terça-feira, 29 de junho de 2021

PUBLIC SERVICE BROADCASTING, RETRO DANÇA!






















A forma conceptual como os britânicos Public Service Broadcasting se envolvem na gravação dos seus trabalhos merecia um estudo de caso. Desta vez, a quarta, o novo álbum assenta numa divisão em três partes ("Building A City / Building A Myth / Bright Magic"), dando esta última título ao disco a lançar pela Play It Again Sam em Setembro. Como conceito fulcral temos, então, o "Hauptstadt", o plano urbanístico para Berlin desenvolvido pelos arquitectos ingleses Alison e Peter Smithson com a ajuda do húngaro Peter Sigmond que associava, no pós-guerra, ideais arrojados de mobilidade, transporte ou fruição cultural. 

A escuta/visualização que J. Willgoose Esq., elemento central do trio do Sul de Londres, fez da fita "Wochenende" ("Weekend" em inglês) registada pelo artista radical Walter Ruttman em 1928 como evocação sónica da cidade alemã, aproveitando a película cinematográfica como banda-sonora (durava mais de onze minutos o que até aí nenhum suporte permitia) enquanto a tela permanecia preta, somou sonoridade arqueológica ao projecto a desenvolver. Em três das novas canções são usados samples desta fonte histórica ora adulterados ora manipulados por Willgoose que, para o efeito, fez uma estadia em Berlin de Abril de 2019 a Janeiro de 2020. 

O resultado, de camada electrónica retro muito 80's, tem convidados especiais como Blixa Bargeld que dá voz robotizada ao tema "Der Rhythmus der Maschinen" ou Andreya Casablanca da banda alemã Gurr que assume Marlene Dietrich em “My Blue Heaven”. A edição em vinil inclui um livro de 20 páginas com o mesmo formato e o primeiro avanço tem a participação da inglesa EERA. Let's Dance...  

Sem comentários: