quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

BONNIE PRINCE BILLY, ANDORINHA EM JANEIRO!





















Um novo disco de Will Oldhman aka Bonnie "Prince" Billy pode já não ser notícia de destaque por esse mundo fora. No nosso, o facto é sempre motivo de expectativa e regozijo, na certeza que do músico norte-americano não se conhecem falhanços ou salamaleques escusados. 

No final do mês chega, então, "The Purple Bird", pra aí o vigésimo quinto álbum em nome próprio e que, atendendo aos já três pressupostos sonoros, só pode vir a acrescentar ainda mais patina a uma já longa tradição folk-country. A composição não engana, não pode enganar, qualquer que seja ouvido, novo ou velho, a que se juntaram, desta vez, amigos como John Anderson, lenda de Nashville que canta a mielas em "Downstrem", descrita como uma eco-balada, por sinal, lindíssima! 

Nashville foi, pois, o local de gravação ao lado do produtor Dave Ferguson, um raridade funcional só agora uma segunda vez repetida num encorpado songbook com mais de trinta anos. Para que o efeito se eternize, juntaram-se dos melhores músicos da cidade e ainda Tim O'Brian, nome histórico do bluegrass americano, uma entreajuda que motivou a partilha dos créditos da composição pelos vários intervenientes, estando Ferguson, "Ferg" para os amigos, creditado como co-autor em sete das doze canções. Em Maio, há digressão pela Europa e... 



Sem comentários: