sexta-feira, 5 de setembro de 2008

(RE)LIDO #12


PINK MOON
Amanda Petrusich, 33/1/3/Continuum

London-New York, 2007
Escrever um livro sobre um dos mais curtos e emblemáticos discos da história da música é tarefa arriscada. A autora, colaboradora da Pitcshforkmedia, correu esse risco mas os resultados estão longe de ser compensadores. Não existe ao longo desta obra nenhum dado novo ou inédito sobre o processo de gravação de um disco realizado em duas noites de raiva no ano de 1972 por um Nick Drake desesperado e deprimido, ciente das suas capacidades e ainda esperançoso (cantava então em Place to Be: “When I was young, younger than before/I never saw the truth hanging from the door/And now I'm older see it face to face/And now I'm older gotta get up clean the place). A autora limita-se a citar ou até reproduzir a “história” contada por biografias mais consistentes e a especular, quanto a nós, abusivamente, sobre factos e alguns rumores (p.ex. o de que teria sido Jonh Cale, que colaborou no primeiro disco “Five Leaves Left”, a induzir o consumo de cocaína a um Drake ainda “limpo”). Numa tentativa de disfarçar o indisfarçavel, foram intercaladamente incluídos alguns testemunhos de músicos (Damien Jurado, Duncan Sheik, M. Ward), radialistas (Nick Harcourt da KCRW) e outros sobre a música de Drake, a sua descoberta e importância. Curioso, mas redundante.
O que é certo é que em “Pink Moon” e em pouco mais de trinta minutos de voz e guitarra, Drake terminava uma trilogia já mítica de discos que o tempo acabaria por consagrar quase trinta anos depois. Aqui reside a mais valia deste pequeno ensaio, já que o capítulo V, denominado “Pink Moon Gonna Get You All” e que ocupa quase metade das 120 páginas, dedica-se a um único tema: o anúncio televisivo do Volkswagen Golf Cabrio que, em 2000, utilizou o tema “Pink Moon” como suporte sonoro, o que “atirou” definitivamente Nick Drake para as páginas dos jornais e tops de vendas! O spot denominado
“Milky way” (por acaso parte do título de uma música dos Church,tema que chegou também a ser equacionada para banda sonora do anúncio) é por aqui esmiuçado ao ponto de parecer um manual de produção comercial: a ideia, o seu desenvolvimento, o casting, a produção, a realização, a promoção, em conversas directas com o realizadores e criativos, num verdadeiro case study. O spot multi-premiado é sem dúvida intemporal, embora a qualidade da música supere qualquer imagem. Como se fosse possível, para ver de olhos fechados...

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