segunda-feira, 25 de março de 2019

HEATHER WOODS BRODERICK, CONVITE A NEGRO!





















Num dia triste com o de hoje a notícia de um terceiro álbum de originais de Heather Woods Broderick sugere algum desanuviamento. Mas basta olhar a imagem da capa que acima se reproduz para perceber que os tempos para Heather comportam alguma seriedade e melancolia, um estado de alma de absorção e condensação marítima localizada na costa do Oregon junto do Pacífico Noroeste. Foi na areia de muitas das suas praias que passou em criança temporadas inteiras e foi para aí que se retirou vinda da agitada Brooklyn para se concentrar ao piano na composição pausada dos novos temas de "Invitation", a tal terceira insistência criativa a sair dia 19 de Abril.

O mote tem numa passagem literária de Thomas Moore do mesmo nome encontrada num diário escrito pela sua mãe uma inspiração inicial - o tal convite para vingar na vida ou escolher a morte lenta - mas foi sobretudo numa ocupação temporária na limpeza de casas (!) e longos passeios idílicos de paisagens magníficas que Heather construiu os novos temas espelhados pela infinita distracção de uma vida sem pausas e demasiados desafios - só nos últimos anos podemos contar colaborações efectivas em palco e estúdios com os Efterklang, Horse Feathers, Lisa Hannigan, Laura Gibson, Damien Jurado ou Sharon Van Etten - e onde os sacrifícios financeiros e emocionais acabam demasiadas vezes sem retorno.

São, por isso mesmo, tempos de exorcizar tragédias e triunfos pessoais num regresso ao local mágico de uma infância que nunca se perde, uma experiência que Heather sabe tranquilamente espalhar como ninguém em melodias levemente negras mas de um brilho que ofusca e cintila. Convite, obviamente, aceite!




Sem comentários: