sexta-feira, 24 de março de 2023

(RE)VISTO #109





















CESÁRIA ÉVORA 
de Ana Sofia Fonseca. Lisboa, Carrossel Produções, 2022
TV Cine Edition, Portugal, 19 de Março de 2023 
Um convite oferecido por um amigo levou-nos ao Coliseu do Porto num final de Outubro de 1994 para ouvir Cesária Évora cantar. O disco "Miss Perfumado" tinha espalhado fragrância um pouco por todo o lado da Europa, com sopro maior vindo de França, muito à custa de "Sodade", um já então clássico da música africana que tocava nas rádios sem rótulos de world-music. Ficámos rendidos à diva de pés-descalços que fumava cigarros e bebia uísque entre canções e desconcertantes comentários, tudo toldado por muita boa disposição e, caramba, cobrindo a sala com um vozeirão inesquecível. Um fenómeno, sem dúvida. 

Traçar e realizar um filme sobre a sua vida não será uma tarefa fácil. Uma tentativa da RTP chamada "Nha Sentimento", inteiramente disponível para consulta, teve o mérito de revelar em 2010, e ainda em vida, a sua ascensão desde São Vicente, em Cabo Verde, até aos palcos mais importantes mundo fora, sendo já aí rotulada de lenda e uma das maiores vozes da lusofonia apesar da discrição e da aparente modéstia que a sua morte no ano seguinte deixaria, pendurada, numa dúvida vacilante. Dez anos depois, um novo projecto documental começou a ganhar forma consistente e na intenção clara de juntar testemunhos e imagens inéditas e desconhecidas para, em boa hora, lhe fazer justiça. Ainda que sem deslumbramento, o novo filme acaba por o conseguir eficazmente. 

Ser órfã, mulher e pobre em África marcou uma trindade penosa que o colonialismo português agravou na condição mas de que Cesária desde cedo procurou libertação. Todos os momentos documentados por e em São Vicente resultam num conjunto de imagens e relatos que se assumem surpreendentes - desde as primeiras noites de cantoria no bar local (Bar do Rui) a cantar para tropas portuguesas, à pretensão adiada em construir uma casa, passando pela distribuição de dinheiro e comida pelos vizinhos e amigos, mesmo que de ocasião, é a mulher livre anti-estrela movida a tabaco e bebida que ressalta maternal, controladora mas também brincalhona e simpática. É também por lá que se recolhe ao longo de dez anos consumida por uma depressão que só a música teria o condão de resgatar e salvar, seria por lá que receberia turistas em casa à procura de uma fotografia com a autora de "Sodade"... 

Depois há o lado estrela internacional a que perspicácia do produtor José Silva lançou rede com sede em Paris para rapidamente alcançar os outros continentes. Nova Iorque, Tóquio, Las Vegas, Brasil ou Cuba e vedetas como David Letterman, Compay Segundo ou os jovens Seu Jorge e Marisa Monte são só alguns dos destinos e dos parceiros de uma ascensão que o documento entrecruza e que acentua o desafio contínuo em subir a um palco, fosse qual fosse o seu tamanho, no limite do teor de álcool mas sempre brilhante no canto intuitivo e inimitável que fazia chorar o mundo e aguçava o orgulho cabo-verdiano. Cantar a escravidão em pleno século XX ("quem mostrava esse caminho longe? esse caminho para São Tomé") passava despercebido e a morna tornou-se modinha mainstream e até património da humanidade, um estatuto que alguns, como Faustino Vieira, condenam no exagero e irreversibilidade sufocante. A roda viva haveria de estimular males e doenças que uma duvidosa bipolaridade não afastou de discos arriscados e digressões perigosas, contrariando conselhos médicos. 

De mãe em São Vicente a uma ovação em pé no Carnegie Hall, a vida de Cesária Évora tomou forma nessa dupla faceta de estrelato e discrição onde a sensatez foi quase sempre sinónimo de limite, equação que eliminou fantasias ou suspiros de diva. Sobrou, como se faz notar neste documentário definitivo, um misterioso perfume de uma predestinada para ser rainha da "morna" e, como não senti-lo, da liberdade. 

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