quinta-feira, 16 de novembro de 2006



(RE)LIDO #1
DREAM BROTHER. The lives and music of Jeff and Tim Buckley

David Browne. London, Fourth Estate, 2001

O livro já cá canta desde 2001, mas só iniciamos a sua leitura nas férias de verão, tendo terminado saborosamente há poucos dias. Pai e filho de vidas intensas, curtas e trágicas. Ambos morreram, coincidentemente, com 30 anos, ambos fizeram música intemporal, ambos criaram mitos e devoções. Capítulo a capítulo deste livro, alternadamente sobre Tim ou Jeff num arduo e brilhante trabalho de investigação, apercebemo-nos das semelhanças de trajectos: os contratos com grandes editoras fonográficas americanas (a Elecktra e Columbia) e a luta para não ceder a chantagens comerciais, a procura da perfeição, as drogas e o alcool, e, como não podia deixar de ser, a importância das mulheres... Talentosos e bonitos, dotados de vozes inconfundíveis, parecem ter atraído o mal e o diabo. Marcantes algumas passagens como a do aparecimento de um desconhecido e surpreendente Jeff num concerto homenagem a Tim, onde interpretando músicas do pai, gelou e emocionou a plateia, ou quando Tim tocou e cantou num backstage juntamente com os Rolling Stones perfeitamente fascinados. São muitas as histórias e historietas curiosas deste livro, que funciona agradavelmente não como uma biografia rock, mas mais como literatura musical.
De Jeff, que amanhã faria 40 anos e ao qual temos uma ligação musical mais intensa, são espantosas as descrições do ínicio do hype (as limusines à porta do Sin-é, pequeno café de NY), a primeira digressão a solo em Londres, com dois ou três concertos numa só noite em locais diferentes e a loucura gerada à sua volta. Confirma-se neste livro uma suposta ligação musical/amorosa a Elizabeth Fraser (Cocteau Twins) da qual, pelo menos, resultou uma canção
. Curiosamente, seriam os This Mortal Coil nos anos 80 a fazer meio mundo redescobrir Tim Buckley com a versão memorável de “Song to The Siren” cantada precisamente por... Elizabeth Fraser ! No final, o autor leva-nos pelo caminho da dúvida quanto à morte de Jeff Buckley, enumerando algumas pistas para um suposto suícidio preparado... Se gostam de música, dos músicos ou somente de um bom livro este é daqueles a não perder. Dois músicos, pai e filho, que só se encontaram uma única vez mas que pareciam conhecer-se intimamente! Deixamos três clips: um pequeno doc do VH1, Tim Buckley brilhante num programa dos Monkees e Jeff acústico. Amazing...grace!

Jeff Buckley - live on canal - Hallelujah

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai, que esta é tão liiiiinda...
Ai, os meus olhos a lacrimejar...

;)

Anónimo disse...

Empresta-me. Empresta-me.
Please?!