quinta-feira, 30 de abril de 2009

PETER DOHERTY A QUEIMAR


A notícia é, no mínimo, estranha! O antigo líder dos Libertines actua na Queima das Fitas do Porto no próximo dia 8 de Maio, sexta-feira, em substituição de Eagle Eye Cherry, previamente agendado par esse dia, mas cujo concerto foi cancelado. Pete Doherty, que há dois anos esteve em Paredes de Coura com os Babyshambles, deverá apresentar temas do seu primeiro e recente álbum a solo “Grace/Wastelands”, embora ainda não haja a certeza se o concerto é em nome próprio ou com aquela banda. Sem dúvida, um concerto desafiante para ambas as partes...
Actualização: só faltava mesmo esta!

PÉROLAS!


Entre os nomes novos que “cairam” no nosso Ipod partimos muito recentemente à descoberta da sueca Anna Ternheim e do disco “Living on A Mayday”. O álbum é já do final do ano passado e as sonoridades envolventes acompanham uma voz suave a fazer lembrar El Perro del Mar ou Lykke Li, conterrâneas com quem Ternheim já dividiu o palco em digressões conjuntas. A surpresa estava, contudo, ainda para acontecer. Uma versão de Frank Sinatra começa então a soar nos nossos ouvidos, a que se seguem mais quatro, todas elas maravilhosas e surpreendentes. Não é certamente fácil desafiar o intocável Sinatra, mas escolher “New York, New York”, “Come Fly With Me”, ”Fly Me To The Moon”, “That’s Life” e até “Strangers in the Night” é um acto de coragem e, neste caso, de ousadia. As cinco covers fazem parte de uma edição limitada do álbum que contém um outro disco denominado simplesmente “Sings Sinatra” e é uma pérola em bruto!

COIMBRA É UM FESTIVAL


A Associação Lugar Comum, responsável pela promoção dos concertos dos The Dodos ou Ruby Suns no Salão Brazil de Coimbra, organiza nos próximos dias 20 e 21 de Maio o Festival Indie Songs Don’t Lie. O espaço escolhido é o bar Via Latina na mesma cidade e no primeiro dia actuam os canadianos Handsome Furs, um duo marido e mulher, onde se destaca Dan Boeckner responsável pelos Wolf Parade. Peter Broderick e Nils Frahm tocam no dia seguinte. Pormenores por aqui

quarta-feira, 29 de abril de 2009

FAROL #70



Enquanto vamos suspirando por um concerto dos brilhantes Department of Eagles, nada como ouvir e descarregar uma sessão que o duo concedeu no passado mês de Janeiro na rádio KCRW. Entre os seis temas apresentados destacam-se duas novas canções – “Not for long” e “You’ll Never Know” – e um som ainda mais suave e refinado! Entretanto, aconselha-se uma espreitadela ao novo vídeo do tema “No One Does it Like You” apresentado em Março no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) durante um concerto/evento esgotadíssimo…

ALGO QUE QUASE COMOVE...


A nossa amiga californiana Heather Browne do agora site I Am Fuel You Are Friends decidiu destacar algumas das actuações gratuitas realizadas por esse mundo fora aquando da celebração do Record Store Day do passado dia 18 de Abril. Entre as suas escolhas, realce para a versão de “Something” de George Harrison que Samuel Úria, na companhia de B-fachada, apresentou na Loja Flur de Lisboa. A versão é descrita como “the effing coolest thing I’ve seen in a while” e despertou também alguma curiosidade entre os comentadores do site. Na verdade, trata-se de uma brilhante reinvenção do clássico dos Beatles e que, quem sabe, poderá ser devidamente apreciada por estes lados já nos próximos dias 14 e 15 de Maio nas Quintas de Leitura do Teatro do Campo Alegre.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

COCOROSIE: O REGRESSO


As irmãs Casady regressam a Portugal já em Junho para um concerto no C.C. Vila Flor em Guimarães no dia 20, tocando também no CCB lisboeta no dia seguinte. O duo encontra-se actualmente em digressão e prepara paralelamente um novo disco de originais que pretende dar continuidade ao single ”God Has A Voice...” editado em 2008 e já destacado por estas bandas. Esta nova sonoridade é descrita como “música de dança espiritual inspirada por temas oceânicos e apocalípticos”!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

DUETOS IMPROVÁVEIS #92

EDU LOBO & SÉRGIO GODINHO
Canto triste (Vinicius de Moraes/Edu Lobo)
Programa “Atlântico”, RTP, 1998

DEUS. PÁTRIA. REVOLUÇÃO?


Estivemos ontem na estreia no Porto de “Deus. Pátria. Revolução”. Trata-se, segundo os autores, de uma "recriação musical de um vasto repertório que marcou a ditadura salazarista e o período pós-revolucionário de Abril, recorrendo à remistura de hinos, marchas e canções portuguesas de cariz fascista, revolucionário e religioso”. Ouvem-se, assim, temas ou excertos de artistas como Sérgio Godinho, José Afonso ou José Mário Branco misturados com canções da Mocidade Portuguesa, temas populares e até os gloriosos hinos do Benfica e dos Superdragões (ai estes são os filhos do dragão…)! Ao reportório, dividido em 15 quadros diferentes, só falta mesmo alguma coisa da Amália Rodrigues… No final, a sensação é inexplicável. Há momentos em que julgamos estar num musical do Filipe LaFeria, há outros com piada e bem conseguidos, mas nada revolucionários/inovadores. Comprovem-no ainda hoje ou amanhã no Teatro Carlos Alberto.

DARWIN OPERA


A estreia da anunciada ópera encomendada aos suecos The Knife tem já data marcada. No próximo dia 2 de Setembro o Royal Danish Theatre de Copenhaga na Dinamarca acolhe a première de um espectáculo inédito inspirada em Charles Darwin e na sua observação do mundo. Intitulada “Tomorrow, in a year”, a ópera terá um novo conceito e arrojadas formas e desafios, recorrendo a três cantores de raizes diferentes – a pop electrónica, a ópera clássica e a perfomance. A coreografia será da responsabilidade do japonês Hiroaki Umeda e envolve o grupo de teatro dinamarquês Hotel Pro Forma, tendo sempre por base as mudanças do nosso planeta. Uma forma especial de comemorar os 150 anos sobre a publicação das “Origens das Espécies” e que o reconhecido talento do duo Karin Andersson e Olof Dreijer, certamente, fará brilhar.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

LIÇÃO ESTUDADA...


O duo de Brooklyn Matt and Kim decidiu tirar a roupa para o video do single “Lessons Learned”, tema incluído no mais recente álbum “Grand”. Até aqui nada de novo a não ser o facto do streap tease ter tido lugar numa Times Square de Nova Iorque plena de turistas de máquina fotográfica em riste. Claro que a polícia não demorou muito… Para ver mesmo até ao fim!

DÉLFICO!


Chamam-se Delphic, são de Manchester e lançam este sábado o primeiro single de um álbum ainda em fase de estúdio. Soam a tudo o que é nova pop electrónica e vão estar em digressão nos próximos tempos com os Bloc Party e Friendly Fires. Dia 9 de Julho aterram no Optimus Alive ao lado de Klaxons, TV On The Radio ou Cristle Castles. Ao vivo a coisa parece intensa e o calibre das canções pode ser desde já medido por este maravilhoso “Counterpoint” em rodagem contínua aqui pela casa!

terça-feira, 21 de abril de 2009

MENINO FEIO


Mark Eitzel cancelou um concerto no passado sábado em Los Angeles sem razão aparente, mas decidiu supreender, colocando uma nova canção no seu blog. A atitude clasificada como a "a stupid late night half assed idea to post video of my ugly face“ mostra um Eitzel ensonado e de olho negro, resultado involuntário de uma noite de dança com amigos num bar de São Francisco. A nova canção é, como seria de esperar, fantástica e tem aquele “2 am vibe" saboroso. Check it…

DUETOS IMPROVÁVEIS #91

U2 & BRUCE SPRINGSTEEN
Stand by me (Ben E. King)
Ao vivo em Philadelphia, 25 de Setembro de 1987

segunda-feira, 20 de abril de 2009

MÚSICA A DUAS CORES


No âmbito da sexta edição do Festival Audiovisual Black & White que irá decorrer de 22 a 25 de Abril na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, estão programados diversos concertos. O bar da Católica na Foz receberá espectáculos dos Dead Combo já na quarta-feira, Budda Power Blues na Quinta e Dixie Boys na Sexta. A entrada será gratuita? Recorda-se que o B&W é um festival único no mundo, que celebra a produção artística a preto e branco, um raro exemplo de consistência e pertinência na cidade. O evento deste ano conta com 38 filmes, dez sequências fotográficas e cinco programas de áudio na selecção oficial, estando contemplada a atribuição de um prémio para o melhor vídeo musical.

VINYL GEEKS!


Kavel Rafferty é uma brilhante ilustradora e artista inglesa a viver em Barcelona. Entre os seus diversos interesses e facetas, está o gosto pela tipografia de envelopes de singles em vinil, muitas deles verdadeiras lições de bom gosto e arrojo. Ao longo das décadas, estas capas de editora que envolviam os discos foram caindo em desuso, mas o ressurgir do gosto pelos discos negros fez suscitar sobre elas uma nova atenção. Uma delícia para a qual todos podem contribuir. Nós já o fizemos!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

LUNARIDADES #100


. ouvido apurado já tinha recomendado o novo Bill Callahan. Agora que o ouvimos pela primeira vez, vai ser muito difícil não o incluir nos discos do ano. Grande disco e que começa com “Jim Cain”, canção soberba!

. por outro lado também há desilusões – os novos de Au Revoir Simone e Patrick Watson, p. ex., sabem a pouco…

. será hoje que o Ronaldo assina definitivamente com o Real Madrid? Era sinal que já ninguém o quer em Manchester e sinónimo de desilusão. Can wait…


. coincidentemente, ao fim de 100 lunaridades, o blog entra em pausa durante alguns dias devido a viagem profissional ali a um jardim feito ilha de madeira. Turismo em part time… merecido!

3 X 20 ABRIL



20 Canções:
. YEAH YEAH YEAHS – Hysteric
. AU REVOIR SIMONE – Trace a line
. PETER BJORN & JOHN – Blue period Picasso
. THE RAKES – The light from your Mac
. KALI KING - Lintoria
. ART BRUT – DC comics and chocolate milkshake
. MICACHU & THE SHAPES – Vulture
. JUNIOR BOYS – Hazel
. LINDSTROM & PRIN THOMAS – Rett pa
. THE JUAN MACLEAN – Happy house
. PUMAJAW – The bending wood
. DEATH CAB FOR CUTIE – My Mirror Speaks
. PJ HARVEY & JOHN PARISH – Black hearted love
. PAPERCUTS – Once we walked in the sunlight
. MOCKY – Birds of a feather
. PATRICK WATSON – Wooden arms
. THE DECEMBERISTS – The Hazards of love 4 (The Drowned)
. PETER DOHERTY – New love grows on trees
. ALELA DIANE – To be still
. BILL CALLAHAN – Jim Cain

20 Versões:
. NO AGE - It's Oh So Quiet (Bjork)
. ARCTIC MONKEYS - Baby I’m yours (Van McCoy)
. BAT FOR LASHES – I’m on fire (BSpringsteen)
. LEMONHEADS - Hey, that's No Way To Say Goodbye (Cohen)
. CALICO HORSE - Ideotique (Radiohead)
. NOISETTES – When you were young (The Killers)
. PANDA RIOT – Paper Planes (M.I.A.)
. REDBIRD – Running to stand still (U2)
. THE NATIONAL & ST VICENT - Sleep All Summer (Crooked Fingers )
. PORT O’BRIEN – Something In The Way (Nirvana)
. BEIRUT – Brazil (Ary Aroso)
. YEAH YEAH YEAHS – Sheena is a punk rocker (Ramones)
. THEN – Fool (Blur)
. THE ANTLERS – Apple orchad (Beach House)
. DEER TICK- Still Crazy After All These Years (Paul Simon)
. KYTE - Solsbury Hill (Peter Gabriel )
. IO ECHO – I want you (She’s so bad) (The Beatles)
. GROOVE ARMADA – Are friends electric (Gary Numan)
. TV ON THE RADIO – Modern romance (Yeah Yeah Yeahs)
. OF MONTREAL – Where eagles dare (Misfits)

20 Remixes:
. M83 - Graveyard Girl (Parkerlab's Dusted Remix)
. FEVER RAY - If I Had A Heart (Familjen Remix)
. LITTLE BOOTS – Every little earthquake (Golden Panda remix)
. PAPERCUTS - Future primitive (Ruby Suns remix)
. YEAH YEAH YEAHS - Zero (Animal Collective Remix)
. FREDO VIOLA - The Turn (Fink Remix)
. EL PERRO DEL MAR - Change Of Heart (What Kind of BreezeDoYou Blow Remix)
. SIA – Breathe me (Four Tet remix)
. METRIC – The police & The private (Star Guitar remix)
. ANNIE - Anthonio (Designer Drugs Remix)
. BOMBAY BICYCLE CLUB – Always like this (James Rutledge remix)
. JUNIOR BOYS - FM (Tensnake Remix)
. FRIENDLY FIRES - On Board (Nic Nell Remix)
. LINDSTROM & SOLALE – Baby I cant stop (Aeroplane remix)
. TIGA – Shoes (Green velvet remix)
. UNKLE – Restless (Fake Blood Remix)
. WHITE LIES – Farewell To The Fairground (Yuksek remix)
. FISHERSPOONER - Supply & Demand (DIM Remix)
. LATE OF THE PIER - Bathroom Gurgle (Duke Dumont Remix)
. U2 – Get on your boots (Justice remix)

terça-feira, 14 de abril de 2009

JANDEK E O FUNK!



O lamiré foi dado a semana passada pelo site Bodyspace, mas só agora tivemos tempo para uma melhor investigação. O austero e misterioso Jandek, que tivemos a felicidade de ver ao vivo em Serralves em Janeiro passado, saiu da toca! No início do corrente mês num regresso à sua terra natal, Houston no Texas americano, o até agora incontactável e reservado performer, surpreendeu tudo e todos com um longo concerto de funk com a ajuda de um baterista e um baixista! Quem lá esteve, testemunhou inúmeros factos inéditos: Jandek recebeu à porta do bar todos os clientes com um sorriso nos lábios, falou e teceu comentários entre temas e, ultraje -;), fez um encore e dançou… Inacreditável, mas potente!

RELAX


A menina Natasha Khan, que responde pelo nome de Bat For Lashes, apareceu no final da semana passada na rádio inglesa BBC e fez estragos! Atirou-se de (com) cabeça a, nada mais nada menos, que a “Use Somebody” dos Kings of Leon, transformando o tema numa verdadeira pérola. Tempo ainda para uma a interpretação lo-fi de “Daniel” ou não se chamasse o programa em questão "Live Lounge"... Está tudo aqui!

DUETOS IMPROVÁVEIS #90

WILL OLDHAM & SHEILA SCULLIN
Jorge Regula (Moldy Peaches)
Banda sonora do filme "Guatemalan Handshake", 2006

quinta-feira, 9 de abril de 2009

SINGLES #16


DIANA ROSS – MUSCLES
Capitol /Valentim de Carvalho, COO8-86609, Portugal, 1982

As Supremes foram o expoente máximo do som Motown ao longo de toda a década de sessenta e setenta. A voz de Diana Ross em “Baby Love” ou “Stop me in the name of Love” faz parte obrigatória da memória colectiva da música ocidental e ainda hoje é impossível não cantarolar ou ficar quieto quando as ouvimos. Mas tudo tem um fim e Diana Ross zangou-se com a casa mãe em 1981, transferindo-se para a concorrente RCA americana ou Capitol no resto do mundo. Um dos seus primeiro discos na nova editora foi “Silk Electric” de 1982, conhecido pela capa de Andy Warhol. O single “Muscles” que aqui reproduzimos, tem também a mesma autoria, um pormenor ampliado da capa do álbum, sem letras ou títulos, embora haja edições europeias que apresentam o nome da artista e do tema. A versão clean é, contudo, mais brilhante, uma imagem fortíssima e icónica do trabalho de Warhol ao longo dos anos oitenta, facilmente reconhecida em muitas primeiras páginas da lendária revista “Interview”. Essa foi, sem dúvida, a razão pela qual o adquirimos (1€ por um pedaço de história…), já que a canção da autoria de Michael Jackson não passa a mediania. Quanto ao vídeo oficial, nada como ver para crer…


WILCO: NOVO DVD AO VIVO


Tal como foi anunciado, o filme documentário ao vivo “Ashes of American Flags” dos Wilco estará nas lojas muito em breve. A banda, que se prepara para dar início a mais uma intensa tournée, tem neste documento um retrato fiel dos seus concertos ao vivo, onde a interacção com o público e a intensidade sonora parecem resultar numa experiência fabulosa. O filme foi realizado por Cristoph Green e Brendan Canty (baterista da banda Fugazi) e terá estreia em Nova Iorque no próximo dia 13 de Abril, seguindo-se outras apresentações em salas americanas. Alguns canais ingleses e espanhóis farão também nas suas emissões destaques alusivos ao DVD. Um dos temas, “Side With the Seeds” do último álbum, pode desde já ser visto por aqui. Um grande aperitivo para dia 31 de Maio no Theatro Circo…

quarta-feira, 8 de abril de 2009

3 X PRINCE


A história está toda no Ipsilon on line: já estão disponíveis os três anunciados novos álbuns de sua alteza Prince. Designados por "LOtUSFLOW3R", "MPLSoUND" e "Elixir", os discos estão lançados virtualmente num site específico e exclusivo, que o músico decidiu converter num quebra cabeças e onde coloca à prova a paciência dos fãs… Pelos comentários de alguns aventureiros no mesmo Ipsilon, não é assim tão difícil chegar lá, mas seja como for, vamos esperar pelo abastecimento no fornecedor habitual. O triplo cd poderá ser adquirido em exclusivo na cadeia Target e foi apresentado em Los Angeles, numa só noite de final de Março, num concerto triplo em três locais diferentes! Fiel à tradição, a capa mantêm uma qualidade kitsh inultrapassável…

terça-feira, 7 de abril de 2009

LUNARIDADES #99


. os U2 pedem desculpa mas a digressão é tão curta que não dá para vir a Portugal ainda este ano. Mas deu para marcar outro concerto extra em Barcelona… e nas restantes cidades europeias!

. esta mania da “Guerra das Almofadas” não deve ter muita piada! Ao menos em Espanha a coisa é com tomates verdadeiros. E em Itália com laranjas…

. pertinente a pergunta do jornal Guardian: que músicas estão no Ipod que Obama ofereceu à rainha de Inglaterra? O “The Queen is Dead” dos Smiths não deve ser uma delas.

. por falar em Obama, o homem chega à Europa como verdadeiro herói, idolatrado precocemente e com quem todos querem tirar fotografias. Ridícula a figurinha do nosso primeiro na procura de uma foto forçada junto do presidente americano, certamente para a fazer circular em campanha eleitoral. Bahh!

. o realizador Ken Loach e o ex-futebolista Eric Contona! Uma dupla imprevisível mas que o filme “Looking for Eric” fez juntar. Estreia em Cannes.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

FINALMENTE, O NOVO BELLE & SEBASTIAN!


Está agendada para o dia 22 de Junho a edição do novo álbum dos Belle & Sebastian que receberá o nome de “God Help the Girl”. O primeiro single “Come Monday Night" pode ser descarregado gratuitamente no site oficial, mas haverá uma edição oficial em vinil com o inédito “Howard Jones is My Mozart” no lado b, canção que não aparecerá no disco. O “argumento” do novo trabalho foi sendo escrito por Stuart Murdoch ao longo dos últimos cinco anos, para o que lançou um desafio à participação de novas vozes. O resultado final faz voltar os B & S a alguma da inocência dos primeiros discos e tem a contribuição de dez diferentes cantores, contando-se entre eles a anunciada colaboração de Neil Hannon dos Divine Comedy. No primeiro single a voz é de Catherine Ireton, irlandesa de Limerick que parece ter conquistado um lugar de destaque, cantando em dez dos catorze temas do novo disco!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

DUETOS IMPROVÁVEIS #89

JEFF BUCKLEY & ELIZABETH FRAZER
All Flowers (in Time Bend Toward the Sun) (Buckley)
Unreleased, 1997(?)

ROCK THE BOAT


Estreou no início do mês em Inglaterra uma comédia de Richard Curtis (Nothing Hill e Quatro Casamentos e um Funeral, p.ex.) que conta a história de uma rádio pirata dos anos sessenta que emitia do alto mar servindo-se de um barco. O realizador afirma que a o argumento é todo ficcionado, apesar de haver, pelo menos, um caso verídico passada em Inglaterra precisamente na mesma época… Entre os actores, destaca-se a presença de Philip Seymour Hoffman e Kenneth Branagh e o projecto deveria ter tudo para resultar - bom argumento, bons actores e grande banda sonora. Olhando ao trailer, ficam-nos muitas dúvidas sobre a consistência deste "The Boat That Rocked"!

FAROL #69



A oferta vem já de tempos natalícios, mas só agora a “recebemos”. O imparável Mister P, ou seja, Matt Pond Pa, decidiu acrescentar ao álbum “Last Night” de 2007 um EP gratuito. Gravado em Bearsville, Nova Iorque,The Free Ep (e que se chamou antes The Dawn before the Dark Leaves or Water off a Black Dog’s Back or Amazing Life or Butterfly Mornings and Wildflower Afternoons or May… ) é, no fundo, um álbum novo de nove canções, disponível para download gratuito no site da banda. Pop cinco estrelas.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

NÃO É MENTIRA...


No próximo dia 2 de Maio, durante o Clubbing da Casa da Música, haverá, à mesma hora, um concerto esgotadíssimo de PJ Harvey e John Parish na Sala Suggia e, nada mais nada menos, que Kid Congo Powers na Sala 2! O já mítico guitarrista dos Cramps, Gun Club ou Bad Seeds vem apresentar o seu mais recente disco “Dracula Boots”, um regresso ao primitivo som da guitarra em ambiente psicadélico. Trata-se do segundo disco na companhia dos Pink Monkey Birds e foi gravado em palco com um sistema antigo de PA. No dia anterior é a vez da Galeria Zé dos Bois em Lisboa. Tenham medo, muito medo...

SUPERPOP


Do disco do ano passado de Anthony Gonzalez aka M83 é difícil escolher um tema. A consistência e grandeza do álbum “Saturdays=Youth”, uma receita jovial de condimentos dos anos oitenta que tanto soam a Sisters of Mercy como a Cure e até Tears For Fears, resultam numa pop surpreendente e suculenta. Há agora um novo single prestes a sair – “We own the Sky” – mais um excelente exemplo de bom gosto e que, entre outros, recebeu remixes dos Maps. Entretanto, decorre um desafio/concurso aos fãs para realizar o vídeo da canção e já há fortes candidatos!