sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

(RE)LIDO #29





















THE BEATLES
DISCOGRAFIA PORTUGUESA A 45 RPM
de Abel Soares Rosa. Lisboa: Blogue Beatles Forever!, 2010
São quarenta as pequenas rodelas de vinil dos Beatles que saíram em Portugal entre 1962 e 1983. Entre 27 EP's (4 temas) e 13 singles (2 temas), há mais de 180 canções que o tempo nunca apagará e que, repetidamente, nos trazem recordações, alegrias e emoções. Quando a agulha do gira-discos pousa num dos poucos destes discos que temos lá por casa, mesmo que sejam edições espanholas de capas gastas ou de estrias riscadas, a sensação é sempre a mesma - "somos uns felizardos"! É pois com alguma inveja assumida que analisamos as capas e contra-capas que Abel Rosa reuniu na sua colecção e que, em bom tempo, fez o favor patriótico de editar em livro. Junta-se a excelência do formato, em tamanho idêntico ao das capas originais, a qualidade das reproduções, os comentários telegráficos mas pertinentes e a cereja em cima do bolo que é o poster com totalidade da rara e única colecção portuguesa. Quanto à inclusão não exaustiva de artigos de imprensa, livros e outros relatos sobre os Fab Four, é pena não terem seguido, tal como os discos, uma sequência cronológica, mas, mesmo assim, servem, na perfeição, para um melhor entendimento do fenómeno por terras lusas e ainda para algumas descobertas! Parabéns aos promotores e a todos os que, em tempos difíceis, ajudaram a concretizar, com brilho e amor pela música, uma obra tão rica. 

P.S.- No âmbito na nossa actividade profissional, vão-nos passando pelas mãos algumas publicações de época com entrevistas, artigos ou fait divers sobre os Beatles que o livro não inclui e que em breve começaremos a deixar por aqui.

4 comentários:

Abel Rosa disse...

Em primeiro lugar obrigado pelas simpáticas referências ao meu livro ou melhor ao Álbum Ilustrado sobre os Beatles em Portugal...concordo que talvez tivesse sido melhor colocar também as referências aos media e outras cronologicamente, mas é um pormenor. Quanto aos artigos em falta, nem imagina a quantidade deles que ainda tenho e que não foi possível colocar por falta de espaço...quem sabe numa futura edição. Pelo menos uma história "nova" merecia destaque, é que finalmente cheguei à fala com o publicitário que na altura foi responsável pelo arranjo gráfico de todas as capas portuguesas, essa sim vai ser uma grande actualização ao livro. Esta edição está praticamete esgotada, sei que alguns(muito poucos)ainda se encontram na FNAC, Bulhosa, Louie Louie e pouco mais

Um forte Abraço

Abel Soares Rosa

Abel Rosa disse...

Ah e já agora, foi uma edição de autor...a ajuda foi zero, ou melhor a ajuda foi de todos os que simpáticamente acabaram por adquirir o livro numa edição total de 750 exemplares numerados.

José Miguel Neves disse...

O meu exemplar foi comprado na Louie Louie do Porto e tem nº 732...
Quando falo nos artigos de imprensa refiro-me a publicações como as revistas "AZ" e "Rádio & Televisão" que tive a facilidade de digitalizar e que tem reportagens e entrevistas que eu desconhecia. Vou postar a do "AZ"
Abç e mais uma vez parabéns!

Abel Rosa disse...

Quando puder publique a "AZ" não estou a ver qual é essa edição, e se não for aborrecido, sff peço-lhe que me envie-me por email um scanner da capa e das páginas onde aparecem os Beatles. Um Abraço
Abel Rosa(abelrosa@netcabo.pt)