quinta-feira, 28 de julho de 2016

HEATHER WOODS BRODERICK, REGRESSO A COIMBRA!
















No âmbito de uma abençoada parceria galega e coimbrã denominada "American Autumn" que trará Laura Gibson a Coimbra já em Setembro, soube-se hoje que a cidade do Mondego receberá também a misteriosa Heather Woods Broderick mais lá para o fim do ano, precisamente a 18 de Novembro, oportunidade para um voo planante sobre o magnífico disco do ano passado "Glider". A mana Broderick regressa assim a Coimbra por onde andou em partilha de palco com Nils Frahm em 2010, concerto memorável que repetiu em Braga. Prometidas estão ainda mais surpresas...



quarta-feira, 27 de julho de 2016

THE RADIO DEPT. PRESTES A EMITIR NOVO DISCO!





















Passaram seis anos desde que os The Radio Dept. editaram o álbum "Clinging To A Schem" e, a partir dessa data, a banda parece ter perdido o entusiasmo perante o mundo que a rodeava, passando a testemunhar, assustada, a uma constante modificação da sociedade sueca para o lado errado da vida. O hiato serviu para ir experimentando novos caminhos sonoros traduzidos nos singles "Death To Fascism" e "This Repeated Sodomy", um espelho nada convencional dessa insatisfação e que culminaria no tema do ano passado "Occupied". A canção é, deste trio, a única que figurará então num novo disco que sairá em Setembro e quer no título - "Running Out Of Love" - quer na imagem da capa de cima, são um pronúncio desses tempos de desilusão e a que se acrescentam novas canções como "Swedish Guns" ou "Thieves of State". Sinais de que a sociedade nórdica que todos nos habituamos a admirar e elogiar é hoje uma tremida miragem. Valha-nos a boa música!        

terça-feira, 26 de julho de 2016

segunda-feira, 25 de julho de 2016

DENT MAY, PELA FRESCA!

Uma nova canção a la Dent May é o cartão de visita de verão para um disco maior do miúdo de Los Angeles a que só teremos que juntar água, areia, sol e, já agora, um copito espirituoso de uma qualquer bebida fresquinha...




sexta-feira, 22 de julho de 2016

RYLEY WALKER, NA HORA CERTA!





















Se o magnífico disco "Primrose Green" editado o ano passado pelo norte-americano Ryley Walker já não enganava ninguém, ou seja, tratava-se de uma grandiosa lição sonora de folk-rock e blues, o novo álbum que se aproxima parece ser ainda mais eloquente. A editar pela Dead Oceans a 19 de Agosto, "Golden Sings That Have Been Sung" tem a vantagem de poder ser devidamente degustado ao vivo no dia anterior em Paredes de Coura onde se comprovará o talento e habilidade de um jovem músico que, depois de intensas digressões com os Destroyer ou ao lado do contrabaixista lendário Danny Thompson pelo Reino Unido em Fevereiro passado, chega finalmente ao sítio adequado na hora certa. Cá o esperamos por entre a brisa...    



BEAUTIFY JUNKYARDS, SINGLE APETITOSO!

Dando continuidade a uma tradição da casa de discos inglesa Ghost Box, os lisboetas Beautify Junkyards gravaram um novo 7" de vinil com dois temas inéditos, lindos, a pedir uma sequência obrigatória - um álbum inteiro de delícias como estes dois pequenos mas saborosos trechos.    

quinta-feira, 21 de julho de 2016

DRUGDEALER, ACABOU A COMÉDIA!





















Um novo projecto com sede em Los Angeles promete ser uma das grandes surpresas do ano - chama-se Drugdealer, é comandado pelo multi-instrumentista e irrequieto produtor Michael Collins e reúne uma série notável de colaborações de outros músicos da cidade à volta de sonoridades clássicas e vintage, do spaghetti de Sergio Leone a baladas de Carol King passando pelas luxuriantes orquestrações de Burt Bacharach ou o mítico jazz de Nova Iorque. Há, por isso, no disco "The End Of Comedy" a sair pela Weird/Domino Records em Setembro, um conjunto diverso de músicos provenientes de bandas como Holy Shit!, Regal Deal ou que suportam Mac DeMarco e onde entre as onze canções surgem vozes de Ariel Pink, Danny James e da maravilhosa Natalie Mering que conhecemos por Weyes Blood. É ela, aliás, que protagoniza o video para o primeiro avanço "Suddenly", mais uma grande canção para este verão e que, com "droga" desta pureza, vai ser certamente uma "trip"!

terça-feira, 19 de julho de 2016

WILCO, OUTRO ÁLBUM!





















Como prometido por Jeff Tweddy há alguns meses e na sequência da oferta da canção "Locator", anuncia-se hoje um novo álbum dos Wilco para Setembro numa associação da editora da banda dBpm com a Anti/Epitaph Records. Já em pré-venda através do iTunes, o disco de nome "Schmilco" tem na capa uma ilustração do catalão Joan Cornellà e das doze canções, para além de "Locator", é já possível escutar o excelente "If I Ever Was A Child" via Spotify.


segunda-feira, 18 de julho de 2016

MICHAEL KIWANUKA, AMOR SEM ÓDIO!






















Já lá vão quatro anos desde a estreia de Michael Kiwanuka nos discos grandes, um artista que acarinhamos aqui pela casa desde o seu aparecimento e, por isso, está na altura certa para uma segunda dose. Maduro, na mediada certa, o regresso tem o nome de "Love & Hate", foi já editado pela Polydor inglesa na passada sexta-feira e ameaça tornar-se num vício de verão com recaídas recorrentes ao longo dos meses posteriores. Um clássico poderoso e um caso de amor à primeira audição!      





WILCO, SINGLE OFERTA!

Agora que lhe tomaram o gosto, ou seja, apostar na surpresa como aconteceu com o álbum "Star Wars" há precisamente um ano, os Wilco aproveitam a comemoração para nos oferecer uma nova canção - "Locator" está disponível no site oficial para descarga gratuita!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

MISS SHARON JONES, EU ESTOU AQUI!

O filme biográfico "Miss Sharon Jones" estreado o ano passado e que agora tem, finalmente, um trailer disponível na rede, é a oportunidade para a edição de uma banda sonora em jeito de best of de dezaseis temas de Sharon Jones & The Dap Kings. Entre eles há uma canção exclusiva - "I'm Still Here", assim se chama o inédito - que funciona como um grito que espanta o medo e a doença e serve para comemorar a vida de uma corajosa e fabulosa artista. A festa está marcada para a noite de 18 de Agosto em Paredes de Coura. Party time!  




quarta-feira, 13 de julho de 2016

KEVIN MORBY, ESPINHO DEPOIS DE COURA!













Autor de um dos grandes discos de 2016 - "Singing Saw" editado em Abril pela Dead Oceans - o norte-americano Kevin Morby irá passar pelo Festival Paredes de Coura dia 19 de Agosto próximo. Quem perder o concerto courense terá agora uma outra oportunidade dourada agendada para 25 de Novembro no aconchego do Auditório de Espinho. E trás banda... Bilhetes à venda amanhã.  

BADBADNOTGOOD 4 GOOD!





















O novo álbum, o IV, dos canadianos BADBADNOTGOOD tem edição oficial desde sexta-feira passada e, numa primeira impressão, a habitual receita multi-sonora de rapp, jazz, soul ou demais géneros tem desta vez uma onda mais positiva e feeling good que encaixaria na perfeição em qualquer fim-de-tarde festivaleiro por este país fora, mas os programadores continuam muito distraídos... Há, como sempre, colaborações diversas onde se destaca a presença de Sam Herring, carismático vocalista dos Future Islands, que dá a voz no tema "Times Move Slow", parceria que tinha já refeito ao vivo o tema "Seasons" num festival em Los Angeles o ano passado e que teria direito a edição oficial. Presenças criteriosas são as do saxofonista Colin Stetson, do rapper Mick Jenkins e dos conterrâneos Kaytranada e Charlotte Day Wilson, amiga, cantora e produtora que encanta neste "In Your Eyes". So good!



sábado, 9 de julho de 2016

AGNES OBEL, SINGLE NOVO!





















O que parece ser um primeiro avanço de um álbum da lindíssima dinamarquesa Agnes Obel tem agora direito a imagens escolhidas pelo namorado Alex Brüel Flagstad que tinha já realizado o video para o tema "Words Are Dead". A nova canção "Familiar", já à venda digitalmente, foi gravada, produzida e misturada pela própria e recebeu as colaborações habituais do violinista John Corban e dos celistas Kristina Koropecki e Charlotte Danhier. Marcada está também uma tournée com início em Outubro com datas até ao fim do ano um pouco toda a Europa... central e ilhas!. A voz continua sedutora, o encanto eterno e seria estupendo comprovar essa familiaridade sonora ao vivo!


sexta-feira, 8 de julho de 2016

CASE/LANG/VEIRS: TRIUMVIRATO DE LUXO!





















Esta é mais uma daquelas histórias que começa com a famosa conversa de circunstância "we should make a record together"... O capricho seguiu via email da caixa de correio de KD Lang para Laura Veirs e Neko Case há já alguns anos e, apesar das respostas positivas instantâneas, o resultado demorou a fermentar ou não fosse necessário tempo, inspiração e, já agora, uma editora. A Anti Records não se fez rogada e tem disponível desde o mês passado um disco homónimo em nome de case/lang/veirs registado em Portand, cidade onde Lang e Veirs habitam e, por isso, a casa desta última acabou a escolhida para registar as canções com o famoso Mount St. Helens como paisagem de fundo. Misterioso e aconchegante, o álbum começou agora a ser apresentado ao vivo numa extensa digressão americana que passou terça-feira pelo estúdio local opbMusic, concerto que aqui deixamos em primeira mão. Fica também, para que não restem dúvidas, o primeiro single "Atomic Number" e uma conversa sobre o porquê de tamanha aventura a três.






UAUU #330

quinta-feira, 7 de julho de 2016

BIG THIEF, OBRA-PRIMA!





















Ouve-se o trabalho de estreia dos Big Thief e é como se as canções já por cá andassem há muito tempo. Tudo tem um pedigree sonoro invejável, das letras aos arranjos, resultado do encontro em Brooklyn de Adrianne Lenker com o guitarrista Buck Meek e que, sem pressas nem pressão, rodaram ao vivo os primeiros temas que acabariam num primeiro álbum a solo de Lenker titulado "Hours Were The Birds". Em 2016 chegou o tempo de olhar-nos de frente - "Masterpiece", assim se chama sem rodeios o disco de estreia na Saddle Creek americana, é mesmo isso, uma obra prima de classe mundial, apelativo, sedutor, surpreendente e que, ao lado do disco de Kevin Morby, é, até ver, o cúmulo da perfeição do corrente ano musical. Imperdível e a motivar elogios merecidos de quem sabe!  





quarta-feira, 6 de julho de 2016

JAMES YUILL, HAJA CORAÇÃO!





















O inglês James Yuill acaba de surpreender os fãs ferrenhos, onde nos incluímos sem freio, com o lançamento de um novo trabalho de nome "An Electronic Heart". O disco esteve um ano escondido na plataforma digital Audio Network para a qual Yuill tinha sido convidado a gravar, mas só agora e depois de muitos pedidos insistentes para o "libertar", o álbum acabou por estar disponível para aquisição e audição através do Soundcloud . Passaram três anos sobre "These Spirirts", disco também ele de difícil parto e que só a ajuda dos amigos permitiu ver a luz do dia. Haja coração!      


segunda-feira, 4 de julho de 2016

THE AVALANCHES, SINCE WE LEFT YOU!





















Já lá vão dezasseis anos desde que os australianos The Avalanches surpreenderam meio mundo com um disco mítico de "corte-e-cose" imparável e viciante de mais de 900 samples que se torna ainda mais imprescindível se o calor apertar - o clássico "Since I Left You" é ainda hoje fresquíssimo. O colectivo, já muito remodelado em relação à formação original, decidiu que 2016 seria o ano escolhido para o regresso. Ele aí está, chama-se "Wildflower", sai na sexta-feira mas a edição em vinil do disco está já esgotada, o que atendendo ao valor comercial que o trabalho de estreia tem por estes dias (perto de 200€!), só pode ser sinal que a nova investida vai pelo mesmo caminho. Ouvindo-o de fio a pavio, sem interrupções como convêm, tudo sugere um segundo capítulo da história que não pode ser ouvido e saboreado separadamente e onde surgem colaborações notáveis de Toro y Moi, Father John Misty, Ariel Pink e até Jonathan Donahue dos Mercury Rev no brilhante "Colours" mas onde o efeito surpresa da receita inicial está claramente mais esbatido. Mesmo assim esta é, sem dúvidas, a banda sonora perfeita deste verão e do próximo! I Frankie Sinatra...     





UAUU #329

sábado, 2 de julho de 2016

TINARIWEN, Festim, Praia de Esmoriz, 1 de Julho de 2016















Mesmo que a habitual brisa marítima tão nortenha se tenha feito sentir na Praia de Esmoriz, a música quente dos Tinariwen rapidamente animou e abanou o muito público que se juntou para festa. Ultrapassando com calma alguns contratempos, como uma arreliadora falha de energia em cima do palco, a banda manteve-se firme e comprometida e fazer soar bem alto a sua torrente eléctrica que duas guitarras comandam de forma característica e que evocam o seu Sahara natal, um som que o colectivo do Mali continua a respeitar e divulgar entre a chamada cultura ocidental. Somos, assim, uns sortudos!  

sexta-feira, 1 de julho de 2016

SCOTT MATTHEWS A NORTE!





















Finalmente! Quase por milagre, o nosso muito cá de casa Scott Matthews e a sua banda têm dois concertos marcados pelo norte do país no âmbito da digressão europeia agora anunciada - dia 28 de Outubro na Casa da Criatividade de São João da Madeira e no dia seguinte no Teatro Diogo Bernardes de Ponte de Lima! Duas oportunidades douradas para confirmar o brilhantismo da sua música, das suas canções, velhas e novas como as que certamente farão parte do disco "Home Part2" a sair em Setembro. Yes!





METRONOMY, OFICIALMENTE VERÃO!

Sai hoje o disco dos Metronomy que nos irá certamente acompanhar ao longo do verão ou não fosse o título "Summmer 08". Há muito por onde escolher, mas este "Night Owl" é perfeito para começar a pensar a sério nas férias...

ED HARCOURT, ON FIRE!





















Anunciado como o mais ambicioso trabalho de Ed Harcourt, o álbum "Furnaces" com saída anunciada em Agosto na Polydor inglesa é também um grito de raiva. Vivem-se tempos intensos pelo Reino Unido e restante continente europeu e as canções do novo disco produzido pelo amigo Flood reflectem um desgaste civilizacional que se traduz na arrogância perante a natureza, no excesso contraditório da tecnologia que, segundo o músico, aumenta o narcisismo e a mentira. Aqui ficam os primeiros gritos... quentinhos!



UAUU #328