sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

PREFAB SPROUT, ANO DOURADO!





















É com particular satisfação que voltamos aos Prefab Sprout e ao génio de Paddy MacAloon num ano que promete excelentes novidades. A anunciada reedição do esquecido "I Trawl the Megahertz" tem o dia de hoje como data oficial de lançamento e MacAloon, em jeito de bondoso Pai Natal, tem-se desdobrado nos últimos tempos em numerosas entrevistas via rádio e alguma imprensa internacional, do Irish Times ao Mondo Sonoro

Nelas abrem-se finalmente as janelas até agora tapadas e deixa-se entrar a luz para novo disco da banda marcada para Setembro, um conjunto de temas caseiros já com título ("Femmes Mythologiques") sobre algumas mulheres como Eva, Helena de Tróia, Cleópatra ou a Rainha de Sabá que terão o envolvimento do produtor Trevor Horn e a que se podem juntar mais um par de temas compostos para próximo filme de Spike Lee e um outro que abordará o eterno mistério do assassinato de Kennedy ("Pandora 63"?). 

Os problemas de saúde, pelo confessado, são agora desportivamente assumidos - brinca e chama a ele próprio "Mr. Health Disaster" - e tanto a doença de Menière que afecta a audição e o equilíbrio como a perca de visão por uma deficiência na retina leva-o a confirmar a completa impossibilidade de voltar a tocar ao vivo ou viajar constantemente. Mesmo condicionado, a força de vontade para a continuar a escrever canções parece florescente e até poderosa com a colaboração misteriosa de alguns aficionados e amigos de longa data.

Por tudo isto, a intemporal e fascinante beleza das canções dos Prefab Sprout que ainda há dias redescobrimos em pleno acondicionamento e recarga de um iPod a pedido de uma amiga através de uma colectânea antiga vasculhada nos confins de um disco externo ("38 Carat Collection"), o prognóstico é que nos próximos tempos emergirá um revival merecido sobre a banda que se confirma, por exemplo, na versão de "Wild Horses" que Natalie Prass recentemente apresentou ao vivo e que se pode ouvir abaixo. Da nossa parte, escolhemos esta "Bonny", nome de mulher bonita e de canção exemplar.

Nota: nesta deambulação já nos tínhamos esquecido que o artista passou por Lisboa em 1989 onde conheceu... o Rato Mickey!
(para ler aqui)



Sem comentários: