terça-feira, 18 de outubro de 2022

MIRAMAR, Centro Cultural de Campo, Valongo, 16 de Outubro de 2022

A presença de Peixe e Frankie Chavez num final de tarde de Domingo num espaço cultural de proximidade tinha tanto de apetecível como de inesperado. O projecto instrumental Miramar que lançaram em 2019 é, sem dúvida, uma proposta ideal para integrar o ciclo de concertos "Sons no Património" que, passada a pandemia, regressou este mês a variados locais da Área Metropolitana do Porto. 

Abrangente o suficiente e para todas as idades, as guitarras que partilham e entrecruzam mostram-se capazes de atrair novos públicos sem dificuldade, uma expectativa e qualidade que ao fim do primeiro dos temas logo se notou do agrado da plateia diversa e quase esgotada que, notoriamente, se estreava a ouvi-los ao vivo. 

Dando primazia a escolhas do disco deste ano ("Miramar II"), o diálogo instrumental teve como pano de fundo o habitual e lindíssimo conjunto de imagens de cromatismo antigo onde a lusitanidade das paisagens e costumes acrescentam sempre uma subtileza e narrativa harmoniosa que, mesmo assim, não nos distraiu dos acordes, das sobreposições e variações das cordas das guitarras eléctricas, acústicas ou em execução horizontal tão americana, continente para onde, não poucas vezes, fomos levados pelo encanto do espectro sonoro. 

É bem portuguesa, contudo, a eficácia com que esta música nos transporta do mar para a montanha, da cidade para o campo, do frio para o calor e a que a guitarra portuguesa, tão fadista sem o ser (magnífica a "Lisboa 2020"), acrescentou sensibilidade e tradição renovada. Estes Miramar são, por isso e desde logo, um património tão luminoso e moderno de que nos devemos todos de orgulhar. 

Sem comentários: