sábado, 28 de outubro de 2023

HELADO NEGRO, CANÇÕES FRESQUINHAS!





















Depois da edição do excelente álbum "Far In" de 2021, Roberto Carlos Lange aka Helado Negro foi viver para Asheville na Carolina do Norte, o que serviu para se apaixonar pela envolvente paisagística de montanhas cristalinas e enorme variedade de plantas silvestres. Foi por lá que se inspirou e gravou novos temas para "PHASOR", trabalho que foi desenvolvendo no seu estúdio paredes meias com o da sua esposa Kristi Sword, uma colaboradora artística de outras aventuras e que acabou por, naturalmente, ser a autora do desenho de capa para o novo disco. 

Mas houve uma outra semente, talvez mais sofisticada, para a recente composição - uma visita de cinco horas ocorrida em 2019 ao SAL-MAR - máquina criada em 1969 por Salvatore Matirano na Universidade do Illinois, um complexo sintetizador que gera música infinita a partir de uma memória de computador e alguns osciladores analógicos - deu-lhe uma outra dimensão sobre as camadas que os sons escondem, uma espécie de magia escondida que lhe atiçou curiosidade e reforçou a motivação.

Nasceram, então, nove temas de títulos quer em inglês ou espanhol com data de edição para Fevereiro de 2024 com selo europeu da 4AD, conjunto que começa com "LFO (Lupe Finds Oliveros)", com video dirigido pelo próprio, e que foi escolhido como primeiro avanço de um disco prometedor. Na canção colabora Sufjan Stevens nas vozes e sinos. 

Repetindo a visita de há quatro anos, há concerto marcado para amanhã em Vigo, pontapé de saída de uma digressão europeia com alongamentos a mais sete cidades espanholas (!) e incursões curtas em França, Inglaterra e Itália.

Sem comentários: