segunda-feira, 17 de outubro de 2022

PANDA BEAR & SONIC BOOM, M.Ou.Co., Porto, 14 de Outubro de 2022

A amizade de Noah Lennox aka Panda Bear e Peter Kember aka Sonic Boom é já longínqua e hoje coincidente no país de residência, isto é, Portugal. As colaborações foram ao longo dos anos de variada intensidade e feitio mas só atingiu uma verdadeira consistência com a edição recente do álbum "Reset" onde se revisitam, a meias, as sonoridades pop dos anos sessenta, paixão partilhada e assumida por ambos. Nessa selecção de canções de boa onda, o mais importante acabou por ser sempre as vozes, os seus arranjos e nuances e foi delas que o duo se serviu como ponto de partida para a reinvenção compositora de resultado marcante. 

Ao vivo, sem instrumentos ou outras ajudas, a transposição do disco serviu-se dos samples e restantes loops mas as tais vozes e algumas palmas rítmicas fizeram-se notar com uma clareza e sucesso radiante, seguindo o alinhamento original que se iniciou com o empolgante "Gettin'to the Point" e terminou em apoteose com "Everything’s Been Leading To This", um festim imersivo e caleidoscópico que submergiu a plateia bem composta e interessada. Lá pelo meio, dois dos melhores pedaços da ementa - "Danger" e "Livin’ in the After" - sequência libertadora e super-pop a que a animação gráfica de fundo acrescentou eficácia e fantasia, um jogo cénico recortado a preceito e de efeito inteligente. 

Para o encore, foram eleitos dois temas de cada um dos músicos, peças mais antigas mas, ainda assim, complementares e fortalecedoras de uma vibração estética arrojada que se entranhou de forma multissensorial e intoxicante - um "Bros", já com mais de quinze anos, haveria de soar como novo para culminar um concerto de eficácia e tensão contínua. Boom!

Sem comentários: