terça-feira, 29 de março de 2022

CHILLY GONZALES, DIA DO HOMEM DO PIANO!















Atendendo à miséria de eventos (nenhum) pelo Porto relativos ao Piano Day que hoje se comemora, uma lacuna incompreensível numa cidade que organiza um festival do piano (o Pianofest) e tem na Casa da Música, por exemplo, um local onde com alguma informalidade e facilidade se faria sem muitos custos a merecida evocação, resta à distância a exemplar programação do canal Arte, a habitual mas agora paga lista de concertos da reputada Deutsche Grammophon ao longo de uma semana ou a atenção incontornável à azáfama de Chilly Gonzales, o verdadeiro homem do piano! 

Primeiro, no cinquentenário da banda sonora do filme "Summer Of' 42" de 1971 da autoria do francês Michel Legrand (1932-2019), premiada com um Óscar, coube a Gonzales reinterpretar esse tema título para abertura do disco "Legrand (re)imagined: a tribute project by contemporary composers and pianists", do qual não são conhecidos muito mais pormenores.

 

Segundo, o dj e compositor de música electrónica inglês Richard Hawtin, encarnando o fato de Plastikman, editou em 1998 o opulento disco "Consumed" que agora surgirá com uma nova roupagem tricotada por Hawtin e Gonzales ao longo de mais de duas décadas. Redenominado de "Consumed in Key", o projecto teve acompanhamento e co-produção do conterrâneo Tiga e terá edição formal em triplo vinil pela Turbo Recordings já na próxima sexta-feira, 1 de Abril.

 

Terceiro, respondendo ao desafio proposto pela plataforma Deezer para o Piano Day a decorrer e no âmbito de uma série alusiva a Mozart ("Mozart Recomposed"), Gonzales inventou um "Menuetto Gonzissimo", versão pianística do "Menuetto" da Sinfonia n°25 composta em 1773 pelo génio de Salzburgo em Sol menor K. É o maior!
 

Sem comentários: