeça e a confirmação pelo próprio Joe Boyd da saída na Primavera do disco que documenta os espectáculos The Songs of Nick Drake: Way To Blue que já percorreram diversas cidades e continentes. Claro que a capa com o Bowie a mandar-nos calar também ajuda...
BEAUTIFY JUNKYARDS, filme/concerto, Teatro Rivoli, 25 de Fevereiro de 2013
A ementa parecia irresistível e, no nosso caso, inédita: assistir pela primeira vez em sala ao mítico filme animado "Planeta Selvagem" de René Laloux e à estreia simultânea dos Beautify Junkyards pelo Porto. Sala bem composta e mesmo com o incompreensível senão da legendagem ser em inglês (projecção a partir de um DVD?), a sessão foi bem agradável. A animação é, por si só, um clássico ao jeito surrealista do "Submarino Amarelo" dos Beatles mas com uma óbvia mensagem política inspirada na invasão e ocupação russa da Checoslováquia iniciada em 1968. Temos, assim, os oprimidos e os opressores em versão metafísica de cenário extraterrestre e personagens humanóides bem ao jeito utópico dos anos 70 mas de uma ternura assinalável ao fim de quarenta anos! A banda sonora original, como pode ser comprovado abaixo, deita mão das típicas guitarras wah wah da época e foi difícil perceber na projecção de ontem o que foi musicalmente suprimido e o que foi acrescentado. A subtileza e o (demasiado) respeito com que os Beautify Junkyards encararam o desafio tornou quase impreceptível alguma da nova roupagem, deixando fluir os diálogos e só arriscando alguns sons crescentes em sequências que o requeriam, mas onde o colectivo lisboeta poderia ter tripado, por assim dizer, um pouco mais para longe. O final já com a ficha técnica a passar foi a única excepção, talvez por ser maior o espaço para intervir, e bem, com uma sonoridade nórdica a preceito. É bom ver e ouvir, finalmente, os filmes concerto no Fantas!
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
FRYARS REVIGORADOS
Em 2007 e aos 18 anos, o baterista inglês Ben Garrett compôs "The Ides", uma valente canção eleita aqui pela casa como uma das vinte melhores de 2008 e que se pode e deve recordar abaixo. Escondido atrás do nome Fryars e após mais um prometedor EP ("The Perdidy"), o álbum lançado no ano seguinte, mesmo incluíndo os temas mais antigos, custou um pouco a digerir - "Dark Young Hearts" apesar de admirável para uma tão jovem e solitária alma não disfarçava, audição a audição, um travo a desilusão. Compreende-se, então, que Garrett se tenha recolhido num longo período de pousio, procurando inspiração e ajuda (dos Cajun Dance Party, p. ex.) para um vigoroso crescimento natural. Os dois novos temas ("Love So Cold" e "In My Arms") que desde final de 2012 lançou em versão 12" de vinil com excelente desenho de Davy Evans (o mesmo do novo The XX) comprovam uma indisfarçavel maturidade de longo alcance. Atentos estão os Local Natives que já deram a Garrett a primazia na remistura de "Heavy Feet", uma das novas canções e todos, como nós, que não resistem à onda. Ouça-se a demo de "Prettiest Girls Fly Highest" para ser fácil adivinhar que temos homem!
ARQUIVOS DOS RILO KILEY
A banda da menina Jenny Lewis, os Rilo Kiley, deitou mão às canções que ao longo de mais de dez anos ficaram esquecidas pelos lados B dos singles e outras que não chegaram a ser lançadas e reuniu uma colectânea de nome "RKives" a ser lançada em Abril. Um primeiro avanço é este grande "Let Me Back In".
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
PATRICK WATSON ARTÍSTICO
No final do ano passado foi lançado um desafio aos fãs de Patrick Watson para produzirem um video para o fabuloso "Blackwind", canção que faz parte do último "Adventures In Your Own Backyard". Entre as inúmeras propostas recebidas saiu vencedora a da artista canadiana Chloé Poirier Sauvé que, para além das 2000 libras esterlinas do prémio, ganha ainda o direito a video oficial. Recorda-se que Patrick Watson é o cabeça de cartaz do Festival Para Gente Sentada deste ano que se realiza num único dia, sexta-feira, 8 de Março, ao lado de Little Friend, Emmy Curl e Mélanie Pain.
LA HAVAS AU CINÉMA
São duas das principais baladas do disco de estreia de Lianne La Havas e receberam simultaneamente um tratamento cinematográfico com a ajuda de Colin Solal Cardo da equipa da La Blogothèque francesa. Uma pequena curta metragem em dois andamentos em que a própria Lianne assume o protagonismo. Para além de uma voz maravilhosa, parece que temos actriz!
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
MARK ITZEL, TIO!
Infelizmente não tivemos oportunidade de ver Mark Eitzel nem em Ourense nem no Lux. Damn! Já lá vão uns anos que não lhe pomos a vista em cima... O que vale nuestros hermanos da TVE e da RNE/Radio3 em boa hora decidiram gravar um especial com o próprio Eitzel, Itzel em castelhano, e respectiva banda (mesmo com o baterista de braço ao peito!) aquando da sua passagem por Madrid (12 de Fevereiro). Antes tinham feito o mesmo com o adorado Neil Halstead. Gracias!
Los conciertos de Radio 3 - Mark Eitzel
CASS McCOMBS: NOVA CANÇÃO E CONCERTOS
O tema inédito "If You Loved Me Before..." é a contribuição de Cass McCombs para a série de singles de vinil "Less Artists More Condos" da organização de caridade Famous Class com sede em Brooklyn. No mesmo âmbito o artista convidado tem a oportunidade de escolher para o labo B uma banda emergente da sua preferência, tendo McCombs seleccionado os White Magic que apresentam o tema "Out Beyond the Moon". As pequenas rodelas coloridas estão já à venda. Entretanto e segundo o Jornal de Notícias de hoje, Cass McCombs tem concertos marcados para Lisboa a 3 de Maio e no dia seguinte na Casa das Artes de Famalicão o que é, sem dúvida, uma óptima notícia! Recorda-se que McCombs esteve no Porto durante o Mexe Fest do ano transacto para um excelente concerto no Sá da Bandeira que terminou às escuras com o magnífico "County Line".
KEATON HENSON, O SOLITÁRIO


.jpg)
Já sabemos que Keaton Henson gosta muito pouco de falar, seja de si próprio seja sobre outro qualquer assunto. O sempre atento The Guardian pôs-se em campo para tentar saber porquê, deslocando-se ao apartamento londrino do artista para lhe fazer algumas perguntas e bater umas fotos. O resultado até que acrescenta pistas para aclarar a dimensão solitária de Henson e a sessão fotográfica acabou por revelar-nos um personagem bem fotogénico e simpático. Timidez ensaiada? Bom, os apelos e frases como os de cima que vai publicando no seu facebook confirmam uma estratégia de contínua afronta masoquista que, sinceramente, começa a resvalar perigosamente para uma postura "Nick Drake Wannabe" ou, como alguém já escreveu, "Nick Drake Chic"! O que nos interessa mais, contudo, é que o segundo disco de originais está já cá fora e tem, como sempre, uma edição especial com desenhos do próprio Henson. Chama-se "Birthdays", inclui todos os singles prévios que por aqui fomos dando conta, foi gravado na California com o produtor Joe Chiccarelli (The Shins ou The Strokes) e tem convidados de luxo como a menina Jesca Hoop, Tyler Ramsey (Band Of Horses), Sune Rose Wagner (The Raveonettes) e até Matt Chamberlain (ex-Pearl Jam). Tudo parece mais eléctrico e aventureiro e, atendendo a que Henson começou finalmente a tocar ao vivo, chegou a hora de sair da sombra e apanhar um pouco de sol!
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
(RE)VISTO #46
BELLE AND SEBASTIAN
If You're Feeling Sinister
de RJ Bentler. EUA; Pitchfrok Classic, 2013
O ano de 1996 foi certamente inesquecível para os Belle & Sebastian e para uma prol de novos mas ferrenhos fãs que nunca mais lhe perderam o rasto. Recordamos bem essa descoberta, a procura quase doentia de uma gravação de "Tigermilk", um álbum rudimentar dito desafinado de que se fizeram tão poucos vinis, verdadeira relíquias raras já na altura. O que vale uma tal rede chamada Internet propagou os mp3 e o mito cresceu entranhado em muitos de nós até aos nossos dias. Para além de uma colecção de bootlegs ouvidos avidamente na época, já lemos quase tudo sobre os B&S, já vimos documentários ou programas de tv mas não conseguimos nunca mais "desligar". Este documento que a Pitchfork nos oferece consegue fazer-nos perceber ainda melhor, como se fosse preciso, o fenómeno escocês concentrando a dependência em "If You're Feeling Sinister" também de 1996, tido, seguramente, como a obra prima da banda. Canções ainda hoje arrepiantes pela frescura que emanam e que uma excelente narrativa "song by song" com todos os músicos e produtores envolvidos confirma unanimamente como um clássico imediato. Sem remédio nas últimas noites, lá tivemos que desempoeirar o CD, carregar no play do leitor e pela enésima vez saborear tamanho prazer. Cá os esperamos em Coura... pela fresquinha.
KYLIE, MAIS UMA PARCERIA
O projecto experimental Múm, que vimos ao vivo já no longínquo ano de 2004 no Sá da Bandeira, juntou-se a Kylie Minogue para escrever "Whistle", canção principal da trilha sonora do filme do ano passado "Jack & Diane" e cujo elenco tem a participação da própria Kylie. O tema foi co-produzido por Árni da banda islandesa FM Belfast e será incluído no próximo álbum dos Múm a editar no Outono. Quanto à fita, ainda não estreou por cá...
domingo, 17 de fevereiro de 2013
DOCINHOS!
Os Of Montreal, isto é Kevin Barnes e Rebecca Cash, gravaram dois bombons acústicos para o Noisey e, como seria de esperar, ficamos agarrados!
RICO AQUECIMENTO!
A desistência aparente da Vodafone pelo Mexe Fest Porto teve este fim-de-semana uma explicação indirecta. Em tempos de vacas magras percebe-se que apoiar dois festivais a norte era demasiada fruta, apostando-se, então, num desdobramento do patrocínio em duas partes: a principal, que decorre em Paredes de Coura em Agosto e um aquecimento prévio a decorrer a 12 e 13 de Abril na Praça Dom João I no Porto (estava a pedi-las!) para onde se confirmam para já, ò alvissaras, os The Wedding Present, Everything Everything, Omar Souleyman, No Age, Veronica Falls, Lee Ranaldo e os portugueses Linda Martini. O evento tem o nome pomposo de Paredes de Coura Warm Up e cada dia vai custar 15€ ou 25 pelos dois.
Comprando bilhete para Coura em Agosto dá direito a desconto?
Quanto a David Gedge e Cª, vão tocar de fio a pavio o "Hit Parade", o "George Best" ou o "Bizarre"?
Comprando bilhete para Coura em Agosto dá direito a desconto?
Quanto a David Gedge e Cª, vão tocar de fio a pavio o "Hit Parade", o "George Best" ou o "Bizarre"?
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
CLÁSSICO #22
MAYER HAWTHORNE
Just Ain't Gonna Work Out
Quando a Stones Throw pôs cá fora em 2008 o primeiro single de Mayer Hawthorne parece que estava a prever que "Just Ain't Gonna Work Out" tinha algo de especial. Em vinil vermelho em forma de coração, a peça é verdadeiramente única e não descansamos até a ver rodar no gira-discos lá de casa antes que esgotasse. O que é facto é que ela continua ainda hoje disponível para aquisição e em dia dito de namorados passaria, sem dúvida, por um vistoso presente amoroso! O mesmo não se poderá dizer do teor da lírica - uma suposta confissão de desamor e abandono que na voz em falsete de Hawthorne ganha uma carga quase de provocação e de brincadeira mas que uma camada soul irrepreensível logo transformou num clássico moderno. Nos últimos anos o artista, que ainda não tivemos a oportunidade de ver ao vivo, aproveitou e de que maneira esta e muitas outras canções do seu reportório para se afirmar como um dos expoentes de um saboroso retro-soul que tem pelo pequeno vinil um gostinho especial - vejam bem a apetecível caixinha que está prestes a sair onde cabem 12 singles com os temas originais e instrumentais do último álbum "How Do You Do"... Em versão reggae, com os The Roots ou na companhia de Daryl I Can't Go For That Hall, esta é uma daquelas canções reconhecidamente intemporais que, apesar de todo o sarcasmo, merecerá sempre dança obrigatória.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




