quarta-feira, 18 de setembro de 2019

COURTNEY MARIE ANDREWS, Auditório CCOP, Porto, 15 de Setembro de 2019

Já lá vão cinco anos sobre uma noite galega onde uma jovial Courtney Marie Andrews nos apareceu à frente para nos encantar sem piedade. Apesar de algum nervosismo, a voz e a beleza das canções passaram a merecer desde então a nossa particular atenção em discos de qualidade extrema a que muitos chamam country mas que, facilmente, ultrapassa essa ou outras etiquetas de género.

A estreia no Porto só veio confirmar o perfume de talento que há muito exala das suas canções, uma fragrância já longínqua para quem começou na adolescência a tentar a vida artística como suporte do dia-a-dia mas que, não o conseguindo, a projectou para diversos empregos e experiências, um mundo americano de proximidade inspirador de muitas dos seus temas como "How Quickly Your Heart Mends", o espelho de "muita vida" como bartender e que podemos confirmar em imagens na ternura do respectivo video...

Ao contrário da afronta política e social dos últimos tempos, foi uma América positiva e solidária que pairou na penumbra da sala e que se desfez pela claridade dos temas de voz fascinante, acelerando cenários, sons e paisagens saídos de um qualquer auto-rádio instalado num enorme convertível a caminho do mar. Era essa a travessia americana que sonhamos há muito realizar mas que nunca sequer planeamos a não ser no suporte e fundo musical que teria em Andrews a eleição perfeita. Valha-nos que, à sua custa e durante mais de uma hora, viajámos por lá sorridentes e de bom grado sem sair sequer do lugar!

Sem comentários: