quinta-feira, 21 de abril de 2022

RODRIGO AMARANTE, Casa da Música, Porto, 18 de Abril de 2022

          Foto de Vera Marmelo/Ritmos e Batidas (Lisboa, 19 Abril 2022)














O regresso de Rodrigo Amarante ao Porto, cidade onde tem por hábito espalhar felicidade e poesia de tempos em tempos, apanhou a sala da Casa da Música estranhamente sossegada, um rigor que levou o músico brasileiro a tentar quebrar a camada fina de gelo com risadinhas entre canções que tiveram como resposta outras risadinhas do público... 

O nervosismo, reconhecido mas gratificante ao confirmar a plenitude esgotada da plateia, haveria de evaporar-se entre a bruma de fumo desnecessário a cada canção apresentada, selecção feita de forma natural entre as que gravou para o álbum "Drama" e de que "I Can't Wait", "Maré", "Tao", "Tango" e, principalmente, "Tara", foram exemplares perfeitos de um jeito muito próprio de nos encolher o coração pela delicadeza de tamanha beleza tropical. Claro que não faltaram já clássicos como "Irene" ou "O Cometa" e o indispensável, já no encore, "Tardei" que devia ter motivado coro colectivo mais audível e intenso. 

Antes, e aproveitando a presença de um piano de cauda no palco, Amarante pousou a viola e, ao jeito de um pianista que levanta a labita formal e entrelaça os dedos, sentou-se para o melhor momento da noite e que talvez devesse ter merecido mais insistência - dois temas imensos que bateram mais alto que todos os outros e que teve em "The End", com que termina o novo disco e que serviu para uma primeira despedida, a maior ovação de uma sala, ainda assim, insatisfeita. 

No regresso quase imediato juntou ao pedido de "Tardei" um rebuscado mas saboroso "Pode Ser" que escreveu para a big-band de gafieira Orquestra Imperial, mas ao contrário da noite seguinte em Lisboa, onde teve companhia de Moreno Veloso para um dueto inesperado, o concerto haveria de ficar por ali... sem drama!

Sem comentários: