segunda-feira, 10 de agosto de 2009

WOODSTOCK AVALANCHE!


Para assinalar os 40 anos do Festival de Woodstock, a editora americana Rhino preparou uma colecção inédita de seis cd’s com 77 temas, dos quais 35 são completamente inéditos. Chamada “Woodstock – 40 Years On: Back to Yasgur’s Farm Boxed”, a caixa resulta de um aturado trabalho de revisão e limpeza das fitas originais. Foram seleccionadas as melhores partes das 33 actuações da altura, incluindo-se agora diversos extras, tal como os famosos sons da chuva (!) e o célebre anúncio, em jeito de boas vindas, de Max Yasgur, organizador do evento. Na sequência apresentada cronologicamente, surgem pela primeira vez perfomances completas de Ravi Shanker, Country Joe McDonald, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, The Who ou Joe Cocker. Entretanto, as bandas sonoras dos documentários originais estreados em 1971 foram também reeditadas. Uma nova caixa de cinco LP’s acrescenta mais dois ao álbum triplo original e onde, para além de um livro de fotografias, se fazem ouvir mais 16 temas inéditos.
Está também disponível a banda sonora de “Taking Woodstock", filme de Ang Lee que estreia nos E.U.A na próxima sexta-feira, véspera da data comemorativa. A película conta a história de
Elliot Tiber, uma figura central na organização do famoso festival de rock em 1969, cujo argumento se baseou nas memórias do próprio Tiber ("Taking Woodstock: A True Story of a Riot, A Concert, and A Life"). A banda sonora tem seis originais de Danny Elfman que se misturam com canções da época dos Doors, Grateful Dead, Jefferson Airplane ou Janis Joplin.
Uma verdadeira avalanche woodstockiana…

Sem comentários: