terça-feira, 25 de outubro de 2022

AMBROSE AKINMUSIRE, Festival Jazz Ao Centro, TAGV, Coimbra, 22 de Outubro de 2022

Na promoção do concerto de Ambrose Akinmusire em Coimbra, a organização do Festival Jazz ao Centro escreveu que o músico "tem sido colocado, simultaneamente, ao centro e nas margens do jazz. Talvez isso se deva ao facto de estar sempre em busca de novos caminhos e, também, à sua abordagem pouco ortodoxa ao som e à composição". A mítica editora Blue Note cedo o recolheu no seu catálogo, para o qual já contribuiu com seis discos desde 2011, mas Akinmusire decidiu recentemente bater com a porta na procura, lá está, de trilhos mais arriscados e irregulares ao estatuto de um simples trompetista de jazz. Quem ocupou as cadeiras do plateia coimbrã de forma atenta rapidamente se apercebeu desse inconformismo. 

A maioria dos trechos, mesmo que mais calmos numa primeira fase, denotaram de facto uma rudeza e verdura de aparente desleixo de um quarteto clássico de jazz mas o jogo advêm precisamente do erro desse julgamento - na sua base instrumental de trompete, piano, contrabaixo e bateria, criamos o hábito para algumas convenções que, logo ali, deslizaram para uma sonoridade de hibridez mais contemporânea e de sequência inaudita e surpreendente. Quando o baterista, e que baterista, se deitou ao comprido no chão para, simplesmente, ouvir os mais de cinco minutos de solo do parceiro do contrabaixo, desplante a que nunca tínhamos assistido, a naturalidade da atitude reflecte afinal uma qualidade que o jazz nunca perdeu ou perderá - a partilha sincera de experiências tem na amizade entre músicos a essência da sua constante vibração. O quatro em cima do palco fazem-no juntos há mais de duas décadas... 

A destreza dos instrumentistas e a sua cumplicidade estiveram, por isso, em níveis de elevado calibre, num serão onde não houve excessos de virtuosismo ou necessidade de comparações a mestres de outrora que isto do jazz ao vivo nos nossos dias quer-se também alterando convenções e interferências estéticas como as notas que saíram, formidáveis e espiraladas, do seu trompete. Tangíveis, elas foram o testemunho que os tais (des)encontros de ruptura que Akinmusire assume como vitais ainda nos vão trazer muitas e boas surpresas.

Sem comentários: