segunda-feira, 5 de junho de 2023

ROSE CITY BAND, FESTA NO JARDIM!





















Há em muita da música norte-americana uma capacidade de reinvenção surpreendente. A dos Rose City Band, de Portland, é só mais um bom exemplo dessa naturalidade, desse despojo em não esconder influências, gostos e tendências, no caso, uma aura country de psicadelismo rock sem afrontas vindo da teimosia de Ripley Johnson, o compositor e faz-tudo de uma banda que em Abril passado editou o quarto álbum chamado "Garden Party". 

Há por lá doses generosas de pedal steel, orgãos roufenhos e solos de guitarra prolongados num groove arejado e que se quer de audição livre de paredes e muros desde que a natureza faça o embalo certo a temas como "Porch Boogie", "Slow Burn" ou "Garden Song" e para as quais foram convidados os amigos John Jeffrey na bateria e Sanae Yamada nos sintetizadores dos Moon Duo, o mais conhecido projecto de Johnson a que se acrescentam, ainda, os Wooden Shjips. Na sua razão, as canções só depois de tocadas ao vivo e rodadas em estrada é que ganham a sua plenitude, o que acontece a partir de amanhã pela Europa em alguns "jardins" selecionados. 

Depois, há "Mariposa", um imenso prazer ininterrupto de quase oito minutos que se quer obtido num baloiço exterior de copo na mão, reparando no barulho do vento nas árvores, no rodado longínquo e ocasional de carros ou em voos de borboletas atarefadas. Uma energia festiva mas renovável a cada audição.



Sem comentários: