segunda-feira, 25 de abril de 2022

SINGLES #52





















SARL - S.A.R.L. LDA 
De Como A Canção Social Tem Uma Função Capital... Quer Dizer.../
Funchal, 23 
Portugal: Movieplay SP 20.147, 45rpm, 1974 (?) 
Nestes tempos de incerteza e mágoa talvez um pouco de humor, mesmo que inofensivo, sirva de consolação. O deste pequeno disco é algo datado mas mantêm uma actualidade fresca atendendo à realidade política da Europa e fora dela, gozando com os chamados vira-casacas e com o canto de intervenção do pós-25 de Abril num jogo de leve anarquia e subversão. 

Sobre os SARL há pouca informação concreta, exceptuando as incluídas na Discogs onde o single se vende barato. Aí se diz: 

"O mistério só foi desvendado em 1999. 
O autor da canção [Funchal, 23] é José Niza que a compôs em casa de Daniel Proença de Carvalho ao ler no "Diário de Lisboa" a notícia da partida do Funchal para o Brasil no dia 23 de Maio (daí o título) de Moreira Baptista e Silva Cunha (ministros da ditadura deposta). 
José Niza limitou-se a musicar o texto da notícia. 
Dias depois, José Niza, Daniel Proença de Carvalho, Carlos Perez Álvaro, então director da Movieplay, Rui Ressurreição, Thilo Krasmann e José Manuel Pedrosa gravaram "Funchal, 23" e "De Como A Canção Social Tem Uma Função Capital... Quer Dizer..." no estúdio da Musicorde.

A sigla SARL significa Sociedade Artística e Recreativa Lusitana e teve continuidade, nomeadamente, com "Uma Canção Comercial" concorrente em 1979 ao Festival da Canção e onde se confirma, pelo video disponível, a presença do cantor Samuel, de Carlos Alberto Moniz e do futuro maestro Pedro Osório, autor dos temas de dois outros singles dos SARL já nos anos oitenta

Nota ainda para a contracapa da rodela que acima se reproduz onde as designações de lado A e lado B são substituídas por face Esquerda e face Direita e se alude ao "buraco" do centro de forma iminente e política. Talvez o agora reformado advogado Daniel Proença de Carvalho, que publicou por estes dias uma biografia em jeito de memórias, tenha tido tempo para aí tecer mais esclarecimentos e explicações... divertidas!


Sem comentários: