terça-feira, 6 de janeiro de 2009

(RE) VISTO #23


EVERYONE STARES: THE POLICE INSIDE OUT
de Stuart Copeland, DVD, 2007
Em 1978, durante a primeira digressão americana dos Police, o baterista Stuart Copeland decidiu comprar uma máquina de filmar Super8. A ideia era registar para a posteridade algumas imagens das viagens, soundchecks, sessões de autógrafos e outras pripécias de uma aventura que, ele estava longe de imaginar, se tornaria num dois principais fenómenos pop/rock dos anos oitenta. Com a conivência de Sting e Andy Summers, Copeland tornou-se quase obsessivo nesse registo, acumulando, ao longo dos anos, mais de cinquenta horas de imagens brutas sobre a ascensão da sua banda, a intensidade dos concertos ou o excesso incontrolável de êxito e fama. Na primeira pessoa e de forma sincera, Copeland acaba por nos confessar o que haveria de correr mal para a degradação do grupo e a sua inevitável separação. A chama apagava-se e o baterista cedo se tornaria produtor de cinema (essencial a sua contibuição par “Rumblefish” de Coppolla em 1983) e televisão. Com o material em arquivo, só há poucos anos Copeland decidiu editá-lo, escrevendo uma banda sonora e fazendo ele próprio de narrador sarcástico e mordaz a uma história vivida tão intensamente. Estreado no Festival de Sundance em 2006, este é um verdadeiro “rockmentário” na primeira pessoa, constituindo, sem dúvida, um dos mais perfeitos documentos alguma vez filmados sobre uma banda rock, onde o ritmo, intensidade e acutilância nos fazem colar ao ecrã de princípio ao fim. Ouçam abaixo alguns comentários do próprio a este documento aquando do Cinequest Film Festival de San Jose (California) em Março 2007 e a confissão que talvez tenha sido a publicação deste filme uma das razões para o regresso dos Police aos palcos.


Sem comentários: