quinta-feira, 8 de junho de 2017

LAS BISTECS+LINCE+JESSY LANZA+SHURA, Primavera Sound Porto (Warm Up), Hard Club, 7 de Junho 2017
















Arriscando uma nova fórmula de antecipação, o festival Primavera Sound do Porto teve ontem uma noite de aquecimento bem animada. Para trás parece ter ficado a tradição de um evento ao ar livre que já passou pelas Virtudes e Fontaínhas, jogando-de no acesso privilegiado a salas seleccionadas da cidade por parte dos detentores de passes gerais, com todas as desvantagens e vantagens inerentes... No Hard Club não houve enchente e a circulação entre as duas salas fez-se sem qualquer sobressalto o que ajudou a uma fruição descongestionada de um serão exclusivamente no feminino.

A partida coube às Las Bistecs, uma dupla endiabrada interessada em agitar as hostes sem contemplações à base de uma receita de electro-choque provocadora e despretensiosa e uma assumida incapacidade para cantar ou tocar qualquer instrumento... muito "século XXI", como foi sarcasticamente justificado. A resposta dos muitos espanhóis presentes foi imediata, contagiando a dança pela sala já bem composta o que fez "soltar a franga" e começar, como convêm, a esvaziar os barris de cerveja nas doses certas!



O nome de Sofia Ribeiro, lindíssima figura que já vimos, entre outros, nos We Trust, teve ontem uma verdadeira prova de fogo. A carreira a solo tem como Lince uma aventura arriscada mas atendendo à qualidade da voz e da composição, as palmas recebidas confirmam uma boa aprovação e recepção mesmo que algum do nervosismo aparente tenha, nalguns casos, comprometido a prestação. Um amadurecimento natural vai acabar, de certeza, por fortalecer da melhor forma um projecto com muitas pernas para andar e agradar.  



O curriculum de Jessy Lanza não engana - do clássico piano ao jazz passando pelo ensino, a menina canadiana criou um refugio assimilador numa electrónica encorpada a que é impossível resistir e cuja onda rapidamente tomou conta da sala maior do clube portuense. Atendendo a que o aquecimento estava já terminado, o muito balanço do público confirmava que a maioria está já pronta para o "jogo" de três dias que se adivinha de festa. Sem dúvida, o melhor concerto da "Ladies Night". A propósito, aquele era mesmo o Giorgio Moroder de copo na mão numa das projecções na tela?



O disco de estreia de Shura é um espelho da pop mais mainstream vinda do Reino Unido onde, sem pudor, se reflectem quase em simultâneo uma série de outras artistas como Madonna, Janet Jackson, Minogue ou até a excelente Jessie Ware. De volta ao norte do país depois da presença em Coura o ano passado, notou-se já algum público fiel com as letras na ponta da língua e de braços abertos para o concerto mas sentimos que a maioria dos presentes estava a ouvir as canções pela primeira vez. Com alguns altos e baixos, destacamos a por nós muito aguardada "What Happen To Us?" mas que ao vivo perdeu muita da aura 80's que lhe reconhecemos e adoramos e que a algazarra de muitos britânicos na frente do palco já em fase adiantada de estágio etílico acabou por deitar por terra - como referia um amigo "Porque é que estes gajos não vão para Albufeira?"... to be continued!



Sem comentários: