sexta-feira, 28 de dezembro de 2007


(RE)VISTO # 13
WALK THE LINE

Directed by James Mangold

20 Century Fox, 2006, DVD
Aproveitamos a tarde chuvosa do dia de Natal para rever, em clima caseiro, o filme “Walk the Line” que conta a história turtuosa de Johnny Cash. A experiência do seu visionamento em sala ficou, em 2005, um pouco aquém das expectativas, embora, na globalidade, o filme se tenha revelado consistente. Nesta segunda e descontraída visualização ficamos a gostar um bocadinho mais! Claro que as interpretações premiadas de Reese Witherspoon/June Carter e de Joaquin Phoenix/Johnny Cash condicionam, à partida, esta opinião. Tal como em “Control”, o percurso “desviante” do “Man in Black” tem uma razão: um novo amor e um casamento precoce em declínio. O tema “Ring of Fire”, da autoria de Carter, haveria de resumir na perfeição a situação - “love is a burning thing”. A intensidade da paixão e a incapacidade de Johnny Cash em lidar com ela, são no filme o rastilho, nem sempre aceso, da nossa atenção mas que em alguns espaços não produz o efeito pretendido. Há momentos, contudo, brilhantes: o”sermão diabólico” sobre o divórcio que June Carter recebe num supermercado ou a sequência que reconstitui o seu regresso aos concertos na prisão de Folson! Baseado na suas próprias auto-biografias, os actores escolhidos e o argumento chegaram a ser do conhecimento do próprio Cash que os aprovou, mas que já não assitiria à sua estreia. Como biopic de um músico, a película cumpre os seus objectivos, tendo sido até eleito como um melhor de sempre no género. Opiniões e polémicas aparte, teremos de concordar que “Walk The Line” se aproxima bastante da perfeição, embora a nossa distância em relação à música de Johnny Cash só muito recentemente se tenha reduzido um pouco, via os seus últimos e fabulosos discos de versões. Talvez por isso e numa comparação para muitos incorente, o filme “Control” seja, quanto a nós, um melhor documento. A edição em DVD apresenta ainda mais alguns bons argumentos: um outro disco pleno de extras que contextualizam o mundo de Johnny Cash e a sua importância e fazem luz, em particular, sobre o esforço e vontade dos dois principais actores em “agarrarem” as personagens em todas as dimensões, para o que aprenderam, efectivamente, a cantar e tocar instrumentos! Notável.




A propósito de “Walk The Line” estreou nos EUA este mês um filme desde já polemico. Trata-se de “Walk Hard: The Dewey Cox Story”, um género de paródia ao filme original (Walk the Line) e outros músicos/filmes (Bob Dylan, Ray Charles, Beatles) e onde, por exemplo, os Temptations fazem o papel de Temptations e Eddie Vedder o papel de... Eddie Vedder! Por lá estão ainda, nada mais nada menos que, Jack Black a fazer de Paul McCartney e Jack White (White Stripes) no papel de Elvis Presley! Estreia em Portugal no próximo dia 6 de Março... e o cartaz é uma outra paródia a Jim Morrison!
Walk Hard trailer


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom!
Os "toques" estão cada vez melhores.
As criticas aos concertos fazem corar de vergonha alguns "pseudo" jornalistas musicais. Não sei se já tinha dito isto, mas se disse repito pois é uma grande verdade.
Mas esta incursão pelo cinema/vídeo tem pernas para andar, eu diria até para correr :-)
A correr vou eu tentar ver o Control e, já agora, o Walk the line que tinha escolhido não ver mas acabei de mudar de ideias.
Só espero que nenhum jornal/revista te descubra pois não me apetecia ficar sem toques em 2008:-)

Um ANO muito feliz e com muitos e melhores tokes.