quinta-feira, 24 de março de 2022

BOB DYLAN, O NOBEL FILÓSOFO!





















Sua reverência Bob Dylan, prémio Nobel da Literatura em 2016, continua a surpreender por um distender artístico multifacetado que se dá a conhecer na pintura, na música ou na escrita. Quase aos 81 anos, é o autor de "A Filosofia da Canção Moderna", livro iniciado em 2010 que reúne sessenta ensaios sobre a composição de canções de artistas como Elvis Costello, Hank Williams ou Nina Simone e que, em Novembro, terá edição simultânea na Europa também em português a cargo da Relógio d'Água

Na fotografia da capa, dada a conhecer na versão inglesa, surgem juntos Little Richard e Eddie Cochran, lendas dos primórdios do rock'n'roll, ao lado de Alis Lesle, cantora underground do rockabilly americano. Lá dentro haverá uma sumarenta selecção de 150 outras imagens. 

No livro, sucessor de "Crónicas" de 2004 onde pôs a descoberto algumas das suas memórias, são analisadas algumas de suas canções favoritas, discutindo temáticas como a armadilha das rimas fáceis ou explicando como o bluegrass, uma das formas mais tradicionais da country music, está ligado ao heavy metal. Temos filósofo... pirata!

Sem comentários: