segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CATS ON FIRE + THE VACCINES, Primavera Club, Guimarães, 2 de Dezembro de 2012

A noite fria de Domingo em Guimarães e já em nítido ambiente de fim de festa (que, pelo notado, nunca chegou a acontecer) teve nesta dose dupla um epílogo que nos pareceu desiquilibrado e desacertado.

Da Finlândia vieram os Cats On Fire, repetentes por terras do norte e, ao que parece, apaixonados pela cidade do Porto (passaram pelo Mercedes em Setembro de 2009) atendendo à insistência do vocalista Mattias Björkas na pergunta do preço de aluguer de um apartamento na Invicta! Pop simples, até bem feita a ajudar ao aquecimento da plateia e donde, amíude, alguém pediu um "Play the Smiths" pertinente e que até tinha caído bem. Sem exageros ou arrufos, exceptuando os tiques de "pouseur" a mais do tal Mattias, houve muito por onde escolher do que deve ser uma canção pop mas ficou-nos no ouvido a última chamada "A Few Empty Waves" e a história de um portuguese water dog...

Dos The Vaccines poderemos atestar que esta foi, sem dúvida, a última das oportunidades de os ver na divisão ainda secundária. É que todo o envolvimento, a matriz das canções, ou as atitudes estudadas ao pormenor apontam para uma subida de escalão que os levará a curto prazo a abrir para os U2 ou a encher Coliseus. Dois álbuns, uma meia dúzia de bons temas, mas já demasiada cagança que os empurrará irremediavelmente para o rolo compressor da indústria. Para já ainda são uma banda mas deverá estar a faltar pouco para serem simplesmente um produto, mais um, para a prataleira dos consagrados (allô Kaiser Chiefs) posteriormente esquecidos. Competente mas sem alma.





+ videos no Canal Eléctrico.

Sem comentários: