quarta-feira, 27 de novembro de 2013

THESE NEW PURITANS, Hard Club, Porto, 26 de Novembro de 2013


















A distância considerável da estreia no Porto dos These New Puritans não lhe retira as marcas. Estávamos em Junho de 2008 na pequena sala da Casa da Música, uma noite de Clubbing repleta de atractivos de respeito (Vampire Weekend ou Young Marble Giants, por exemplo) e coube aos irmãos Barnett encerrar a noite. Mesmo desfalcados, já na altura a banda mostrava coragem e até um certo arrojo em palco, com Jack Barnett engalanado por um colete metálico à romano e a berrar para todos ouvirem "Elvis, I wasn't talkin' 'bout that king"! Os miúdos cresceram o que se aplica fundamentalmente ao caminho que escolheram seguir - usar os instrumentos e a composição como experiência sonora multifacetada e nada óbvia o que resultou em dois álbuns ("Hidden" de 2010 e "Field of Reeds" deste ano) que muitos chamaram art rock mas que, etiquetas à parte, são pura arte! Ao vivo, de regresso à cidade, essa mestria foi bem evidente desde os primeiros acordes de "Spiral" até ao magnífico "Orion" com que se encerrou o serão, uma celebração de adesão diminuta em quantidade de público mas de uma intensidade e brilhantismo a toda a prova. Saliente a presença e contribuição de Elisa Rodrigues na voz, mas aqueles dois metais em contínuo desafio às batidas e samples ou os coros magnificientes (ouça-se "Field of Reeds") transformaram a sala maior do Hard Club numa catedral de largas colunas e ogivas altaneiras, um epicismo quase em desuso e, talvez por isso, de contágio deslumbrante. Bem dito purificador!











terça-feira, 26 de novembro de 2013

UAUU #161

MIDLAKE, UMA BANDA NA CIDADE













A história recente dos reinventados Midlake contada pelos próprios em Denton, Texas, cidade natal onde abriram um bar acolhedor, frequentam bibliotecas e ensaiam e experimentam em estúdio próprio sem pressões desnecessárias. Parece idílico!  

OBSCURAMENTE POP

Os Camera Obscura estão, nota-se, um bocadinho mais entradotes e gordinhos que em 2006 quando lhe pusemos pela primeira vez a vista em cima, mas as canções essas continuam a valer bem pena. E são logo cinco de enfiada para a uma sessão da 4AD...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

UAUU #160

MILAGRES DE NATAL





















Com o Natal à porta, o notável projecto Yellow Bird Project lançou mais uma campanha de solidariedade com a colaboração imprescindível de Micah P. Hinson e respectiva família. Entre cinco canções originais e tradicionais que farão parte de uma edição digital, foram seleccionadas duas - "Please Daddy (Don't Get Drunk This Christmas)" e "Silent Night" - para um tentador 7" de vinil de impressão reduzida, numerada e assinada pelo próprio Hinson. Os proveitos serão aplicados numa casa de recolha de crianças situada em Keller, Texas, onde, como certamente por cá, todos os "milagres" serão bem-vindos.  

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

U2 DE REGRESSO




















Há duas canções novas dos U2 e uma delas, "Ordinary Love" composta para o filme "Mandela: Long Walk To Freedom", pode desde já ser testada com imagens aqui. De amanhã a oito dias haverá um 10" de vinil para tentar comprar nem que seja só pela capa!

FAROL #111











É uma só "borla" mas vale por muitas! Os Kings of Convenience oferecem uma excelente e já antiga remix de "Rule My World" a cargo de Velferd, amigo norueguês de Bergen, que chegou a merecer até uma outra versão sobreposta ao vivo! A banda está receptiva e desde já agradecida a qualquer iniciativa digital que dê imagens qualitativas a esta balançante e viciante remistura. Quem aceita o desafio?

STONES, DA FEIRA PARA A GALERIA!


















Um achado dá origem a uma exposição com inéditos fotográficos dos Rolling Stones com quase 50 anos ou porque é que se deve gostar de feiras de velharias e vasculhanços. Um primor!    

DUETOS DE JOHN GRANT





















A sempre recomendável Rough Trade elegeu "Pale Green Ghosts" de John Grant como o melhor álbum do ano e para o assinalar acrescentou à edição normal do disco mais dois outros com uma série de extras. Entre eles, há um mão cheia de duetos de Grant com Beth Orton, Sinned O'Connor ou Connor O' Brian dos Villagers que já por aqui passou num dos nossos "Duetos Improváveis". O melhor é que estas parcerias estão todas num vinil limitado nomeado "Gets Schooled" já à venda online e a que se pode acrescentar um lindíssimo poster alusivo devidamente assinado pelo artista. Grant estará no dia 29 de Novembro no Mexefest lisboeta.



terça-feira, 19 de novembro de 2013

WILLIS, UMA BOA SURPRESA!








































O universo de Nick Drake merece e merecerá sempre nesta casa uma particular atenção, missão que assumimos com prazer e devoção a um músico injustiçado no seu tempo mas que conhece hoje um reconhecimento, felizmente, mais abrangente. Sendo assim, ainda não percebemos como nos passou ao lado a edição de um EP já em 2012 de uma tal Willis, cantora inglesa que ficou conhecida por uma cover de "Word Up" de Cameo, onde repousam quatro versões das pequenas canções que Molly Drake, mãe de Nick, gravou em ambiente caseiro já lá vão 60 anos. A surpresa tem o nome de "Songs of Molly Drake" e conta com uma fabulosa retro-embalagem inspirada nos EP's antigos em vinil de edição francesa e só é mesmo pena que, como tal, não tenha sido disponibilizada numa simples rodelinha de plástico... Para dar vida às tais versões, Willis associou-se ao performer Dickie Beau e o resultado traduz-se para já em dois videos inspirados em "Magic", thriller clássico de Richard Attenborough datado de 1978. Excelente!




segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CARÍSSIMAS CANÇÕES EM DISCO














Tal como desconfiamos aquando da apresentação de "Caríssimas Canções" na Casa da Música em Junho passado, a aventura de Sérgio Godinho em volta das versões terá edição em disco já no dia 25 de Novembro. Nele se reúnem catorze temas registados nos concertos ao vivo de Lisboa e Porto a que se acrescenta um DVD com imagens backstage e testemunhos de todo o processo criativo por parte de Hélder Gonçalves, Manuela Azevedo e Nuno Rafael, músicos que facilitaram sem dúvida a tarefa de Godinho. Os temas/versões e um original podem ser escutados desde hoje no spotify.     

SÃO VOZES, SENHORES!





















Em tempos idos a oportunidade seria boa para antecipar as compras de Natal, mas sendo agora os euros cada vez menos e a valer o mesmo, uma ida a Vigo só se justifica para um bom prato de calamares devidamente acompanhado com umas valentes Mahou a que se deve acrescentar um concerto imperdível. Parece ser o caso da edição deste ano do Festival Voces Femeninas, evento já devidamente enaltecido por estas bandas mas, infelizmente, ainda não experimentado e que já no próximo sábado reune por lá as meninas Anna Ternheim, Mackenzie Scott que grava e edita escondida como Torres e ainda a miúda Lady Lamb the Beekeeper. À partida, difícil será escolher qual a melhor, todas com grandes canções que eternecem a alma e aquecem o coração e que juntas na mesma noite e espaço ameaça tornar-se encantatório e, previsivelmente, mágico.    

Anna Ternheim- What have I done. Livesession. from Christian Haag on Vimeo.

Torres "November Baby" from Yours Truly on Vimeo.

Lady Lamb the Beekeeper: Return to Maine (presented by BreakThruTV) from BTRtv /// BreakThru Radio on Vimeo.

UAUU #156

domingo, 17 de novembro de 2013

WOODEN SHJIPS DE VOLTA À INVICTA

Os muito amados Wooden Shjips estão de volta ao Porto a 5 de Março próximo para um concerto ainda sem local definido onde, certamente, se apresentará o magnífico "Back To Land"... portista!

Wooden Shjips - Back To Land from Thrill Jockey Records on Vimeo.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

BILL CALLAHAN, UMA NOITE NA SINAGOGA















Na noite de 2 de Outubro passado Bill Callahan e restante banda estiveram numa histórica sinagoga da cidade de Washinghton para um concerto de apresentação de "Deam River" mas onde não faltaram clássicos como "Sycamore" ou "Rock Bottom Riser". Ouça-se! Nunca mais é Fevereiro...

UAUU #155

terça-feira, 12 de novembro de 2013

TWIN SHADOW ENCOBERTO





















O rapaz George Lewis Jr., ou seja Twin Shadow, para além de escrever canções para as irmãs Haim e posar para revistas (foto de cima) tem-se dedicado nos últimos meses a realizar algumas versões de temas de variados artistas, a última dos quais recaiu logicamente sobre "Perfect Day" de Lou Reed. Elas aqui ficam para vossa avaliação sonora na certeza de que há por aqui alguns altos e baixos...







MORRISSEY E O SATÉLITE DO AMOR





















A influência de Lou Reed na vida e carreira de Morrissey está há muito reconhecida. Ao vivo, por exemplo, o ex-líder dos Smiths tem por hábito apresentar uma versão de "Satellite Of Love" tal como aconteceu no Chelsea Ballroom de Las Vegas a 25 de Novembro de 2011, interpretação agora escolhida para uma edição homenagem já no início do próximo mês com selo da Parlaphone. Para venda em loja haverá um picture disc de 7" e ainda um 12" de vinil com outras canções registadas ao vivo, goddies que pretendem ainda marcar o lançamento do audiobook da polémica autobiografia recentemente publicada e que terá leitura do actor "quase sósia" David... Morrissey!   

3X20 NOVEMBRO












segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UAUU #154

PVC - PORTO VINIL CIRCUITO #2




















Qualquer ida à baixa em tempos idos tinha na Tubitek da Praça de Dom João I uma "capelinha de discos" de romagem obrigatória. Sendo assim, não custava nada de seguida ir espreitar a Philcolândia logo à frente na Magalhães Lemos, rua que desaguava e desagua a meio da Avenida dos Aliados. A loja, de certeza bem mais antiga que a própria Tubitek, situada do outro lado da entrada lateral do Rivoli, tinha um montra tripla tal como ainda hoje se mantêm, mas só uma delas era ocupada com as capas das últimas novidades comerciais, a maioria de cariz mais popular tipo Roberto Carlos ou Júlio Iglesias! A imensidão do espaço e a confusão de produtos expostos, que iam de frigoríficos (Philco?), a ferros de passar ou aspiradores, levaram-nos poucas vezes ao seu interior mas foi por lá que acabamos por comprar alguns dos álbuns dos Pink Floyd mais antigos (anos 70) que nos faltavam na colecção e temos a certeza de, ao lado da nossa irmã, acabar por trazer para casa o "View From the Ground" dos America, o tal onde estava o "You Can Do Magic"...   

Philcolândia, Rua Dr. Magalhães Lemos, 87, Porto













Philcolândia, Rua Dr. Magalhães Lemos, 87, Porto





sexta-feira, 8 de novembro de 2013

KRULE, A ESTRELA A CINTILAR













E pensar que há pouco mais de um ano, entre umas bejecas nos Maus Hábitos, King Krule nos prometeu passos bem medidos e certeiros para a sua carreira. És grande, puto!  

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ARBOREA, PEQUENA MAGIA

Em 2011 os Arborea vieram ao Serralves em Festa e a convite do Bodyspace gravaram um maravilhoso video na Rua das Aldas, talvez uma das mais antigas da cidade do Porto e que abaixo se reproduz. A calma e a magia do momento, principalmente belo aquando da saída de casa de um idoso na sua pacatez, inspirou Buck Curran a compor uma improvisação à guitarra que recebeu precisamente o nome de "Rua das Aldas" e que está plasmada para a eternidade no novo disco "Fortress of The Sun". A experiência valeu alguns arrepios principalmente a Shanti Curran, uma história contada na primeira pessoa quando regressaram à Invicta em Maio passado para um concerto no Café Au Lait e que podem comprovar ali no minuto 55" num registo feito pelo Hug The Dj. A canção escolhida chamava-se curiosamente "A Little Time"...





UAUU #153

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MEMÓRIAS #8

Durante anos e anos, terça-feira era sinónimo de Blitz, publicação que preencheu muito do nosso imaginário pop-rock dos anos oitenta e seguintes. Concorrência não havia e o jornal era quase a única fonte de informação algo actualizada sobre os álbuns, os artistas e, principalmente, os concertos. Gostávamos do cheiro papel e da tinta de impressão fresca que sujava as mãos enquanto devorávamos de fio a pavio as suas páginas e, por isso, fomos sempre entusiastas do milagre que era um jornal de música em Portugal. Acompanhamos todas as modificações, as novas rubricas ou escribas e só desistimos a sério quando em 2006 o projecto se transformou em revista com supostas pretensões expansivas, opção compreensível mas definitivamente arriscada. Temos bem vivo o primeiro número com a Siouxie na capa que apanhamos no dia de hoje há vinte nove anos à borla no quiosque junto da paragem do autocarro para o Rainha Santa e que guardamos religiosamente junto da colecção quase completa. Como prenda de aniversário aqui fica um clip de um programa da SIC em visita à redacção em 1995 onde se apresentam algumas caras que nos habituamos a ver assinar muitos dos artigos, entre eles o Miguel Cadete, director da actual Blitz. Seja como for, parabéns!                

SEM COMENTÁRIOS...

ANNA CALVI DE CLASSE





















Enquanto esperamos o reencontro, se possível olhos nos olhos, com Anna Calvi marcado para dia 16 de Dezembro na Casa da Música e o novo disco se vai entranhando, aqui está em primeira mão o video para "Suddenly". Pura classe!   

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MEMÓRIAS #7

Faz hoje precisamente quatro anos, dia na época feriado, que a notícia repentina da morte de António Sérgio causou consternação entre toda uma geração de seguidores para sempre "formados" por este divulgador musical e na qual tivemos e temos orgulho em pertencer. Na altura, entre diversos e sentidos testemunhos, prometerem-se inúmeras homenagens futuras - por exemplo e entre outras, a atribuição do seu nome a um palco de um qualquer festival - de que, infelizmente, não se conhecem concretizações... Entre as fitas VHS que nos últimos tempos temos vasculhado, foi com agradável surpresa que deparamos com esta ida do António Sérgio ao programa "O Senhor Que Se Segue" da SIC. Apesar da má qualidade do registo, de alguns discursos e comentários de parte do quarteto feminino e de termos que editar/cortar, por razões de direitos de autor, os primeiros momentos onde foram apresentados excertos de clips de Seal, PJ Harvey e Portished, sobram quase quarenta e cinco minutos de um raro testemunho do amor pela música, pelos discos em vinil, pela família, pelos ouvintes e, acima de tudo, pela rádio e o éter, uma radioterapia sem a qual não conseguiria viver. Às tantas, mesmo antes do final da primeira parte, Paula Moura Pinheiro afirma "O António Sérgio faz falta" o que, passado todo este tempo, não podia ser mais verdadeiro e que faz crescer ainda mais as já muitas saudades!           



ANDREW BIRD COM NOVO EP

São seis novas peças maioritariamente instrumentais que Andrew Bird edita dia 12 de Novembro num novo EP de nome "I Want To See Pulaski At Night", mas o tema título que se dá a ouvir aqui em baixo é mais uma notável canção pop a que o artista felizmente dá voz. Haverá edição em vinil