quarta-feira, 26 de junho de 2019

JONATHAN BREE, Maus Hábitos, Porto, 25 de Junho de 2019

No suadouro portuense, retirando a criminosa concentração de fumo ("quem fuma manda"), a desadequada elevação do palco por diminuta ("viesses mais cedo") ou a notória sobrelotação do espaço ("usa os bicos dos pés"), a noite, diria monsieur La Palice, teve perdas e ganhos. Vamos às contas.

Perdeu-se e muito na percepção completa de um jogo cenográfico que alia projecções de fundo a movimentos estudados e ensaiados por um trio onde Jonathan Bree se viu sempre rodeado de duas parteners de trajes brancos e touca vitoriana. Havia um baixista e um baterista a que não pusemos os olhos em cima mas também ainda agora não conseguimos perceber se os instrumentos eram efectivamente tocados. Mantemos também algumas dúvidas sobre se aquela voz por baixo da máscara têxtil era cantada ao vivo ou... Como é óbvio, não deu para confirmar olhos nos olhos.           

Ganhou-se, no entanto, numa proximidade ideal para a fruição de uma sonoridade segura que emite canções pop quase vintage e de impacto misterioso envoltas numa vibrante nostalgia de sombras cinemáticas a preto-e-branco e de que "Say You Love Me Too", quase a começar e o hit "You're So Cool", quase a acabar, foram exemplares perfeitos de um serão algo longe de entusiasmos desmedidos mas muito perto de uma magia incontornável e sedutora.   


Sem comentários: