quinta-feira, 26 de setembro de 2024

WEST 11 + POPULATION:5, Piquenique Dançante Sobre a Relva, Parque de São Roque, Porto, 22 de Setembro de 2024

O piquenique no relvado do Parque de São Roque, adiado em Julho, tinha no Domingo à tarde boas razões para repasto animado. A abrir, os West 11 faziam o seu baptismo em festivais nas vésperas da edição do álbum de estreia já gravado, um conjunto de canções de brisa soalheira, como convinha, com laivos de bossa nova e alguma folk e western americana. Nas vozes, a inesquecível Beth Hirch que todos conhecemos de "All I Need" dos franceses Air, mas que aqui pela casa é sinónimo de monumento - chama-se "Come A Day" e abria o álbum de estreia "Early Days" de 2000 que ouvimos (e continuamos a ouvir) muitas, muitas vezes... 

O colectivo anglo-americano que vive em Portugal e que, aparentemente, foi buscar o nome ao filme inglês de 1965, incorpora o conhecido Phil King, guitarrista dos Felt, Lush os Jesus & Mary Chain e são dele as malhas de guitarra eléctrica que enchem os temas de um onda atlântica a que a voz ainda sublime de Hirsch vai sobrepondo leveza - "Hum Along" foi, a esse nível, imbatível mas o primeiro single "Love Resistence" é também uma enorme canção pop. Boa música, por quem só a sabe fazer à maneira e que, por isso, soube muito bem!

 

Seguiram-se os Population : 5, uma informal reunião de músicos portugueses e ingleses com sede no Porto e já com disco registado à moda antiga, isto é, de forma analógica de 8 pistas e em mono! Na voz principal, o amigo Chico Ferrão relata histórias e alusões espaciais rapadas a series-b e muita ficção científica a que uma máquina instrumental vai engrossando num género de, dizem eles e bem, rock n'roll distópico e divertido. 

A população ao vivo aumentou, entretanto, para seis com a ajuda de um percussionista, e para seis e meio quando um petiz de guitarra plástica em punho entrou, de fininho, para o palco para, em estilo air-guitar, fazer as delícias dos músicos, dos "piqueniqueiros" e, certamente, dos pais (ver ali em baixo, melhor momento, ao minuto 20:25). Temos guitarrista, confirmando que isto da música não tem idades. Por isso, uns "velhos" a fazer rock e o gozo que isto lhes é só uma das premissas definitivas para que um rejuvenescimento com este calibre não tenha tempo sequer para se extinguir. Pop(ulação) 5 estrelas!

Sem comentários: