terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

RUSSIAN RED + MANUEL CRUZ + JOSH ROUSE, Festival Para Gente Sentada, St. Maria Feira, 14 de Fevereiro de 2009


Casa cheia (esgotada) e expectante no segundo dia do festival. Início simpático com o projecto espanhol Russian Red, banda da menina Lourdes Hernadez, que se fez acompanhar por dois multi-instrumentistas competentes. Sobressaiu a voz cristalina e jovial que cobre bonitas melodias, numa prenuncia inglesa perfeita. Encerrou com uma canção que nos pareceu uma versão de um tema antigo (anyone?). Faltou, no entanto, a versão de Cindy Lauper... A surpresa do festival.

A estreia de Manuel Cruz e do seu projecto Foge Foge Bandido teve que aguardar longos minutos. Notava-se algum frenesim na sala, que, agora percebemos, estava repleta de jovens fãs em êxtase. O concerto demorou a começar, mas finalmente, Manuel Cruz lá apareceu, acompanhado de mais dois amigos, sob ruídosa ovação. Por detrás de uma parefernália imensa de instrumentos e aparelhos, o músico parecia querer esconder-se da plateia que aguardava o momento há já largos meses. Notou-se potencialidade nas canções e nas letras, mas a maioria delas suou a demos inacabadas tal como no disco. Aguardado com expectativa, o concerto mostrou um Manuel Cruz algo nervoso e perfeccionista, discreto na postura e contido nas palavras, mas concentrado em supreender. Muitos pediram “Borboleta” mas, o que é certo, é que ele não fez parte do alinhamento para desilusão dos muitos dos tais jovens fãs. Prometedor!

A Josh Rouse coube terminar a noite, já longa, facto que o músico lamentou – vestido a rigor, de gravata e tudo, resmungou por já estarmos no dia seguinte ao Dia dos Namorados, já que tinha preparado um alinhamento especial para o efeito! Rouse, nitidamente mais gordo, apresentou-se simpático, motivado e acutilante. Desfile de temas por muitos aguardados, com particular destaque no álbum “1972” donde saíram o tema título, “Sunshine” e “Comeback”, mas não faltaram “clássicos” como “Quiet Town”, “It Looks Like Love” ou “Winter in the Hamptons”. A acompanhar Rouse surgiu o músico espanhol Raul Hernandez (?), cúmplice perfeito na guitarra e, ainda mais brilhante, ao piano. Tempo para uma nova canção chamada (?) “Valência”, em ritmo flamenco e uma outra de travo bossa-nova. Como o próprio confessou, a recente descoberta da banda brasileira Novos Baianos (anda a aprender português, mas não se notou nada...) parece indicar nova influência na sua música a que a proximidade da praia e o calor do sol certamente não são alheios. Já para não falar no arroz e parrilhada à valenciana ;-). Já com a plateia em pé e em festa, Rouse terminou, como é habitual, com “Love Vibration”, tema que teria ainda feito mais sentido duas horas, durante o tal dia...


Fotos, a partir de vídeo, cortesia HugTheDJ.

Sem comentários: