quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ROCKY RACOON #1

Neste blogue, foi sempre nossa intenção ter uma rúbrica sobre os Beatles. As razões poderão ser muitas e diversas, mas não pretendemos agora dar muitas justificações nem, muito menos, explicar o porquê do nome "Rocky Racoon" para esta nova etiqueta. É sobre os Beatles e só isto basta!
Entre inventários e listagens de publicações portuguesas, surgem algumas vezes aos nossos olhos referências e artigos a que achamos piada, que decidimos digitalizar para futura memória e que podem interessar a outros aficionados. 
É, precisamente, o que acontece com este primeiro número da revista "AZ" de Julho de 1967. Na capa temos Jackie Stewart ao volante do seu BRM em Silverstone, mas entre a pág. 55 e 59 há um artigo intitulado "Os Beatles Perderam a Cabeça?" da autoria de um tal James Richard, ilustrado por Diogo de Castro, que tenta explicar "O que se passa realmente com o famoso conjunto". Nesse ano, a banda já não tocava ao vivo e as fricções começavam a avolumar-se. Parece ser uma tradução de um artigo estrangeiro, já que com esse nome não existe na ficha técnica nenhum jornalista. 
Como bónus deixamos também uma curiosa crónica de Carlos Cruz, esse mesmo, publicada mais à frente no mesmo número e onde os Beatles são, claro, elogiados. Atendendo a que na mesma revista há ainda uma pequena crítica ao EP "Eleanor Rigby" ("Este é um dos melhores discos dos Beatles que nos tem sido dado a ouvir (...). Não interessa, no entanto, estar a escalar as faixas do disco, pois todas elas se situam num plano que podem conduzir a um autêntico "best-seller") e que a publicação encerra com um cartoon de Quito chamado "Yé-Yés Cabeludos", estamos, sem dúvida, perante um clássico!                 
  

1 comentário:

Abel Rosa disse...

Aqui está uma surpresa...desconhecia esta pérola, parabéns pela publicação.