terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

STEVE GUNN & DAVID MOORE, Auditório de Espinho, 24 de Fevereiro de 2024

O primeiro volume de reflexões sonoras gravadas por Steve Gunn e David Moore, que recebeu o título de "Let the Moon Be a Planet", é um inusitado momento de composição para dois instrumentos que raramente se juntam, sozinhos e estranhos, em conciliação. Ao vivo, talvez como no estúdio, a parceria de uma guitarra e um piano resultou numa progressão de harmonizações contemplativas que se evidenciaram seguras na flutuação e sem recurso a qualquer pauta a não ser aquela troca de olhares ou de trejeitos no momento adequado para terminar as sequências. 

Mesmo assim e servindo-se de algumas das oito peças incluídas no álbum, o guião avançou insistente para a desconstrução e leve improvisação dos originais, tal como constam já plasmados no disco "Live in London" lançado na véspera. Este jogo ambiental de torrentes alternadas rodeia-se, em compromisso, de uma beleza e tensão de difícil e arriscada classificação que se poderá resumir simplesmente, e sem ofensas, a música contemporânea mas para a qual será sempre necessária largura livre de espírito que não nos obriga a sabermos qual o raio da etiqueta sonora do que estamos a ouvir. 

Viver essa experiência gratificante e de imediato retorno, notando os seus detalhes e nuances, foi, por isso, para a plateia adulta e silenciosa da noite de sábado, uma exigente prova de profunda audição que, para além de delicada, como aliás se denota ao rodar o disco, se confirmou na proporção e natureza certas. Nunca um "thanks for listening" fez tanto sentido...

Sem comentários: