quarta-feira, 26 de abril de 2023

JULIE BYRNE, REGRESSO CUSTOSO!





















Em 2017 a bonita menina Julie Byrne editou o álbum "Not Even Hapiness" a que associou uma consequente digressão que aterrou em Braga em 2018 para uma noite esgotada de ternura. Ainda nesse ano e ao lado de Eric Littmann, gravou "Spain", tema que fez parte da excelente compilação "Dreams" onde participaram outros artistas como Bing & Ruth, Yumi Zouma ou Ricky Eat Acid sob selo da editora novaiorquina Cascine e da Stadiums & Shrine. Desde aí, o eclipse adensou-se. 

E assim, ao fim de seis anos, eis que a notícia de um novo disco se confirma mesmo que nebulosa - "The Greater Wings" será editado pela Ghostly International em Julho e é o resultado sofrido de uma aventura iniciada em 2020 com o já referido amigo Littmann, parceiro criativo e produtor, em sessões caseiras em Chicago que continuaram em Nova Iorque com a colaboração da harpista Marilu Donovan aka Leya. O embrião sonoro aportou depois a Los Angeles onde o violinista Jake Falby lhe acrescentou os arranjos de outras cordas mas a morte súbita de Littmann, em Junho de 2021, haveria de fazer hibernar, enclausurado, o projecto. A custo, Byrne só no Inverno seguinte haveria de o retomar com a ajuda do produtor Alex Somers no estúdio Catskills, o primeiro de âmbito profissional que experimentou, e onde se maturou um compromisso difícil entre o que já estava registado e as novas abordagens artísticas. 

A elevada estima e o pesar pelo amigo perdido, longe de esquecidas, serviram de motivação e seiva para continuar a fortalecer uma opção de vida que ela própria cantou no maravilhoso "I Live Now As A Singer" que encerrava o disco de estreia. Com "Summer Glass", o primeiro dos novos temas a dar-se a ouvir, está dado o primeiro passo no retomar do bom caminho.


Sem comentários: