sexta-feira, 12 de abril de 2024

BETH GIBBONS, CANÇÕES DE MEIA-IDADE!





















A estreia a solo de Beth Gibbons, a incontornável voz dos saudosos Portished, está marcada para 17 de Maio, dia da edição de "Lives Outgrown" pela Domino Records inglesa. A produção das dez novas canções, em parceria, junta James Ford a Lee Harris dos Talk Talk e concretiza uma composição que amadureceu ao longo de dez anos sobre muitas despedidas e desenlaces, multiplicando meditações à volta da ansiedade, da maternidade e da inevitável mortalidade. Um envelhecimento natural mas, mesmo assim, triste que demorou a ultrapassar. 

Distante da folk e jazz do disco de há vinte anos e dois anos "Out Of Season" ao lado Paul Webb aka Rustin Man, outro Talk Talk, o caminho aponta agora um notório experimentalismo e arrojo que se distinguem nos dois primeiros temas conhecidos. Os respectivos videos refelectem uma largueza e interactividade visual a que não é estranha a colaboração com Weirdcore, parceiro de Aphex Twin, para "Reching Out" e Tony Oursler, artista multimédia responsável pelas imagens de "Floating a Moment", o primeiro single saído em Fevereiro, e autor do video para "Where Are We Now?" de David Bowie em 2013.

O resultado de tudo isto merece óbvia atenção e redobrada audição, o que aumenta a expectativa quanto ao álbum de uma artista agora motivada e determinada na bravura de uma meia-idade. Gibbons tem presença confirmada no Primavera Sound Barcelona (30 de Maio) e, atendendo à legião, lá está, de meia-idade que por cá que a venera, não deverá tardar a confirmação de oportunidades ao vivo para o esperado reencontro. 


Sem comentários: