quarta-feira, 20 de julho de 2022

STEVE GUNN, Curtas de Vila do Conde/Stereo, 16 de Julho de 2022














Os já tradicionais desafios que o festival Curtas lança a artistas na secção Stereo afiguram-se diferentes no seu grau de dificuldade, embora para o público não músico o momento pareça ser um exercício banal. Ver e ouvir Buster Keaton por B-Fachada, Bill Morrison pelos Lambchop ou Murnau por Norberto Lobo e companhia teve, obviamente, abordagens estéticas e sonoras incomparáveis mas, nos casos referidos, com recurso a imagens de narrativa e género de alguma consistência, isto é, com princípio e fim. 

Ao norte-americano Steve Gunn coube, no entanto, algo de inclassificável (narrativa visual meditativa?) da autoria de Stan Brakhage (1933-2003), um experimentador nato de formatos e técnicas que incluíam colagem de fitas, sobre-exposição do filme, repetições insistentes ou até pintura da película. Os seus quatro "Visions in Meditation" (1989-1990), que pairam sobre exteriores de paisagem colorida aumentada nos pormenores, nos significados ou sensibilidades, são, por isso, um terreno irresistível e instável para o alastrar de sonoridades também elas inauditas mas a merecer recorte e testagem prévias.

Notou-se, assim, um cuidado de Gunn em juntar aos acordes de guitarra eléctrica ou acústica uma base firme de loops para tentar manter o espectador fixado ao ecrã enquanto manobrava alguns dos botões e dedilhava, em doses mínimas, as cordas, mas o adiantado da hora e, diga-se, algum vazio sonífero das imagens, pôs-nos a maior parte do tempo de olhos fechados a fruir da cogitação ambiental do fundo sonoro, o que se mostrou, às escuras, uma experiência imersiva bem conseguida e retemperadora. Apeteceu concluir: imagens para quê? 

Sem comentários: