segunda-feira, 25 de julho de 2022

LHAKA KHAN, Casa da Música, Porto, 22 de Julho de 2022

Classificado como uma lenda viva, Lhaka Khan é um mestre do sindi sarangi, instrumento de vinte e sete cordas de intrincadas variações friccionadas, a que junta a voz em vários idiomas do Rajastão, Índia. Essa espécia de cancioneiro ou folclore espiritual têm na sua família uma longínqua e secular tradição protectora que as digressões ao vivo multiplicam na divulgação e fruição. Pena o local ao ar livre da Casa da Música se ter mostrado o recinto errado para tamanha delicadeza... 

De acesso livre, o que se saúda, e em noite agradável, a larga adesão trouxe evidentes incómodos a quem aí se deslocou com a única intenção de desfrutar de tão rara música - circulação anárquica, conversas em voz alta, reduzida plateia sentada, criançada em correria e brincadeira ou barulho agudo do trânsito circundante, não impediram, mesmo assim, bons momentos e aplausos sinceros. 

O contágio por esta sufi music demorou, contudo, um pouco a submergir mesmo que algumas explicações em inglês, apresentadas entre temas e a cargo do tradutor e cicerone de serviço, tenham estimulado a curiosidade da plateia mais atenta e concentrada. Ao lado do filho Dane, tocador de dholak (tambor de duas cabeças), Lhaka Khan acabou por confirmar todo o seu virtuosismo e entrega, preciosidades que nem uma esplanada barulhenta numa noite de verão e a baixa amplificação conseguiram encobrir ou justapor. Shukryiaa!

Sem comentários: