terça-feira, 14 de novembro de 2006


FORMATOS
No dia em que é lançado nos EUA o Zune, concorrente Microsoft do Ipod/Mac vejam lá o que fomos descobrir... Uma revista do “Expresso” de 28 de Abril de 1987 sobre precisamente a expansão do CD e outros formatos. Do artigo constam, entre muitas outras, estas frases:
.“O disco compacto é o produto mais bem sucedido da história dos consumos audio e audiovisuais, pelas suas vantagens de amplitude e precisão sonoras, de fidelidade e longevidade, e também por se basear num único sistema”;
.“Atendendo aos custos de hardware do software e da implantação das novas fábricas, os custos de produção do CD serão três vezes superiores aos do disco em vinil

. “Resta saber que outros prodígios da técnica nos reserva o futuro. Por um deles talvez não seja preciso esperar muito – a Polygram e outras companhias anunciaram já o lançamento dos compacto-vídeos, discos simultaneamente com som e imagem, ambas de alta qualidade, e que poderão ser o veículo ideal para a comercialização de clips, a nova forma de expressão saída do video que também está a alterar a relação de consumo da música moderna.

Vinte anos depois: 67 milhões de Ipods vendidos, PSPs por todo o lado, DVDs ao desbarato (só o mesmo jornal Expresso deu recentemente milhares deles), 100 milhões de videos vistos diariamente no YouTube e nós a comprar cada vez mais vinil... Como alguém diz, a música é que interessa e ela resiste e resistirá. Surprised? You won’t be on the next episode of…

Sem comentários: