terça-feira, 21 de novembro de 2023

MAKAYA McCRAVEN, Casa da Música, Porto, 19 de Novembro de 2023

A estreia de Makaya McCraven numa sala portuguesa teve no anfiteatro maior da Casa da Música um abrigo de eleição. Feita a apresentação do trio parceiro - Anisha Rush no saxofone, Matt Gold na guitarra e Junius Paul no baixo - o serão logo embarcou numa notável lição de jazz que abriu com a suite "Seventh String" do mais recente disco "In These Times" e só terminou ao fim de setenta minutos de ininterrupta classe mestra. 

Pairou, assim, uma tensão, uma corrente de vibração contínua que o excelente som de sala realçou de forma apreciável e rara, sonoridade cujo comando, ora subtil ora impositivo, se diluiu a partir da execução da bateria que McCraven domina e espraia de forma diligente e fina e que, sem querer, nos fez muitas vezes distrair quanto à qualidade dos instrumentos complementares. Não foi o caso do penetrante, inusitado e longo solo/jogo de baixo introdutório à maravilhosa "Dream Another", uma daquelas peças que, antes de o ser, já era um clássico de jazz dito de câmara. Inesquecível. 

Ao público, que preencheu dois terços da sala, restou adivinhar os melhores momentos para ir aplaudindo o fortúnio sucessivo e que o único encore haveria de acentuar com a interpretação de um prometedor e envolvente novo tema magistralmente permeado a "This Place That Place" com que se deu findo o recital. Ovação de pé instantânea e merecida para um concerto que não vai ser fácil de destronar do pódio de melhores do ano!

Sem comentários: