segunda-feira, 28 de março de 2022

YUMI ZOUMA, INDICATIVO POP!





















De forma incompreensível, o colectivo neo-zelandês Yumi Zouma nunca mereceu toque de campainha longo aqui na casa. Está mal. Presente em muitos dos nossos alinhamentos mensais de canções, a qualidade da receita sublinha a necessidade de corrigir o erro logo agora que um novo álbum acaba de ser editado para gáudio da veia mais pop de que somos viciados dependentes de longa duração. 

Já com quase uma década de actividade, o quarteto tem no nome de baptismo uma junção de apelidos de dois amigos insistentes na urgência efectiva de se juntarem numa banda para compor canções e tocar ao vivo e na voz de Christie Simpson o sopro flutuante que irradia leveza e adição. Depois há, quase sempre, uma aura sonhadora de good feeling vibe com tradição na primeira das décadas do século mas que continua a ter efeito consistente e que alcança em "Present Tense", o tal novo registo, uma recomendável quarta dose de refrescos para juntar, a qualquer momento, a outros das Haim ou dos Tops! 

O disco assentou em colaborações síncronas e virtuais a partir de residências de Nova Iorque, Londres e a originária Nova Zelândia, hábito já praticado antes da chegada da pandemia mas agora reforçado com mais tempo de maturação, inspiração e depuração de ideias e demos esquecidas transformadas em pedacinhos de pop orelhuda. Aconselhamos a trilogia de temas abaixo a que o realizador americano Alex Ross Perry emprestou um brilhante cunho estético e visual. Um bom indicativo!



Sem comentários: