sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

THOMAS FEINER, MARAVILHA ALASTRADA!

Uma das obras primas da primeira década do século foi idealizada, composta e gravada por Thomas Feiner, escondido atrás do quinteto Anywhen, e recebeu o nome de "The Opiates", na altura o terceiro álbum do projecto com base na Suécia. Foi há vinte anos! Dissolvida a banda, o interesse e fascínio do disco atingiu em cheio David Sylvian que o considerou um clássico perdido, tendo o ex-Japan convidado Feiner a proceder a uma nova gravação para edição na sua editora Samadhisound, o que se viria a concretizar em 2008. 

Foi esse "Thomas Feiner & Anywhen: The Opiates - Revised" que passamos a adorar quando o descobrimos no ano seguinte para nunca mais o largar e passar a ter em Feiner um músico em veneração contínua. A reformulação teve direito a nova capa a cargo de David Sylvian e Chris Bigg que trabalharam uma fotografia de Jean Cocteau obtida por Cecil Beaton, uma imagem já por si icónica mas que o disco eternizará para sempre e que foi na altura somente editado de forma física em CD mas, mesmo assim, uma valiosa peça de colecção que atinge hoje facilmente a centena de euros. Do alinhamento original foi suprimida a canção "Where's The High?" e acrescentadas as épicas "Yonderhead" e For Now" mas a nossa perdição será sempre "Dinah And The Beautiful Blue", um momento que logo à primeira audição nos fez estremecer, efeito que persiste em repetir-se com gosto. 

Pois bem, a partir de hoje todas estas e outras maravilhas estão oficialmente disponíveis em todas as plataformas modernas (o iTunes teve logo esse privilégio aquando da edição de 2008), isto é, Spotify, Apple Music e no incontornável Youtube, incluindo um remake do referido "Where's The High?" e duas novas canções - "Giant" e a excelente "The Rain Collector". Ainda não é o tal vinil mais que urgente e para o qual decorre uma campanha de angariação de fundos, mas é um sinal que esta música sem idade tem agora múltiplas estradas digitais para se alastrar e continuar a encantar como merece!



Sem comentários: