quinta-feira, 3 de agosto de 2023

MARY LATTIMORE, HOTEL NOSTALGIA!





















Dois anos foi o tempo que a harpista Mary Lattimore demorou a acertar, em sessões incomuns de improvisação, o material destinado a um disco de inéditos. Fê-lo, robustecendo a composição de forma a pedir ajudas certeiras de velhos amigos como o acordeonista Walt McClements ou Meg Baird mas também a mais recentes, e mesmo que distantes, amizades como a do guitarrista neo-zelândez Roy Montgomery, de Rachel Goswell dos Slowdive ou de Lol Tolhurst, membro fundador dos The Cure que contribuiu com um velho sintetizador para o tema "Arrivederci". 

O disco, que chega em Outubro pela habitual Ghostly International, teve como principal inspiração uma marcante visão de umas escadas de prata junto ao mar e que pertenciam ao Hotel Arkada da ilha croata de Hvar, um espaço magnífico de veraneio à moda antiga entretanto irremediavelmente modernizado. O charme dos lustres com patine, as colchas das camas estampadas, as flores murchas em vasos ou as velas derretidas foram, à sua maneira, memorizados em pedaços intangíveis de música que se reuniram no novo álbum "Goodbye, Hotel Arkada" e que conta, tal como aconteceu com o disco "Hundred of Days" de 2018, com pintura de capa da amiga Becky Suss

Como primeira nostalgia sonora pode ouvir-se "And Then He Wrapped His Wings Around Me" com colaboração dos referidos Walt McClements e Meg Bairde e imagens de Rachael Pony Cassells, autora de outros magníficos videos de Lattimore, Cass McCombs e, outra vez, Meg Baird.

 

Entretanto, estreou o mês passado um outro excelente video para o tema mais antigo "Wawa by the Ocean" que está incluído na compilação "Collected Pieces: 2015-2020" publicada no início de 2022 e que tem coreografia e realização do consagrado Ryan Walker Page. Primoroso!

Sem comentários: