quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

EFTERKLANG, MELHOR, THE MAKEDONIUM BAND!















Numa noite de final de Abril do ano transacto os três Efterklang viajaram de avião para Skopje, capital da Macedónia do Norte, com uma permissa na agenda do dia seguinte: a comparência no programa da manhã da TV nacional para lançar um desafio aos músicos e artistas locais a os ajudarem num concerto domingueiro a acontecer junto ao monumento denominado Makedonium, memorial inaugurado em 1974 para marcar o trigésimo aniversário da Segunda Sessão da Assembleia Antifascista para a Libertação Nacional do país. 

Depois viajaram para fora da capital, penetrando alto nas montanhas e nas aldeias campestres, para se inteiraram e apaixonaram pela música e cultura folk local e recrutarem aliados para a aventura distribuindo flyers. O resultado foi impactante! 

Numa semana formou-se, então, uma The Makedonium Band que criou uma perfomance espectacular que, nas palavras da banda dinamarquesa, "é um lembrete caloroso e aventureiro do poder unificador e da natureza inovadora da música". A recompensa artística e humana obtida atingiu um patamar memorável que tem documentário finalizado da responsabilidade de Andreas Johnsen, realizador amigo que ficou conhecido pelo filme "Ai Weiwei The Fake Case" (2013) que conta a vida do artista e activista chinês. 

Em Março estão marcadas duas noites (18 e 23) no DR Koncerthuset de Copenhaga para receber os músicos macedónios participantes, o que em cima do palco se traduzirá em quase trinta pessoas em acção. Antes e em dezoito projecções, o filme passará em grandes ecrãs de diversas cidades dinamarquesas, havendo abertura e interesse para que outras capitais europeias tenham também, ao longo do ano, a sorte de o ver e apreciar. O design sonoro da película é da responsabilidade da portuguesa Diana Queirós

Este não é o primeiro, nem certamente o último, projecto em que os Efterklang desafiam comunidades locais ou famílias a participarem em concertos, destacando-se o excelente "An Island" de 2010 captado por Vicent Moon numa ilha dinamarquesa, onde tocaram com mais de duzentos músicos em quatro dias! A 4AD mantêm o documentário na íntegra online.

Sem comentários: