segunda-feira, 26 de maio de 2014

PVC - PORTO VINIL CIRCUITO #5





















De volta à Rua 31 de Janeiro para tentar perceber a história da Casa Figueiredo. Não temos nenhuma recordação desta loja naquela rua e por isso decidimos investigar um pouco mais. O resultado foi, no mínimo, saboroso. Num magnífico artigo intitulado "Elementos para a história da rádio no Porto. Os 60 anos dos Emissores do Norte Reunidos" de Rogério Santos datado de 2013 e disponível online, encontramos estas duas referências que transcrevemos:  

"Ainda em 1939, a 15 de novembro, o Portuense Rádio Clube passou a estação centralizadora dos emissores particulares do Porto, justificação da sua importância na época. Rogério Russo adquirira os primeiros 200 discos do Portuense Rádio Clube, no valor de 500 escudos, na Casa Figueiredo, na rua de Santo António, atual 31 de Janeiro (Porto). Mais 200 discos, também no valor de 500 escudos e na mesma loja, foram pagos a prestações"(...).

"A relação com os produtores e vendedores de discos era uma actividade essencial de um locutor-programador de rádio, como diz Carlos Silva: “Eu tinha muito gosto naquilo e comecei a interessar muita gente: o Arnaldo Trindade, a Rádio Triunfo, que eram produtores de discos. O Arnaldo Trindade tinha a representação em Portugal dos discos da Vogue. [...] o Figueiredo aqui da rua Santo António, que era malas, carteiras de senhora, também tinha uma secção de discos. [...] A partir dessa altura, todos os dias fazia a minha ronda pelas capelinhas. Ia ao Arnaldo Trindade, ia ao Figueiredo: «então, o que é que há de novo»? E eles emprestavam-me os discos para eu tocar e eu tocava as novidades todas. Claro, tocava e devolvia, tudo muito limpinho”. (...)


Ou seja, a Casa Figueiredo parece ter sido das primeiras lojas de vendas de discos da cidade e misturava o negócio com malas, carteiras e luvas, produtos aliás característicos desta artéria comercial, fornecendo novidades discográficas a algumas rádios da Invicta! Por volta de 1979 o negócio foi integrado numa nova empresa chamada Edisco que se viria a destacar na produção de cassetes como se pode ler aqui. O envelope de cima, certamente de uma época pós-25 Abril de 1974, altura em que a rua foi rebaptizada de 31 de Janeiro, não apresenta nomes de editoras ou dos seus representantes mas há no espólio da Biblioteca Nacional um catálogo de discos datado de 1955 da Casa Figueiredo referente à marca alemã Telefunken (vide aqui). Hoje, como muitas, o nº 74 é ocupado por uma loja de vestuário e mantêm-se a dúvida sobre a ligação desta Casa Figueiredo a uma outra do mesmo nome situada na Rua Passos Manuel e que vendia (vende?) papéis pintados. Será que também vendia discos?       

Casa Figueiredo, Rua 31 de Janeiro, 74, Porto





Sem comentários: